O ensino de filosofia sob o controle da concepção de competências na BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065768682

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, BNCC, Competências, Neoliberalismo.

Resumo

O presente artigo objetiva investigar o ensino de filosofia no contexto da Lei nº 13.415/17 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial da concepção neoliberal que carregam, expressada a partir da ideologia da competência. O artigo esboça, primeiramente, um breve histórico das decisões legais que interferiram no status curricular da filosofia desde a Ditadura Militar, em seguida analisa a BNCC e sua organização a partir da ideia competências e, finalmente, o que restou ao ensino de filosofia nesse cenário. Por meio da revisão bibliográfica e da análise documental, concluímos que a complexidade do campo filosófico não é contemplada na BNCC e sua organização por competências, uma vez que esta busca especialização e instrumentalização, e aquela pensamento crítico, reflexivo, radical e totalizante.

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Biografia do Autor

Helton Lima Soares, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Mestrando pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Vilma Nonato de Brício, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, PA

Professora doutora na Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, PA, Brasil.

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Publicado

2022-04-04

Como Citar

Soares, H. L., & Brício, V. N. de . (2022). O ensino de filosofia sob o controle da concepção de competências na BNCC. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 8, e3/1–19. https://doi.org/10.5902/2448065768682

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua