O pensar de ordem superior e o papel do diálogo investigativo no fazer filosofia na educação básica

Autori

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul
  • Junior Bufon Centenaro Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065725101

Parole chiave:

Fazer filosofia, Pensar de ordem superior, Lipman

Abstract

O presente ensaio tem por escopo reconstruir a ideia lipmaniana do pensar de ordem superior, caracterizar o papel do diálogo no processo de fazer filosofia na educação básica e abordar a formação continuada docente como tarefa intrasferível para a possibilidade de êxito na promoção da educação para o pensar. O ensaio é resultado parcial de uma pesquisa bibliográfica, de cunho hermenêutico, vinculada ao projeto Políticas para o Ensino de Filosofia. O texto está organizado em três momentos: inicialmente busca definir o conceito do “pensar de ordem superior”; num segundo momento, a partir de Matthew Lipman (2008), aborda o diálogo investigativo como cerne para o exercício do pensar de ordem superior; por fim, no terceiro momento, trata dos desafios da formação dos professores da educação básica para que possam conduzir seu trabalho numa perspectiva do paradigma crítico-reflexivo da educação para o pensar.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Professor na Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Junior Bufon Centenaro, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Doutorando na Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Riferimenti bibliografici

CAPES. Portaria nº 96, de 18 de julho de 2013. Aperfeiçoa e atualiza as normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf. Acesso em: 31 mar. 2015.

COSTESKI, Evanildo. Considerações sobre o Ensino de Filosofia no Nível Médio. In: SOUZA, Vinícios R.; FICK, Vera M. S. (Org.). Epistemologia e Tecnologias para o Ensino das Ciëncias Humanas e Sociais. Fortaleza: Tiprogresso, 2009, v. 03, p. 12-26.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 2007.

GALLO, Sílvio. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. In: SILVEIRA, René J. T.; GOTO, Roberto. Filosofia no Ensino Médio: Temas problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007, p. 15-36.

HELLER, Agnes. O Cotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

HELLER, Agnes. Sociologia de la vida cotidiana. Prefácio de Gyorgy

Lukacs. Barcelona: Peninsula, 1991.

HELLER, Agnes. Para mudar de vida: felicidade, liberdade e democracia. Entrevista a Ferdinando Adornato. São Paulo: Brasiliense, 1982.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-02-09

Come citare

Fávero, A. A., & Centenaro, J. B. (2017). O pensar de ordem superior e o papel do diálogo investigativo no fazer filosofia na educação básica. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 2(2). https://doi.org/10.5902/2448065725101

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua