Competências e habilidades para a Filosofia na escola: correlações entre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a proposta lipmaniana de Filosofia para Crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065743388

Palavras-chave:

Competências e Habilidades, Filosofia, Parâmetros Curriculares Nacionais, Lipman, Programa Filosofia para Crianças

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar que, em alguma medida, os conhecimentos de Filosofia preconizados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio estão, igualmente, presentes no Programa Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar, de Matthew Lipman. Pretende-se, para tanto, apresentar brevemente cada uma das competências e habilidades atribuídas à Filosofia como disciplina nos PCN, correlacionando-as com passagens de obras lipmanianas. Em tempos em que a presença da Filosofia na escola e nas demais esferas da vida é continuamente aviltada, as linhas que compõem este texto constituem-se como um módico aporte para pensarmos: por que furtar crianças e adolescentes de um ensino dialógico, significativo, contextualizado, crítico e que pretende fomentar a autonomia do pensar?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Edson Ferreira da Silva, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Paulo

Professor na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil.

Patrícia Del Nero Velasco, Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo

Professora na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Bases Legais. Brasília: MEC/SEMT, 2000.

CATALANI, Cesar; VELASCO, Patrícia Del Nero. A maiêutica socrática e o professor lipmaniano: uma relação possível? Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v.22, p.2 - 23, 2014.

DANIEL, Marie-France. A filosofia e as crianças. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.

GRÁCIO, Rui Alexandre. Com que é que se parece uma argumentação? Representações sociais do argumentar. Comunicação e Sociedade, vol. 16, 2009, pp. 101-122.

KOHAN, Walter O. Filosofia para crianças. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

KOHAN, Walter O. Fundamentos para compreender e pensar a tentativa de M. Lipman. In: KOHAN, W. O.; WUENSCH, A. M. (Org.). Filosofia para Crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. – (Série Filosofia na Escola)

LIPMAN, Matthew. Pimpa. Tradução de Sylvia J. H. Mandel. São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1985.

LIPMAN, Matthew. A descoberta de Ari dos Telles. Tradução de Ana Luiza F. Falconi e Maria Elice de B. Prestes. São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1987a.

LIPMAN, Matthew. Issao e Guga. Tradução de Sylvia J. H. Mandel. São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1987b.

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. Tradução de Maria Elice de Brzezinski Preste e Lucia Maria Silva Kremer. São Paulo: Summus, 1990.

LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Tradução de Annn Mary Fighiera Pérpetuo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995a.

LIPMAN, Matthew. Luísa. Tradução de Ana Luiza F. Falconi. São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1995b.

LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Marcondes. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

LORIERI, Marcos Antonio. Filosofia: fundamentos e métodos. Filosofia no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2002. – (Coleção Docência em Formação)

MONTAIGNE, Michel de. Da educação das crianças. In: MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 75-89. (Os pensadores)

PORTA, Mario Ariel González. A filosofia a partir de seus problemas. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

RODRIGUES, Fabrício. Filosofia no Ensino Fundamental II: práticas argumentativas e civilidade. Dissertação. 2019. (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo.

SHARP, Ann Margaret. Comunidade de Investigação: Educação para a Democracia. In: A Comunidade de Investigação e a Educação para o Pensar. Coleção Pensar, vol. II. Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças. São Paulo, 1996, p. 37-47.

SILVEIRA, Renê José Trentin. A filosofia vai à escola? Contribuições para a crítica do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. (Coleção Educação Contemporânea)

Downloads

Publicado

2020-07-30

Como Citar

da Silva, J. E. F., & Velasco, P. D. N. (2020). Competências e habilidades para a Filosofia na escola: correlações entre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a proposta lipmaniana de Filosofia para Crianças. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e13/ 1–16. https://doi.org/10.5902/2448065743388

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua