O ‘não lugar’ epistemológico da Filosofia Africana nos livros didáticos de filosofia para o ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático – PNLD 2012

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065761350

Palavras-chave:

Filosofia Africana, Racismo Epistêmico, Livro Didático, PNLD 2012.

Resumo

O artigo pretende analisar a questão do ‘não lugar’ epistemológico da Filosofia Africana nos livros didáticos de filosofia aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático – PNLD de 2012. Parte-se do pressuposto de que o cerne deste problema é o racismo epistêmico/eurocêntrico, engendrado no período da modernidade e que corrobora o estatuto do nascimento da filosofia na Grécia antiga. O objetivo é apresentar certo viés do pensamento filosófico moderno e contemporâneo, notadamente Kant e Hegel, que caracterizam os africanos como primitivos, não reconhecendo neles a capacidade estética e filosófica; descrever, sucintamente, o processo histórico/legal que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino e a filosofia como disciplina obrigatória nos currículos do ensino médio no Brasil e explicitar a relação entre o conteúdo de Filosofia Africana e o livro didático, tendo como cerne o Guia do PNLD de 2012. Para tanto, a metodologia aplicada pauta-se, fundamentalmente, na pesquisa bibliográfica, tendo como aporte teórico os seguintes pensadores: o filósofo congolês Théophile Obenga, o filósofo sul-africano Mogobe B. Ramose, o filósofo afro-estadunidense Molefi Kete Asante, o filósofo britânico-ganês Kwame Anthony Appiah e os filósofos brasileiros Renato Noguera e Wanderson Flor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josadaque Martins Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Cuiabá, MT,

Professor mestre no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil.

Referências

APPIAH, Kwame Anthony. African philosophy. Routledge Encyclopedia of Philosophy, 1998. Disponível em: https://www.rep.routledge.com/articles/overview/african-philosophy/v-1/bibliography/african-philosophy-bib. Acesso em: 24 jul. 2020.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2016.

ASANTE, Molefi Kete. Uma origem africana da filosofia: mito ou realidade?. Tradução de Marcos Carvalho Lopes. Capoeira – Revista de Humanidades e Letras, São Francisco do Conde, BA, v. 1, n. 1, p. 117-121, 2014. Disponível em: http://www.capoeirahumanidadeseletras.com.br/ojs-2.4.5/index.php/capoeira/article/view/13/12. Acesso em: 24 jul. 2020.

BERNAL, Martin. Atenea negra: las raíces afroasiáticas de la civilización. vol. I. Traducción castellana de Teófilo de Lozoya. Barcelona: Crítica Grupo Grijalbo-Mondadori, 1993.

BETTS, Raymond Frederick. A dominação europeia: métodos e instituições. In: BOAHEN, Albert Adu (Ed.). História geral da África, VII: África sob dominação colonial, 1880-1935. 2. ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010, p. 353-375.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 24 jul. 2020.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso: 24 jul. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 11 mar. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 24 jul. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 3 jun. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11684.htm. Acesso em: 24 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: filosofia. Brasília, DF, 2011. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/centrais-deconteudos/publicacoes/category/125-guias?download=5506:pnld-2012-filosofia. Acesso em: 24 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: filosofia: ensino médio. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/component/k2/item/5940-guia-pnld-2015. Acesso em: 24 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2018: filosofia. Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-pnld/item/11148-guia-pnld-2018. Acesso em: 24 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares nacionais para o ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, DF, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Acesso em: 24 jul. 2020.

BURNET, John. O despertar da filosofia grega. Tradução de Mauro Gama. São Paulo: Editora Siciliano, 1994.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013.

CONVENÇÃO NACIONAL DO NEGRO PELA CONSTITUINTE (CNN), Carta aos dirigentes do país e a todos os membros da Assembleia Nacional Constituinte-87. Brasília-DF, 1986. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/482909657/Convencao-Nacional-Do-Negro-Pela-Constitutinte-1986. Acesso em: 24 jul. 2020.

COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de filosofia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

DECLARAÇÃO E PROGRAMA DE AÇÃO ADOTADOS NA III CONFERÊNCIA MUNDIAL DE COMBATE AO RACISMO, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, XENOFOBIA E INTOLERÂNCIA CORRELATA. Durban – África do Sul, 2001. Disponível em: https://www.oas.org/dil/port/2001%20Declara%C3%A7%C3%A3o%20e%20Programa%20de%20A%C3%A7%C3%A3o%20adotado%20pela%20Terceira%20Confer%C3%AAncia%20Mundial%20contra%20o%20Racismo,%20Discrimina%C3%A7%C3%A3o%20Racial,%20Xenofobia%20e%20Formas%20Conexas%20de%20Intoler%C3%A2ncia.pdf. Acesso em: 24 jul. 2020.

