Reformas curriculares e o ataque ao pensamento reflexivo: o sutil desaparecimento da filosofia no currículo da Educação Básica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065742599

Palavras-chave:

Pensamento reflexivo, Ensino de filosofia, BNCC, Reforma do ensino médio

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo analisar a exclusão/flexibilização da filosofia pelas reformas curriculares como uma das faces do ataque ao pensamento reflexivo. Busca-se problematizar a maneira como as reformas educacionais em curso representam um ataque ao pensamento reflexivo na medida que realizam um processo sutil de exclusão da filosofia no currículo da educação básica. O ensaio está estruturado em duas partes: na primeira parte, apresenta-se uma análise sobre a flexibilização/exclusão da filosofia e do pensamento reflexivo induzidos pela Lei 13.415/17 e pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular); na segunda parte far-se-á uma defesa da permanência da filosofia nos currículos como prerrogativa para desenvolver o pensamento reflexivo, considerado imprescindível para o pleno desenvolvimento da pessoa humana e para as relações democráticas. Nas considerações finais, são apontados desafios políticos e pedagógicos enquanto compromissos para o campo do ensino de filosofia no Brasil. A metodologia que estrutura o presente ensaio está ancorada no método analítico-hermenêutico, com especial ênfase nos procedimentos de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental em políticas curriculares.

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Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Professor doutor na Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.  

Junior Bufon Centenaro, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Doutorando na Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.   

Antonio Pereira dos Santos, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Graduando na Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

Fávero, A. A., Centenaro, J. B., & Santos, A. P. dos. (2020). Reformas curriculares e o ataque ao pensamento reflexivo: o sutil desaparecimento da filosofia no currículo da Educação Básica no Brasil. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e10/ 1–17. https://doi.org/10.5902/2448065742599

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua