Identidade e Ensino da Filosofia: correspondências e problematizações
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BADIOU, A. La filosofía como repetición creativa. Acontecimento, v. 17, n. 33-34, p. 123-131, 2007.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais n. 1/1992 a 68/2011, pelo Decreto Legislativo n. 186/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão n. 1 a 6/1994. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012.
BRASIL/MEC-INEP. Nota Técnica - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Not
a_Tecnica_n1_concepcaoIDEB.pdf. Acesso em: 20 set. 2015.
CEPPAS, F. Desencontros entre ensinar e aprender filosofia. Revista Sul-Americana de. Filosofia e Educação. Número 15, nov/2010-abr/2011, p. 44-54.
CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1995.
FAVARETTO, C. Notas sobre ensino de filosofia. In: ARANTES, P.; LEOPOLDO E SILVA, F.; FAVARETTO, C.; FABRINI, R.; MUCHAIL, S. T. (Org.). A filosofia e seu ensino. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo: EDUC, 1995, p. 77-85.
LORIERI, M. A. Filosofia: fundamentos e métodos. Filosofia no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.
VELASCO, P. D. N. Docência e formação em filosofia: para pensar o tempo presente. In: PAGOTTO-EUSÉBIO, M. S; ALMEIDA, R. (Org.). O que é isto, a Filosofia [na escola]?. São Paulo: Editora Laços/Selo Képos, 2014, p. 11-31.
DOI: https://doi.org/10.5902/2448065720900
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria.
_____________________________________________________________