Role playing game: uma ferramenta pedagógica para ensinar e aprender filosofia no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065747927Parole chiave:
Ensino de Filosofia, Aprendizagem, Role Playing Game (RPG).Abstract
O desafio de promover um ensino que permita o aluno a alcançar objetivos de aprendizagem está cada vez mais complexo, por isso, pensar novas práticas metodológicas, capazes de auxiliar a aprendizagem está cada vez mais complexo. Mediante dilema, refletimos uma nova prática metodológica, aliada ao uso de ferramentas tecnológicas. Nesse sentido, surgiu o questionamento: De que maneira o uso do RPG como ferramenta pedagógica auxilia o processo ativo da aprendizagem nas aulas de filosofia? E partindo desta pergunta, o presente artigo procura: a) refletir brevemente sobre a metodologia de ensino da filosofia; b) pensar as novas estratégias para o Ensino de Filosofia; c) discutir o ensino Filosofia por intermédio de jogos digitais; e, d) apresentar o RPG como ferramenta pedagógica capaz de promover a aprendizagem. Para uma melhor explanação sobre o assunto, a metodologia da pesquisa será de cunho bibliográfico, realizada a partir dos referenciais teóricos que percorrem o campo do Ensino da Filosofia (GALLO; ASPIS, 2009), revisitando os documentos oficiais que regulamentam a presença da disciplina no ensino médio (PCNS, OCNS). Os estudos dos jogos clássicos (HUIZINGA, 2007), jogos digitais- RPG (LIMA, 2012), gamificação e ludicidade (GUIMARÃES; SIGNORI, 2016) PAIVA, 2016) SILVIA, 2017). Com isso, ao final da pesquisa espera-se que a aprendizagem mediada pelos jogos desloque o aluno da posição de mero espectador para o papel de protagonista, desempenhando um papel mais ativo. Portanto, o presente artigo visa contribuir com a inovação do processo de ensino-aprendizagem do ensino de filosofia no ensino médio.
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