O pensar de ordem superior e o papel do diálogo investigativo no fazer filosofia na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065725101Palavras-chave:
Fazer filosofia, Pensar de ordem superior, LipmanResumo
O presente ensaio tem por escopo reconstruir a ideia lipmaniana do pensar de ordem superior, caracterizar o papel do diálogo no processo de fazer filosofia na educação básica e abordar a formação continuada docente como tarefa intrasferível para a possibilidade de êxito na promoção da educação para o pensar. O ensaio é resultado parcial de uma pesquisa bibliográfica, de cunho hermenêutico, vinculada ao projeto Políticas para o Ensino de Filosofia. O texto está organizado em três momentos: inicialmente busca definir o conceito do “pensar de ordem superior”; num segundo momento, a partir de Matthew Lipman (2008), aborda o diálogo investigativo como cerne para o exercício do pensar de ordem superior; por fim, no terceiro momento, trata dos desafios da formação dos professores da educação básica para que possam conduzir seu trabalho numa perspectiva do paradigma crítico-reflexivo da educação para o pensar.
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Referências
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