Formação filosófica do adolescente no ensino médio: o estoicismo e os temas transversais contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065794146Palabras clave:
Estoicismo, Abordagem crítica e reflexiva, Desafios da vida contemporânea, Temas transversais, Ensino de FilosofiaResumen
O presente artigo tem como objetivo relacionar os princípios filosóficos do estoicismo e os temas transversais contemporâneos, analisando o modo pelo qual os valores estoicos, como a virtude, a resiliência emocional e a ética do dever, podem contribuir para uma abordagem crítica e reflexiva sobre questões como ética, saúde, cidadania, diversidade cultural, sustentabilidade e relações interpessoais no contexto da educação e da sociedade atual. Este objetivo destaca a ideia de conectar o pensamento filosófico estoico com os desafios e temas amplos que permeiam a vida contemporânea e os temas transversais propostos na Base Nacional Comum Curricular. Por intermédio de pesquisas bibliográficas calcadas em estudiosos no campo da educação e da filosofia, foi possível reunir e selecionar os materiais. Outrossim, o presente trabalho aborda obras literárias inspiradas na aplicação da prática diária do modo de vida estoico. Como conclusão desse estudo, espera-se desenhar um modo didático de aplicação do tema em que o aluno de ensino médio seja capaz de internalizar a filosofia estoica, não apenas como um conhecimento teórico, mas como uma ferramenta prática para levar uma vida equilibrada e resiliente.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. MEC, 2013. Brasília, DF, 2013. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2013-pdf/13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013- pdf - Acesso em 21 Nov. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA BNCC. Brasília, DF,2019. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf acesso em 24 de novembro de 2024.
CASTRO, A.H. Os Temas transversais na Escola Básica.
Barretos, 2007. Disponível em:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/gestao-educacional/os-temas-transversais-na-escola-basica.htm acesso em 01 de novembro de 2024.
CARVALHO, M. e CORNELLI, G. Ensinar Filosofia, Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio volume 2. MT: Central de Texto,2013.
EPICTETO, A Arte de Viver, ENCHEIRIDION. SP: Camelot, 2021.
HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia antiga I. São Paulo: Editora São Paulo,2014.
HADOT, Pierre. O que é a Filosofia Antiga? SP: Edições Loyola, 2014
HAMMERSCHMITT, V.L, SCHWENGHER, L, M. MAYER, L.
Filosofia e Educação, Temas Transversais. SC: SCHREIBEN, 2021.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a
Wittgenstein. – 2 ed. rev. ampl. – RJ: Zahar, 2007.
MARSOLA, Maurício. Como dirigir sua vida de acordo com a natureza. You tube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3rluVgkokcE Acesso em: 20 de novembro de 2024.
MARCO AURÉLIO, Meditações. SP: Camelot, 2021. 35
OLIVEIRA, M. Estoicismo. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/os-estoicos, acesso em 19 de novembro de 2024
REALE, Giovanni - ANTISERI, Dario. História da Filosofia Volume I, Filosofia Pagã Antiga. SP: Paulus,2003.
RIO GRANDE DO SUL. Seduc Rs. Matrizes curriculares do Novo Ensino Médio. Porto Alegre, RS, 2024. Disponível em: http://educacao.rs.gov.br acesso em 21 de novembro de 2024.
RIO GRANDE DO SUL. Seduc RS. OCEM Orientações Curriculares para o Ensino Médio Volume 3 Ciências Humanas e suas Tecnologias. Porto Alegre. RS,2024. Disponível em: http://educacao.rs.gov.br acesso em 21 de novembro de 2024
RIO GRANDE DO SUL. Seduc. Unidades Curriculares Eletivas, EMG e EMGTI. Porto Alegre.RS,2024. Disponível em: http://educacao.rs.gov.br acesso em 21 de novembro de 2024.
SÊNECA, Sobre a brevidade da vida. SP: Camelot, 2021
SÊNECA, MARCO AURÉLIO, EPICTETO ,365 Reflexões estoicas. SP: Camelot, 2022.
VAN NATTA, M. Para entender o Estoicismo. SP: Cultrix, 2021.
VAZ, J.C. A importância do ensino do estoicismo na educação básica. Disponível em http://sevenpublicacoes.com.br acesso em 22 novembro de 2024. SP: FAETEL,2014
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.