FIGUEIREDO, Vinicius de (Org.). Filosofia: temas e percursos. 2. ed. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2016.

FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. Outras vozes no ensino de filosofia: o pensamento africano e afro-brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, DF, n. 18, p. 74-89, maio/out. 2012.

Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/7049/5571. Acesso em: 24 jul. 2020.

GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2016.

GOLDSCHMIDT, Victor. Tempo histórico e tempo lógico na interpretação dos sistemas filosóficos. In: A religião de Platão. Tradução de Osvaldo e Ieda Porchat. São Paulo: Difel, 1963, p. 139-147.

GOODY, Jack. O roubo da história: como os ocidentais se apropriaram das ideias e invenções do Oriente. São Paulo: Contexto, 2008.

MANGANA, Gregório Adélio; CHIZENGA, Anselmo Panse. A filosofia africana e o projeto identitário: perspectivas e desafios da educação no contexto da globalização. In: OLIVEIRA, Julvan Moreira de (Org.). Trajeto das africanidades em educação. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, MG, v. 21, n. 3, p. 769-792, out./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/issue/view/847. Acesso em: 24 jul. 2020.

MAUGÜÉ, Jean. O ensino da filosofia e suas diretrizes. 1955. Disponível em: https://pdfcoffee.com/maugue-jean-o-ensino-de-filosofia-e-suas-diretrizes-4-pdf-free.html. Acesso em: 28 jul. 2020.

MEIER, Celito. Filosofia: por uma inteligência da complexidade. 2. ed. Belo Horizonte: PAX Editora e Distribuidora, 2014.

MELANI, Ricardo. Diálogo: primeiros estudos em filosofia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2016.

NOGUERA, Renato. A ética da serenidade: o caminho da barca e a medida da balança na filosofia de Amen-em-ope. Revista Ensaios Filosóficos, Rio de Janeiro, RJ, v. 8, p. 139-155, dez. 2013. Disponível em: http://www.ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo8/noguera_renato.pdf. Acesso em: 24 jul. 2020.

NOGUERA, Renato. Denegrindo a educação: um ensaio filosófico para uma pedagogia da pluriversalidade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, DF, n. 18, p. 62-73, maio/out. 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4523. Acesso em: 24 jul. 2020.

OBENGA, Théophile. Egypt: Ancient History of African Philosophy. In: WIREDU, Kwasi (Ed.). A companion to African Philosophy. Oxford: Blackwell Publishing, 2004, p. 31-49.

OUTLAW JR, Lucius T. African Philosophy: Origins and Prospects. In: WIREDU, Kwasi (ed.). A companion to African Philosophy. Malden, Oxford, Victoria: Blackwell, 2004. p. 90-98. Tradução de Gabriela Schmidt Campos Marques da Silva.

PRAXEDES, Walter Lúcio de Alencar. Eurocentrismo e racismo nos clássicos da filosofia e das ciências sociais. 2008. Disponível em: http://www.jcrisostomodesouza.ufba.br/eurocentrismo_e_racismo.html. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/FILOSOFIA/Artigos/Walter_Praxedes.pdf. Acesso em: 24 jul. 2020.

RAMOSE, Mogobe Bernard. Sobre a legitimidade e o estudo da Filosofia Africana. Tradução de Dirce Eleonora Nigro Solis, Rafael Medina Lopes e Roberta Ribeiro Cassiano. Revista Ensaios Filosóficos, v. 4, p. 6-23, out. 2011. Disponível em: http://www.ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo4/RAMOSE_MB.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

SAVIAN FILHO, Juvenal. Filosofia e filosofias: existência e sentidos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

VASCONCELOS, José Antonio. Reflexões: filosofia e cotidiano. São Paulo: Edições SM, 2016.

VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Tradução de Ísis Borges B. da Fonseca. 17. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2008.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Silva, J. M. (2021). O ‘não lugar’ epistemológico da Filosofia Africana nos livros didáticos de filosofia para o ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático – PNLD 2012. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e4 / 1–21. https://doi.org/10.5902/2448065761350

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua