Identidade e Ensino da Filosofia: correspondências e problematizações
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065720900Palavras-chave:
Filosofia, Identidade Filosófica, Prática de Ensino de FilosofiaResumo
O presente artigo constitui-se a partir da seguinte tese defendida por Alejandro Cerletti na obra O ensino de filosofia como problema filosófico: os questionamentos sobre o que é filosofia e o que significa ensiná-la mantêm estreita relação, enlaçando aspectos cruciais da atividade filosófica. Fruto de um exercício proposto na disciplina Filosofia do Ensino de Filosofia do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do ABC, o texto tem como objetivo apresentar diferentes ensaios sobre as correlações entre o que é filosofia e o que seria o ensino de filosofia nessas distintas perspectivas, problematizando-as.Downloads
Referências
BADIOU, A. La filosofía como repetición creativa. Acontecimento, v. 17, n. 33-34, p. 123-131, 2007.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais n. 1/1992 a 68/2011, pelo Decreto Legislativo n. 186/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão n. 1 a 6/1994. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012.
BRASIL/MEC-INEP. Nota Técnica - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Not
a_Tecnica_n1_concepcaoIDEB.pdf. Acesso em: 20 set. 2015.
CEPPAS, F. Desencontros entre ensinar e aprender filosofia. Revista Sul-Americana de. Filosofia e Educação. Número 15, nov/2010-abr/2011, p. 44-54.
CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1995.
FAVARETTO, C. Notas sobre ensino de filosofia. In: ARANTES, P.; LEOPOLDO E SILVA, F.; FAVARETTO, C.; FABRINI, R.; MUCHAIL, S. T. (Org.). A filosofia e seu ensino. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo: EDUC, 1995, p. 77-85.
LORIERI, M. A. Filosofia: fundamentos e métodos. Filosofia no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.
VELASCO, P. D. N. Docência e formação em filosofia: para pensar o tempo presente. In: PAGOTTO-EUSÉBIO, M. S; ALMEIDA, R. (Org.). O que é isto, a Filosofia [na escola]?. São Paulo: Editora Laços/Selo Képos, 2014, p. 11-31.