Role playing game: uma ferramenta pedagógica para ensinar e aprender filosofia no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065747927

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Aprendizagem, Role Playing Game (RPG).

Resumo

O desafio de promover um ensino que permita o aluno a alcançar objetivos de aprendizagem está cada vez mais complexo, por isso, pensar novas práticas metodológicas, capazes de auxiliar a aprendizagem está cada vez mais complexo. Mediante dilema, refletimos uma nova prática metodológica, aliada ao uso de ferramentas tecnológicas. Nesse sentido, surgiu o questionamento: De que maneira o uso do RPG como ferramenta pedagógica auxilia o processo ativo da aprendizagem nas aulas de filosofia? E partindo desta pergunta, o presente artigo procura: a) refletir brevemente sobre a metodologia de ensino da filosofia; b) pensar as novas estratégias para o Ensino de Filosofia; c) discutir o ensino Filosofia por intermédio de jogos digitais; e, d) apresentar o RPG como ferramenta pedagógica capaz de promover a aprendizagem. Para uma melhor explanação sobre o assunto, a metodologia da pesquisa será de cunho bibliográfico, realizada a partir dos referenciais teóricos que percorrem o campo do Ensino da Filosofia (GALLO; ASPIS, 2009), revisitando os documentos oficiais que regulamentam a presença da disciplina no ensino médio (PCNS, OCNS). Os estudos dos jogos clássicos (HUIZINGA, 2007), jogos digitais- RPG (LIMA, 2012), gamificação e ludicidade (GUIMARÃES; SIGNORI, 2016) PAIVA, 2016) SILVIA, 2017). Com isso, ao final da pesquisa espera-se que a aprendizagem mediada pelos jogos desloque o aluno da posição de mero espectador para o papel de protagonista, desempenhando um papel mais ativo. Portanto, o presente artigo visa contribuir com a inovação do processo de ensino-aprendizagem do ensino de filosofia no ensino médio.

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Biografia do Autor

Andreza Dantas, Universidade Estatual do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande Norte

Mestranda pela Universidade Estatual do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande Norte, Brasil.

Antunes Ferreira Silva, Universidade Federal de Sergipe, Aracajú, Sergipe e Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Doutorando na Universidade Federal de Sergipe, Aracajú, Sergipe e professor pela Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Antônio Garcia Freire, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil.

Professor doutor na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Dantas, A., Silva, A. F., & Freire, A. G. (2020). Role playing game: uma ferramenta pedagógica para ensinar e aprender filosofia no ensino médio. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e19/ 1–14. https://doi.org/10.5902/2448065747927

Edição

Seção

Dossiê Ensino da Filosofia – Comunicações GT Filosofar e ensinar a filosofar

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