O Pibid e a aprendizagem significativa no Ensino de Filosofia: um relato de experiência

Auteurs-es

  • Felipe Barreto Santana Complexo Educacional Taboão da Serra, Taboão da Serra, São Paulo
  • Angela Zamora Guimaraes Cilento Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065730191

Mots-clés :

Ensino de filosofia, Professor de filosofia, Didática do ensino de Filosofia, Metodologia do ensino de Filosofia

Résumé

Objetivamos no presente artigo refletir sobre o programa PIBID/Filosofia/Mackenzie como instrumento de promoção da aprendizagem significativa. Pautaremos nossas discussões sobre o conceito de aprendizagem significativa e, posteriormente no levantamento do histórico e dos objetivos do Projeto e nas suas aplicações, comentando sobre as suas potencialidades bem como na experiência proveniente de um ex-bolsista e hoje, docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Felipe Barreto Santana, Complexo Educacional Taboão da Serra, Taboão da Serra, São Paulo

Professor no Complexo Educacional Taboão da Serra, Taboão da Serra, São Paulo

Angela Zamora Guimaraes Cilento, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo

Professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo

Références

AUSUBEL, David Paul, NOVAK, Joseph e HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação, Mídia e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf.

Acesso abr2017.

CILENTO et all. Revisitando A Trajetória Do Pibid: Potencializando Saberes E Práticas Docentes No Curso De Filosofia Da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Texto a ser apresentado no III Encontro Nacional do PIBID|Filosofia em Natal – RN, em junho de 2017.

COLL, César, EDWARDS, Derek. Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987. 57 Refilo – Revista Digital de Ensino de Filosofia | periodicos.ufsm.br/refilo | vol.4 n.1 – jan./jun. 2018

MOREIRA, M.A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora da UnB. 1999.

MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 1982.

REVISTA PANDORA BRASIL. Os impactos do Pibid na Universidade: uma experiência de criação de material didático pedagógico na disciplina Oficina de Práticas Pedagógicas I. São Paulo, nº 66. Agosto, 2015. Disponível em: http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/edicao66.htm. Acesso em maio/2017.

ROGERS, C. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

SANTOS, Júlio César Furtado dos. Aprendizagem significativa: modalidade de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Editora Meditação, 2013.

SANT’ANNA, Flávia Ma. Microensino e habilidades técnicas do Professor. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1979.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Formação política do adolescente no Ensino Médio: a contribuição da Filosofia. In: Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1 (61), p.57-74, jan./abr. 2010.

Téléchargements

Publié-e

2018-08-17

Comment citer

Santana, F. B., & Cilento, A. Z. G. (2018). O Pibid e a aprendizagem significativa no Ensino de Filosofia: um relato de experiência. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 4(1), 22–45. https://doi.org/10.5902/2448065730191

Numéro

Rubrique

Artigos – Demanda contínua

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.