Role playing game: uma ferramenta pedagógica para ensinar e aprender filosofia no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065747927Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Aprendizagem, Role Playing Game (RPG).Resumo
O desafio de promover um ensino que permita o aluno a alcançar objetivos de aprendizagem está cada vez mais complexo, por isso, pensar novas práticas metodológicas, capazes de auxiliar a aprendizagem está cada vez mais complexo. Mediante dilema, refletimos uma nova prática metodológica, aliada ao uso de ferramentas tecnológicas. Nesse sentido, surgiu o questionamento: De que maneira o uso do RPG como ferramenta pedagógica auxilia o processo ativo da aprendizagem nas aulas de filosofia? E partindo desta pergunta, o presente artigo procura: a) refletir brevemente sobre a metodologia de ensino da filosofia; b) pensar as novas estratégias para o Ensino de Filosofia; c) discutir o ensino Filosofia por intermédio de jogos digitais; e, d) apresentar o RPG como ferramenta pedagógica capaz de promover a aprendizagem. Para uma melhor explanação sobre o assunto, a metodologia da pesquisa será de cunho bibliográfico, realizada a partir dos referenciais teóricos que percorrem o campo do Ensino da Filosofia (GALLO; ASPIS, 2009), revisitando os documentos oficiais que regulamentam a presença da disciplina no ensino médio (PCNS, OCNS). Os estudos dos jogos clássicos (HUIZINGA, 2007), jogos digitais- RPG (LIMA, 2012), gamificação e ludicidade (GUIMARÃES; SIGNORI, 2016) PAIVA, 2016) SILVIA, 2017). Com isso, ao final da pesquisa espera-se que a aprendizagem mediada pelos jogos desloque o aluno da posição de mero espectador para o papel de protagonista, desempenhando um papel mais ativo. Portanto, o presente artigo visa contribuir com a inovação do processo de ensino-aprendizagem do ensino de filosofia no ensino médio.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: Julho/2019.
FERREIRA, Edson Leone; GARCIA, Sônia Cardoso Moreira. Filosofia, aprendizagem ativa e tecnologia: balizadores para a aquisição do conhecimento.
Revista Valore, v. 3, n. 2, p. 576-596, 31 dez. 2018.
FREITAS, Eliton Elói Brandão; ALVES, Lynn Rosalina Gama; TORRES, Velda Gama Alves. SAFESKILL: um serious game para estudantes e profissionais de segurança do trabalho. Revista observatório. Vol. 4, n. 4, Jul-Set. 2018.
GALLO, Silvio; ASPIS, Renata Pereira Lima. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia Educação, 2009.
GALLO, Silvio. Metodologia do Ensino de Filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
GUIMARÃES, J. C. F; SIGNORI1, G. G. Gamificação como método de ensino inovador. Rio de Janeiro v. 1, n. 1, p. 66-77, jul./dez. 2016.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo Monteiro Perspectiva: São Paulo, 2007.
KUSSLER, Leonardo Marques. Tradição e crítica da metodologia de Ensino de Filosofia: filosofar com Role-Playing Game (RPG). SEFIM. v. 3, n. 6, 2001.
KOHAN, Walter Omar. Disciplina e experiência: entrevista com Giuseppe Ferraro. In: CORNELLI, Gabriele. CARVALHO, Marcelo. (Org.) Filosofia e formação. Cuiabá: Central de Texto, 2013.
LIMA, Lucas Dorado; NOMURA, Marcio Tokuiti; BARROS, Leandro; VELASCO, Patrícia Del Nero. O RPG no Ensino de Filosofia: diálogo e imaginação. Anais do Simpósio do PIBID/UFABC, v. 01, 2012.
MAZAI, Norberto; RIBAS, Maria Alice Coelho. Trajetória do ensino de filosofia no Brasil. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Sociais e Humanas, Santa Maria, V.2, n.1, p.1-13, 2001.
NOVAES, José Luís Corrêa; AZEVEDO, Marcos Antônio. O. (Org). A filosofia e seu ensino: desafios emergentes. Porto Alegre. Sulina, 2014.
PAIVA, Alberto Carlos. A gamificação como ferramenta pedagógica no ensino superior. Barueri- SP, 2016.
PEREIRA, Andreza Magda da Silva Dantas. A importância do ensino de Filosofia no Ensino Médio: uma análise no Município de Paulista–PB. In: CAMPOS, Lindoaldo; BULHÕES, Fernanda; ARAÚJO, Joelson. (Orgs). Ensino de filosofia no ensino médio: desafios, práticas e perspectivas. Natal: PPGFIL, 2018.
SANTOS, Ivanaldo; SILVA, Raimundo Fábio. Ensino de filosofia, por temas, à luz da pedagogia histórico-crítica. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 4, n. 10, Fevereiro/2018.
SANTOS, Thiago Ferreira. Panorama histórico da filosofia no Brasil: da chegada dos jesuítas ao lugar da filosofia na atualidade. Seara Filosófica, N. 12, Inverno, 2016, P. 126-140.
SANTOS, Yvisson Gomes. O ensino da disciplina de filosofia no ensino médio analisado através de relatos de experiencias de alunos em uma escola publica de Maceió/AL. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas- UFAL, Maceió, 2015.
SILVA, Ricardo. Estratégias lúdicas aplicadas à filosofia no ensino médio. Revista COMFILOTEC. V. 06, 2017.
TEIXEIRA, Gilson Ruy Monteiro; ALMEIDA, Jerusa da Silva Gonçalves; SILVA, Jussara Almeida Midlej. A filosofia enquanto disciplina no ensino médio: Abordagem histórica de sua ensinabilidade no secundário brasileiro. Disponível em: http://educonse.com.br/2012/eixo_05/PDF/17.pdf. Acesso em: 2019