Filosofar no Ensino Médio como experiência de humanização e olhar crítico para a sociedade
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065790622Palabras clave:
Filosofar, Experiência filosófica, Humanização, CriticidadeResumen
Neste artigo, objetiva-se discutir o ensino de filosofia no Ensino Médio como um momento oportuno para que o estudante possa humanizar-se e conscientizar-se de sua dimensão política na sociedade. Trata-se de uma revisão bibliográfica de autores que convergem para uma leitura do ensino de filosofia como uma experiência que se relaciona diretamente com a vida das pessoas em seu cotidiano, superando uma visão enciclopédica de filosofia e de educação. Os resultados indicam que a redução da carga horária de filosofia (assim como de outras disciplinas das Ciências Humanas) impactou diretamente o desenvolvimento da área. Ademais, conclui-se que a filosofia pode contribuir significativamente para a humanização e para o desenvolvimento de um olhar crítico, essencial para interpretar as situações cotidianas da sociedade.
Descargas
Citas
CARRILHO, Manuel Maria. Razão e transmissão da Filosofia. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda,1987.
CARRILHO, Manuel Maria. Verdade, suspeita e argumentação. Lisboa: Editorial Presença, 1990.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução: Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.
FAVARETTO, Celso. Filosofia, ensino e cultura. In: KOHAN, Walter O. (org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. p. 34-48.
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 69. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.
GABRIEL, Fábio Antônio O ensino de filosofia enquanto experiência filosófica: possibilitar ao estudante de filosofia “criar conceitos” e/ou “avaliar o ‘valor’ dos valores” 2. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2013.
HORN, Geraldo Balduino. Ensinar filosofia: pressupostos teóricos e metodológicos. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.
NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas. Tradução: Rubens R. Torres Filho. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os Pensadores).
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.



