Formação filosófica do adolescente no ensino médio: o estoicismo e os temas transversais contemporâneos

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065794146

Schlagworte:

Estoicismo, Abordagem crítica e reflexiva, Desafios da vida contemporânea, Temas transversais, Ensino de Filosofia

Abstract

O presente artigo tem como objetivo relacionar os princípios filosóficos do estoicismo e os temas transversais contemporâneos, analisando o modo pelo qual os valores estoicos, como a virtude, a resiliência emocional e a ética do dever, podem contribuir para uma abordagem crítica e reflexiva sobre questões como ética, saúde, cidadania, diversidade cultural, sustentabilidade e relações interpessoais no contexto da educação e da sociedade atual. Este objetivo destaca a ideia de conectar o pensamento filosófico estoico com os desafios e temas amplos que permeiam a vida contemporânea e os temas transversais propostos na Base Nacional Comum Curricular. Por intermédio de pesquisas bibliográficas calcadas em estudiosos no campo da educação e da filosofia, foi possível reunir e selecionar os materiais. Outrossim, o presente trabalho aborda obras literárias inspiradas na aplicação da prática diária do modo de vida estoico. Como conclusão desse estudo, espera-se desenhar um modo didático de aplicação do tema em que o aluno de ensino médio seja capaz de internalizar a filosofia estoica, não apenas como um conhecimento teórico, mas como uma ferramenta prática para levar uma vida equilibrada e resiliente.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Nadia Peluffo Ibaldo , Universidade Federal de Santa Maria

Professora da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Graduada em História pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP, 2009). Pós-graduada no curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio pela Universidade de Santa Maria ( UFSM,2025).

Literaturhinweise

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. MEC, 2013. Brasília, DF, 2013. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2013-pdf/13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013- pdf - Acesso em 21 Nov. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA BNCC. Brasília, DF,2019. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf acesso em 24 de novembro de 2024.

CASTRO, A.H. Os Temas transversais na Escola Básica.

Barretos, 2007. Disponível em:

https://educador.brasilescola.uol.com.br/gestao-educacional/os-temas-transversais-na-escola-basica.htm acesso em 01 de novembro de 2024.

CARVALHO, M. e CORNELLI, G. Ensinar Filosofia, Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio volume 2. MT: Central de Texto,2013.

EPICTETO, A Arte de Viver, ENCHEIRIDION. SP: Camelot, 2021.

HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia antiga I. São Paulo: Editora São Paulo,2014.

HADOT, Pierre. O que é a Filosofia Antiga? SP: Edições Loyola, 2014

HAMMERSCHMITT, V.L, SCHWENGHER, L, M. MAYER, L.

Filosofia e Educação, Temas Transversais. SC: SCHREIBEN, 2021.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a

Wittgenstein. – 2 ed. rev. ampl. – RJ: Zahar, 2007.

MARSOLA, Maurício. Como dirigir sua vida de acordo com a natureza. You tube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3rluVgkokcE Acesso em: 20 de novembro de 2024.

MARCO AURÉLIO, Meditações. SP: Camelot, 2021. 35

OLIVEIRA, M. Estoicismo. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/os-estoicos, acesso em 19 de novembro de 2024

REALE, Giovanni - ANTISERI, Dario. História da Filosofia Volume I, Filosofia Pagã Antiga. SP: Paulus,2003.

RIO GRANDE DO SUL. Seduc Rs. Matrizes curriculares do Novo Ensino Médio. Porto Alegre, RS, 2024. Disponível em: http://educacao.rs.gov.br acesso em 21 de novembro de 2024.

RIO GRANDE DO SUL. Seduc RS. OCEM Orientações Curriculares para o Ensino Médio Volume 3 Ciências Humanas e suas Tecnologias. Porto Alegre. RS,2024. Disponível em: http://educacao.rs.gov.br acesso em 21 de novembro de 2024

RIO GRANDE DO SUL. Seduc. Unidades Curriculares Eletivas, EMG e EMGTI. Porto Alegre.RS,2024. Disponível em: http://educacao.rs.gov.br acesso em 21 de novembro de 2024.

SÊNECA, Sobre a brevidade da vida. SP: Camelot, 2021

SÊNECA, MARCO AURÉLIO, EPICTETO ,365 Reflexões estoicas. SP: Camelot, 2022.

VAN NATTA, M. Para entender o Estoicismo. SP: Cultrix, 2021.

VAZ, J.C. A importância do ensino do estoicismo na educação básica. Disponível em http://sevenpublicacoes.com.br acesso em 22 novembro de 2024. SP: FAETEL,2014

Veröffentlicht

2025-12-12

Zitationsvorschlag

Ibaldo , N. P. (2025). Formação filosófica do adolescente no ensino médio: o estoicismo e os temas transversais contemporâneos. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 11(1), e16/01–20. https://doi.org/10.5902/2448065794146

Ausgabe

Rubrik

Dossiê – Ensino de filosofia no ensino médio: práticas, desafios e formação de professores