O pensar de ordem superior e o papel do diálogo investigativo no fazer filosofia na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065725101Schlagworte:
Fazer filosofia, Pensar de ordem superior, LipmanAbstract
O presente ensaio tem por escopo reconstruir a ideia lipmaniana do pensar de ordem superior, caracterizar o papel do diálogo no processo de fazer filosofia na educação básica e abordar a formação continuada docente como tarefa intrasferível para a possibilidade de êxito na promoção da educação para o pensar. O ensaio é resultado parcial de uma pesquisa bibliográfica, de cunho hermenêutico, vinculada ao projeto Políticas para o Ensino de Filosofia. O texto está organizado em três momentos: inicialmente busca definir o conceito do “pensar de ordem superior”; num segundo momento, a partir de Matthew Lipman (2008), aborda o diálogo investigativo como cerne para o exercício do pensar de ordem superior; por fim, no terceiro momento, trata dos desafios da formação dos professores da educação básica para que possam conduzir seu trabalho numa perspectiva do paradigma crítico-reflexivo da educação para o pensar.
Downloads
Literaturhinweise
CAPES. Portaria nº 96, de 18 de julho de 2013. Aperfeiçoa e atualiza as normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf. Acesso em: 31 mar. 2015.
COSTESKI, Evanildo. Considerações sobre o Ensino de Filosofia no Nível Médio. In: SOUZA, Vinícios R.; FICK, Vera M. S. (Org.). Epistemologia e Tecnologias para o Ensino das Ciëncias Humanas e Sociais. Fortaleza: Tiprogresso, 2009, v. 03, p. 12-26.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 2007.
GALLO, Sílvio. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. In: SILVEIRA, René J. T.; GOTO, Roberto. Filosofia no Ensino Médio: Temas problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007, p. 15-36.
HELLER, Agnes. O Cotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.
HELLER, Agnes. Sociologia de la vida cotidiana. Prefácio de Gyorgy
Lukacs. Barcelona: Peninsula, 1991.
HELLER, Agnes. Para mudar de vida: felicidade, liberdade e democracia. Entrevista a Ferdinando Adornato. São Paulo: Brasiliense, 1982.