Competências e habilidades para a Filosofia na escola: correlações entre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a proposta lipmaniana de Filosofia para Crianças
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065743388Palavras-chave:
Competências e Habilidades, Filosofia, Parâmetros Curriculares Nacionais, Lipman, Programa Filosofia para CriançasResumo
O presente artigo tem como objetivo mostrar que, em alguma medida, os conhecimentos de Filosofia preconizados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio estão, igualmente, presentes no Programa Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar, de Matthew Lipman. Pretende-se, para tanto, apresentar brevemente cada uma das competências e habilidades atribuídas à Filosofia como disciplina nos PCN, correlacionando-as com passagens de obras lipmanianas. Em tempos em que a presença da Filosofia na escola e nas demais esferas da vida é continuamente aviltada, as linhas que compõem este texto constituem-se como um módico aporte para pensarmos: por que furtar crianças e adolescentes de um ensino dialógico, significativo, contextualizado, crítico e que pretende fomentar a autonomia do pensar?
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