A Tragédia Grega como Recurso Didático

Tiago Irigaray de Bem

Resumo


Trata-se aqui dos desdobramentos de utilizar a tragédia como recurso didático em aulas de Filosofia do Ensino Médio, o que foi feito no meu estágio curricular obrigatório. O conflito trágico, a ambientação com aspectos da cultura grega clássica, a conexão que a tragédia faz com outros conteúdos filosóficos, o enorme potencial didático das tragédias, bem como a recepção dos estudantes. Defendo que, com o devido alerta sobre anacronismos, os paralelos que podem ser traçados entre a tragédia e os nossos dias se tornam deveras didáticos e possuem, inclusive, grande potencial interdisciplinar.

Palavras-chave


Tragédia; Didática; Ensino de Filosofia; Grécia clássica; Antígona

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ARISTÓTELES. Poética. Brasil: Abril Cultural, 1984.

FOLEY, H. P. Female Acts in Greek Tragedy. Princeton University Press, New Jersey 2001.

HOMERO, Ilíada. Tradução de Frederico Lourenço. Companhia das Letras, São Paulo, 2018.

PLATÃO, A República. Difusão Europeia do Livro, São Paulo, 1965.

PRIKLADNICKI, Fábio. Andrea Beltrão estrela o solo “Antígona” no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Gaúcha ZH, Porto Alegre, set., 2017. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs. com.br/cultura-e-lazer/espetaculos/noticia/2017/09/andrea-beltrao-estrela-o-solo-antigona-no-theatro-sao-pedro-em-porto-alegre-9907701.html. Acesso em fev., 2019.

ROCHA, P. R. Ensino de Filosofia e Currículo. Vozes, Petrópolis, RJ, 2008.

ROSENFIELD, K. H. Representações da inteligência feminina na Grécia Clássica: Clitemnestra, Jocasta e Antígona. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 17, n.1, pg. 187-214, jan./abril, 2014.




DOI: https://doi.org/10.5902/2448065737122

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/

A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

_____________________________________________________________