A Tragédia Grega como Recurso Didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065737122

Palavras-chave:

Tragédia, Didática, Ensino de Filosofia, Grécia clássica, Antígona

Resumo

Trata-se aqui dos desdobramentos de utilizar a tragédia como recurso didático em aulas de Filosofia do Ensino Médio, o que foi feito no meu estágio curricular obrigatório. O conflito trágico, a ambientação com aspectos da cultura grega clássica, a conexão que a tragédia faz com outros conteúdos filosóficos, o enorme potencial didático das tragédias, bem como a recepção dos estudantes. Defendo que, com o devido alerta sobre anacronismos, os paralelos que podem ser traçados entre a tragédia e os nossos dias se tornam deveras didáticos e possuem, inclusive, grande potencial interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Irigaray de Bem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Brasil: Abril Cultural, 1984.

FOLEY, H. P. Female Acts in Greek Tragedy. Princeton University Press, New Jersey 2001.

HOMERO, Ilíada. Tradução de Frederico Lourenço. Companhia das Letras, São Paulo, 2018.

PLATÃO, A República. Difusão Europeia do Livro, São Paulo, 1965.

PRIKLADNICKI, Fábio. Andrea Beltrão estrela o solo “Antígona” no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Gaúcha ZH, Porto Alegre, set., 2017. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs. com.br/cultura-e-lazer/espetaculos/noticia/2017/09/andrea-beltrao-estrela-o-solo-antigona-no-theatro-sao-pedro-em-porto-alegre-9907701.html. Acesso em fev., 2019.

ROCHA, P. R. Ensino de Filosofia e Currículo. Vozes, Petrópolis, RJ, 2008.

ROSENFIELD, K. H. Representações da inteligência feminina na Grécia Clássica: Clitemnestra, Jocasta e Antígona. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 17, n.1, pg. 187-214, jan./abril, 2014.

Downloads

Publicado

2020-01-07

Como Citar

Bem, T. I. de. (2020). A Tragédia Grega como Recurso Didático. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e7/ 1–12. https://doi.org/10.5902/2448065737122

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua