Relato de experiência: o tema da cidadania em questão. Elaboração de uma sequência didática por etapas sobre filosofia política.

Quézia Siqueira Pereira Freitas, Angela Zamora Guimaraes Cilento

Resumo


Este relato de experiência é resultado da participação de uma licencianda do curso de psicologia no PIBID de Filosofia na Universidade P. Mackenzie em São Paulo, cujo objetivo é de promover o ensino de filosofia por meio da sensibilização estética. Na escola parceira Major Arcy, escola pública da cidade de São Paulo, foi desenvolvido um projeto sobre cidadania que deu origem a uma sequência didática por etapas. A primeira consiste na implementação (planejamento, apresentação da proposta à equipe gestora e alunos), a segunda, na realização de várias dinâmicas de grupo, a próxima configurou-se pelo aprofundamento do referencial teórico, a quarta dedicou-se à produção estética pelos alunos. Houve um momento cultural que perfez a quinta etapa e por fim, a vivência do sociodrama fechou a sequência didática. Destarte, os alunos envolvidos passaram a valorizar o estudo de filosofia e se conscientizaram quanto à necessidade de sua participação na construção da sociedade civil. Além disso, puderam expressar-se por meio de manifestações artísticas. Este projeto permitiu revelar que a interconexão entre Filosofia e Psicologia pode promover resultados. O planejamento cuidadoso de cada etapa impactou estudantes, licenciandos e professores e contribuiu para a formação enquanto seres humanos e cidadãos[1].


[1] Este trabalho foi aceito no SIMFOP 2016, ocorrido em Tubarão – SC, entretanto não pudemos apresentá-lo no evento.


Palavras-chave


Pibid/filosofia/Mackenzie; Filosofia e psicologia; Relato de experiência

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DOI: https://doi.org/10.5902/2448065725782

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