Resenha de/Review of Didática e metodologia do ensino de filosofia no Ensino Médio

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065764019

Mots-clés :

Ensino de filosofia, Didática do ensino de filosofia, Educação filosófica, Metodologia do ensino de filosofia, Recepção completa da filosofia

Résumé

Esta resenha objetiva apresentar uma análise da obra Didática e metodologia do ensino de filosofia no Ensino Médio de Ademir Aparecido Pinhelli Mendes. Trata-se de uma obra que se constitui de metodologias que são fruto de uma trajetória como professor de filosofia no Ensino Médio e também de uma experiência como pesquisador sobre ensino e metodologias do ensino de filosofia. Em sua obra, o autor apresenta uma pluralidade de análises didáticas a partir de diversos filósofos, não resumindo suas considerações a apenas uma vertente de pensamento metodológico. O leitor não encontrará na obra uma receita de como dar aula de filosofia, mas, sim, uma profunda problematização sobre o ensino de filosofia e as possibilidades de como ela poderá ser ensinada.

Téléchargements

Bibliographies de l'auteur-e

Fábio Antonio Gabriel, Rede Estadual do Paraná, Ponta Grossa, PR

Professor na Rede Estadual do Paraná, Ponta Grossa, PR, Brasil.

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná

Professora doutora na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Références

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Tradução Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

HORN, Geraldo Balduino. Prefácio. In: MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli. (ed.). Didática e metodologia do ensino de Filosofia no Ensino Médio. Curitiba: Intersaberes, 2017. p. ix-xii. (Série Estudos de Filosofia).

MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli. Didática e metodologia do ensino de filosofia no ensino médio. Curitiba: Intersaberes, 2017. (Série Estudos de Filosofia).

Publié-e

2021-06-24

Comment citer

Gabriel, F. A., & Pereira, A. L. (2021). Resenha de/Review of Didática e metodologia do ensino de filosofia no Ensino Médio. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e5 / 1–8. https://doi.org/10.5902/2448065764019