Relato de experiência: o tema da cidadania em questão. Elaboração de uma sequência didática por etapas sobre filosofia política.

Autores

  • Quézia Siqueira Pereira Freitas Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo
  • Angela Zamora Guimaraes Cilento Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065725782

Palavras-chave:

Pibid/filosofia/Mackenzie, Filosofia e psicologia, Relato de experiência

Resumo

Este relato de experiência é resultado da participação de uma licencianda do curso de psicologia no PIBID de Filosofia na Universidade P. Mackenzie em São Paulo, cujo objetivo é de promover o ensino de filosofia por meio da sensibilização estética. Na escola parceira Major Arcy, escola pública da cidade de São Paulo, foi desenvolvido um projeto sobre cidadania que deu origem a uma sequência didática por etapas. A primeira consiste na implementação (planejamento, apresentação da proposta à equipe gestora e alunos), a segunda, na realização de várias dinâmicas de grupo, a próxima configurou-se pelo aprofundamento do referencial teórico, a quarta dedicou-se à produção estética pelos alunos. Houve um momento cultural que perfez a quinta etapa e por fim, a vivência do sociodrama fechou a sequência didática. Destarte, os alunos envolvidos passaram a valorizar o estudo de filosofia e se conscientizaram quanto à necessidade de sua participação na construção da sociedade civil. Além disso, puderam expressar-se por meio de manifestações artísticas. Este projeto permitiu revelar que a interconexão entre Filosofia e Psicologia pode promover resultados. O planejamento cuidadoso de cada etapa impactou estudantes, licenciandos e professores e contribuiu para a formação enquanto seres humanos e cidadãos[1].


[1] Este trabalho foi aceito no SIMFOP 2016, ocorrido em Tubarão – SC, entretanto não pudemos apresentá-lo no evento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Quézia Siqueira Pereira Freitas, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo

Aluna na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo

Angela Zamora Guimaraes Cilento, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo

Professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo

Referências

ADINOLFI, M. Exposição Provocar Urbanos: Inquietações sobre a Cidade. Sesc Buntantã. São Paulo. 2016. Disponível em: http://www.mauricioadinolfi.com. Acesso em 30 jun 2016.

ANDALÓ, C. “O papel do coordenador de grupos”. In: Mediação grupal: uma leitura histórico-cultural. São Paulo: Ágora, 2006.

ARISTÓTELES. A Política. Disponível em: https://docviewer.yandex.com/?url=yadiskpublic%3A%2F%2FoFdqAy%2BFxv5uW5lP6Gk8qnAGVWXZ88kRXv2Zl2q6Y8M%3D&name=Arist%C3%B3teles%20%20A%20Pol%C3%ADtica.pdf&c=56ccfdabf3b1>. Acesso em 10 jun 2016.

BERGER, P. L; LUCKMANN, T. A Sociedade Como Realidade In: A Construção Social Da Realidade. Petrópolis, Vozes, 1973.

CHAUÍ, M DE S. Ideologia e Educação. Educação & Sociedade. nº5, pp. 24-40. 1980.

CREMA, M. A Psicopedagogia Institucional na escola: algumas considerações teóricas e práticas. In: BUTELMAN, Ida (org.). Pensando as Instituições – teorias e práticas em educação. Porto Alegre: Artmed, 1998.

DELEUZE, G. Abecedário P. de Professor - Entrevista com Deleuze. Ed Montparnasse, Paris. 1989. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JagcUtuyd4o. Acesso em 28 mar 2016.

FREIRE, M. Escola, Grupo e Democracia. Síntese do texto de Elaine Tavares, a partir da palestra de Madalena Freire no painel Escola, Grupo e Democracia. Transcrição: Marilene Pereira e Maria Inês Petry. Porto Alegre. 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HEIDEGGER, M. Língua de tradição e língua técnica. Lisboa: Vega Passagens, 1995.

HELLER, A. O quotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1972.

KORCZAK, J. Janusz Korczak. Disponível em: https://http://pt.wikipedia.org/wiki/Janusz_Korczak. Acesso em 03 Mar 2016.

OUTEIRAL, J. O Trabalho Com Grupos Na Escola. São Paulo: Scipione. 1989.

PIBIDFILOSOFIAMACKENZIE. Disponível em:https://www.facebook.com/pibidfilosofiamackenzie/. Acesso em 01 Jan 2016.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Trad. Ridendo Castigat Mores 1. ed. E-Book: Fonte digital, 2001. Disponível em: https:// http://www.jahr.org. Acesso em 06 Mar 2016.

Downloads

Publicado

2017-08-16

Como Citar

Freitas, Q. S. P., & Cilento, A. Z. G. (2017). Relato de experiência: o tema da cidadania em questão. Elaboração de uma sequência didática por etapas sobre filosofia política. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 3(1). https://doi.org/10.5902/2448065725782

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua