A residência Pedagógica\Mackenzie interpretada à luz das categorias de Marli André: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065784426

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Marli André, Filosofia/Pedagogia, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo tem como seu objetivo revisitar a trajetória do projeto interdisciplinar entre filosofia e pedagogia da Residência Pedagógica promovida pela CAPES, no curso de filosofia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na qual, foi desempenhada à luz das categorias de Marli André. A autora preocupada com as questões do cotidiano escolar em especial de 1°grau, se propõe a analisar os estudos etnográficos realizados, e para tanto, nos apresenta como essências três dimensões sendo elas: institucional/organizacional, institucional/pedagógica e filosófica/histórica/epistemológica. Este artigo utiliza-se destas categorias apresentadas pela autora para reviver vivências, experiências e aprendizados dos processos interdisciplinares e transdisciplinares ocorridos no período de 2019 ao longo de sua jornada e sua participação no projeto da Residência Pedagógica. 

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Biografia do Autor

Maria Elisa Pereira Lopes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Maria Elisa Pereira Lopes - Prof. do Curso de Pedagogia da Universidade P. Mackenzie, doutoranda pelo Programa de Educação, Arte e História da Cultura da mesma Instituição. Mestrado em Pedagogia pela PUC-SP..  Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.  São Paulo-SP. ORCID - https://orcid.org/0000-0002-6205-400X

Jennifer Andressa da Silva Cabrera, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Licenciada em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bolsista no Programa Residência Pedagógica em 2018/2019.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Cilento, A. Z. G., Pereira Lopes, M. E. ., & da Silva Cabrera, J. A. (2023). A residência Pedagógica\Mackenzie interpretada à luz das categorias de Marli André: um relato de experiência. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 9(1), e10/1–29. https://doi.org/10.5902/2448065784426

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua