Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas.

Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.

A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. 

A Revista adota o modelo de publicação semestral e recebimento contínuo de artigos.

Por decisão do Conselho Editorial, poderão ser publicados blocos temáticos em seus volumes.

Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos.

A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar artigos de mesma autoria em interstícios inferiores a doze meses.

O processo de submissão e avaliação de artigos encaminhados à Revista é recebido através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), acessado através pelo endereço eletrônico da Revista.

Após prévia avaliação dos Editores, os artigos são submetidos aos pareceristas ad hoc (em sistema de avaliação cega por pares), que podem aceitar, recusar ou sugerir alterações ao autor.

Os artigos submetidos com múltipla autoria são revisados com o entendimento de que todos os autores listados estão de acordo com a submissão e que a versão final do artigo foi vista e aprovada por todos os co-autores.

Exige-se Registro ORCID dos autores dos artigos. O identificador ORCID pode ser obtido no registro ORCID.

A publicação de um artigo está sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Para submissão, é necessário utilizar o Modelo de Artigo disponibilizado pela REFilo. Faça o download do Modelo pelo link: RevistaRefilo_ModeloTemplate

 

Instruções para o envio de textos:

1) Artigos

  • Os textos podem estar em Português, Inglês ou Espanhol.
  • Máximo de cinco (05) autores.
  • O texto deve possuir entre 4.000 e 7.000 palavras, não contados o resumo, abstract e as referências.
  • Texto em fonte Arial, com layout da página: margem superior e esquerda 3 cm; e margem inferior e direita 2 cm.
  • Palavras estrangeiras ou destacadas pelo autor devem ser grafadas em itálico.
  • Figuras, tabelas e quadros devem conter identificador, título e fonte.
  • O resumo deve conter de 100 a 250 palavras e ser acompanhado de três a cinco palavras-chave.
    • Se o seu texto for em português, o segundo resumo deve ser em inglês;
    • Se o seu texto for em espanhol ou inglês, o segundo resumo deve ser em português;

2) Resenhas

As resenhas devem ter até 2.500 palavras, apresentar título e ficha técnica completa da obra resenhada. As citações devem vir acompanhadas do respectivo número de página. Excetuando o exposto, as resenhas seguem as normas dos artigos devendo, portanto, apresentar resumo, palavras-chave e a versão do título em inglês (ou português para aquelas resenhas escritas em inglês ou espanhol).

3) Entrevistas

As entrevistas obedecem à forma pergunta-resposta e não devem ultrapassar 8.000 palavras. Devem apresentar título; resumo e palavras-chave e seguir as demais normas de submissão dos artigos.

4) Traduções

As traduções são avaliadas segundo a importância e pertinência do texto traduzido e devem ter, no máximo, 9.000 palavras. No mais, seguem as normas dos artigos. Devem também vir acompanhadas de autorização do detentor dos direitos autorais do texto original, se aplicável, e do texto na língua original.

 

Passos para submissão de trabalhos

Para submeter seu arquivo para a Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, você precisa cadastrar-se no site da REFilo, acessando https://periodicos.ufsm.br/refilo/login. Se já possuir cadastro, entre com seu dados. Caso não tenha cadastro, clique em: Não está cadastrado? Cadastre-se no sistema.

No formulário de cadastro, é obrigatório o preenchimento do nome completo, ORCID, endereço de acesso ao Lattes, instituição de vínculo (Exemplo: Universidade de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul), país e resumo da biografia (Exemplo: Doutoranda na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul).

Não esqueça de, ao final do cadastro, marcar a opção “autor” no item “Cadastrar como”.

Agora que você está cadastrado, é só entrar no sistema com seu login e senha. 

Para isso, clique em “página do usuário” e em “nova submissão”.

1. Inicialmente, escolha a seção, idioma e marque todas as condições de submissão. Para prosseguir, clique em salvar e continuar.

2. A transferência do manuscrito é o próximo passo. Lembre-se que a Revista possui um modelo de artigo e sua utilização é obrigatória. Atente para o fato de que o arquivo não deve conter os nomes e dados do autor ou autores, nem o vínculo institucional. Escolha o arquivo e clique em transferir. Após, salve e continue.

