Contornos curriculares do ensino de filosofia no ensino médio em teses doutorais defendidas após a MPV 746/2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065786504

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Currículo, Filosofia, Ensino médio

Resumo

Apresentamos no artigo em tela os resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) cujo objetivo de pesquisa foi indicar os contornos curriculares do ensino de Filosofia no ensino médio em um corpus formado por sete teses cuja investigação atravessou, simultaneamente, o campo do Currículo, do Ensino de Filosofia e do Ensino Médio e que tenham sido defendidas no Brasil após a Reforma dessa etapa da educação básica (MPV 746/2016, convertida na Lei 13.415/2017) até 2022. Para tanto, nos aportamos teoricamente na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e nas curriculistas Alice Lopes e Elizabete Macedo. Metodologicamente nos inspiramos na Análise de Conteúdo de Laurence Bardin e nos procedimentos da RSL, adaptados da indicação de Maria Cristiane Galvão, Ivan Luiz Ricarte e Chitu Okoli. Compreendemos com a pesquisa que há uma divergência entre a ambiência criada pela Reforma e pela Base Nacional Comum Curricular e as necessidades apontadas nas teses para um ensino filosófico.

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Biografia do Autor

Kleber Santos Chaves, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Licenciado em Filosofia. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEn/UESB). Professor regente de Filosofia na rede de Educação básica do Estado da Bahia (SEC/BA).

Benedito Gonçalves Eugênio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP) Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN).

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Chaves, K. S., & Eugênio, B. G. (2024). Contornos curriculares do ensino de filosofia no ensino médio em teses doutorais defendidas após a MPV 746/2016. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e7/1–35. https://doi.org/10.5902/2448065786504

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