O ensino de filosofia sob o controle da concepção de competências na BNCC
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065768682Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, BNCC, Competências, Neoliberalismo.Resumo
O presente artigo objetiva investigar o ensino de filosofia no contexto da Lei nº 13.415/17 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial da concepção neoliberal que carregam, expressada a partir da ideologia da competência. O artigo esboça, primeiramente, um breve histórico das decisões legais que interferiram no status curricular da filosofia desde a Ditadura Militar, em seguida analisa a BNCC e sua organização a partir da ideia competências e, finalmente, o que restou ao ensino de filosofia nesse cenário. Por meio da revisão bibliográfica e da análise documental, concluímos que a complexidade do campo filosófico não é contemplada na BNCC e sua organização por competências, uma vez que esta busca especialização e instrumentalização, e aquela pensamento crítico, reflexivo, radical e totalizante.
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