Filosofar no Ensino Médio como experiência de humanização e olhar crítico para a sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065790622

Palavras-chave:

Filosofar, Experiência filosófica, Humanização, Criticidade

Resumo

Neste artigo, objetiva-se discutir o ensino de filosofia no Ensino Médio como um momento oportuno para que o estudante possa humanizar-se e conscientizar-se de sua dimensão política na sociedade. Trata-se de uma revisão bibliográfica de autores que convergem para uma leitura do ensino de filosofia como uma experiência que se relaciona diretamente com a vida das pessoas em seu cotidiano, superando uma visão enciclopédica de filosofia e de educação. Os resultados indicam que a redução da carga horária de filosofia (assim como de outras disciplinas das Ciências Humanas) impactou diretamente o desenvolvimento da área. Ademais, conclui-se que a filosofia pode contribuir significativamente para a humanização e para o desenvolvimento de um olhar crítico, essencial para interpretar as situações cotidianas da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Antonio Gabriel, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Educação (2019) e Mestre em Educação (2015) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolveu dois estágios pós-doutorais também na Universidade Estadual de Ponta Grossa: um no Programa de Pós-Graduação em Educação (2020-2021) e outro no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2023-2024). Especialista (latu sensu) em: Filosofia e ética; Metodologia do ensino de Filosofia e Sociologia; Ensino Religioso; Gestão e Organização da Escola com ênfase em Direção Escolar; Psicopedagogia Clínica e Institucional. Bacharel em Teologia (PUCPR). Licenciado em Filosofia (Faculdade Bagozzi); em Letras (UNINTER); em Pedagogia (UNIMES); em Ciências Sociais (UNIMES). Professor concursado da Rede Estadual de Paraná (SEED/PR) – disciplina de Filosofia, em 2010. Professor contratado do Centro de Letras, Comunicação e Artes do campus Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), atuando na área de Fundamentos e Teorias da Educação. Atuou de 2009 a 2013 nos cursos de Pedagogia e Filosofia da UENP/campus Jacarezinho.

João Carlos Brambilla, Secretaria de Educação do Paraná

Licenciado em Filosofia (Unimes) e Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia, Faculdade São LuisLicenciado em Filosofia (Unimes) e Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia, Faculdade São Luis. Professor de Filosofia da Rede Estadual do Paraná. 

Referências

CARRILHO, Manuel Maria. Razão e transmissão da Filosofia. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda,1987.

CARRILHO, Manuel Maria. Verdade, suspeita e argumentação. Lisboa: Editorial Presença, 1990.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução: Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.

FAVARETTO, Celso. Filosofia, ensino e cultura. In: KOHAN, Walter O. (org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. p. 34-48.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 69. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.

GABRIEL, Fábio Antônio O ensino de filosofia enquanto experiência filosófica: possibilitar ao estudante de filosofia “criar conceitos” e/ou “avaliar o ‘valor’ dos valores” 2. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.

GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2013.

HORN, Geraldo Balduino. Ensinar filosofia: pressupostos teóricos e metodológicos. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.

NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas. Tradução: Rubens R. Torres Filho. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os Pensadores).

Downloads

Publicado

2025-11-24

Como Citar

Gabriel, F. A., & Brambilla, J. C. . (2025). Filosofar no Ensino Médio como experiência de humanização e olhar crítico para a sociedade. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 11(1), e11/01–14. https://doi.org/10.5902/2448065790622