A Tragédia Grega como Recurso Didático

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065737122

Schlagworte:

Tragédia, Didática, Ensino de Filosofia, Grécia clássica, Antígona

Abstract

Trata-se aqui dos desdobramentos de utilizar a tragédia como recurso didático em aulas de Filosofia do Ensino Médio, o que foi feito no meu estágio curricular obrigatório. O conflito trágico, a ambientação com aspectos da cultura grega clássica, a conexão que a tragédia faz com outros conteúdos filosóficos, o enorme potencial didático das tragédias, bem como a recepção dos estudantes. Defendo que, com o devido alerta sobre anacronismos, os paralelos que podem ser traçados entre a tragédia e os nossos dias se tornam deveras didáticos e possuem, inclusive, grande potencial interdisciplinar.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Tiago Irigaray de Bem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Literaturhinweise

ARISTÓTELES. Poética. Brasil: Abril Cultural, 1984.

FOLEY, H. P. Female Acts in Greek Tragedy. Princeton University Press, New Jersey 2001.

HOMERO, Ilíada. Tradução de Frederico Lourenço. Companhia das Letras, São Paulo, 2018.

PLATÃO, A República. Difusão Europeia do Livro, São Paulo, 1965.

PRIKLADNICKI, Fábio. Andrea Beltrão estrela o solo “Antígona” no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Gaúcha ZH, Porto Alegre, set., 2017. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs. com.br/cultura-e-lazer/espetaculos/noticia/2017/09/andrea-beltrao-estrela-o-solo-antigona-no-theatro-sao-pedro-em-porto-alegre-9907701.html. Acesso em fev., 2019.

ROCHA, P. R. Ensino de Filosofia e Currículo. Vozes, Petrópolis, RJ, 2008.

ROSENFIELD, K. H. Representações da inteligência feminina na Grécia Clássica: Clitemnestra, Jocasta e Antígona. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 17, n.1, pg. 187-214, jan./abril, 2014.

Veröffentlicht

2020-01-07

Zitationsvorschlag

Bem, T. I. de. (2020). A Tragédia Grega como Recurso Didático. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e7/ 1–12. https://doi.org/10.5902/2448065737122

Ausgabe

Rubrik

Artigos – Demanda contínua