3. No terceiro passo, é necessário o preenchimento dos metadados: nomes completos dos autores, ORCID (https://orcid.org/) e Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/), instituição de vínculo (Exemplo: Universidade de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul), país e resumo da biografia (Exemplo: Doutoranda na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul). A lista de autores, bem como a ordem de autoria nos metadados será utilizada para a posterior publicação do texto. Além disso, é obrigatório o preenchimento do título, resumo e palavras-chave no idioma principal do trabalho, e a lista das referências. Após isso, pode-se salvar e continuar.

4. No quarto passo é possível inserir documentos suplementares. Nesta etapa deve ser inserido o documento que autoriza a pesquisa (autorização do Comitês de Ética), caso o artigo refira-se a pesquisa envolvendo seres humanos. Se não for o caso, apenas salve e continue.

5. O quinto passo é apenas a confirmação de sua submissão. Confira os documentos inseridos e Conclua a submissão.

Após isso, acompanhe o processo de avaliação pelo sistema. Caso tenha dúvidas ou dificuldades, escreva para: refilo@ufsm.br .

Normas de publicação

1. A revista publica artigos inéditos e não submetidos a outros periódicos. A originalidade do texto deve ser declarada no momento da submissão.

2. É necessário utilizar o modelo disponibilizado pela REFilo para submissão de artigo. Acesse em: RevistaRefilo_ModeloTemplate

3. O artigo deverá possuir entre 4.000 e 7.000 palavras e a resenha de 5 até 10 páginas, o resumo deve conter de 100 a 250 palavras e ser acompanhado de três a cinco palavras-chave.

As resenhas devem ter até 2.500 palavras, apresentar título e ficha técnica completa da obra resenhada. As citações devem vir acompanhadas do respectivo número de página.

As entrevistas obedecem à forma pergunta-resposta e não devem ultrapassar 8.000 palavras. Devem apresentar título; resumo e palavras-chave e seguir as demais normas de submissão dos artigos.

As traduções devem ter até 9.000 palavras e devem vir acompanhadas de autorização do detentor dos direitos autorais do texto original e do texto na língua original. (inclusão como documento suplementar no momento da submissão do texto). No mais, seguem as normas dos artigos.

4. Página em formato A4 e extensão .doc

5. Artigos escritos em: português, espanhol ou inglês.

6. O arquivo deve ser enviado sem identificação de autoria e instituição, para assegurar a avaliação cega por pares.

7. Os artigos que são resultados de pesquisas que envolvem seres humanos (entrevistas, experimentações, etc.) devem indicar o respeito aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Quando houver a permissão para a identificação do sujeito e ou uso de imagens, é preciso informar em nota. É preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa e, se necessário, às instituições que assim o solicitarem. Em caso de artigos internacionais, os autores também devem declarar a adoção de procedimentos éticos de produção de dados com seres humanos. Todas as pesquisas desta seção, que envolvam seres humanos, devem vir acompanhadas da aprovação pela aprovação em Comitê de Ética, e ser submetido como documento suplementar.

8. O texto do resumo existente no arquivo do Word deve coincidir com o resumo cadastrado no momento da submissão do artigo no sistema eletrônico da revista.

9. Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) neste mesmo site da revista e serão submetidos ao juízo do Conselho Editorial. O nome dos pareceristas será mantido em sigilo. Os autores serão notificados via e-mail se os trabalhos foram ou não aprovados para publicação. A notificação de rejeição do texto será acompanhada de cópia do conteúdo do parecer, sem a identificação do parecerista. Alguns pareceres podem sugerir alterações no texto.

10. Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

11. A revisão ortográfica e gramatical do artigo é de responsabilidade dos autores do texto.

Faça o download do modelo/template pelo link:  RevistaRefilo_ModeloTemplate

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Declaro que a contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  2. Reconheço que a submissão do artigo original à REFilo implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).  uivo da submissão está em formato .doc.

  3. O texto segue o template da Revista e as normas descritas em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  4. O arquivo da submissão está em formato .doc.
  5. Os nomes das/dos autoras/es não constam no arquivo submetido para avaliação, garantindo uma avaliação segura às cegas.

 

Declaração de Direito Autoral

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.