A escrita de um diário como avaliação no ensino de Filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065790421

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino, exercícios espirituais, escrita

Resumo

O artigo apresenta uma experiência avaliativa desenvolvida nas disciplinas "Filosofia da Educação" e "Introdução aos Estudos da Educação - Enfoque Filosófico" da Faculdade de Educação da USP entre 2018 e 2019. O objetivo foi verificar o potencial pedagógico da escrita reflexiva cotidiana, em forma de um diário pessoal, como instrumento de avaliação no ensino de Filosofia. A metodologia consistiu na adoção do que chamamos de "Diário Mental", obrigatoriamente escrito à mão pelos estudantes, sempre em primeira pessoa, como registro de reflexões pessoais relacionadas aos conteúdos das aulas. Os resultados sugerem que a prática favorece a reflexão autônoma, ainda que apresente desafios logísticos. As justificativas teóricas se ancoram na tradição da Filosofia como modo de vida, a partir do conceito de "exercícios espirituais" proposto por Pierre Hadot, que fundamenta a proposta do diário como forma de iniciação filosófica.

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Biografia do Autor

Vitor Hugo de Rosa, Faculdade de Educação USP

Graduado em Educação Artística (2013/UNESP) e Pedagogia (2020/USP). Matriculado no curso de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP, área de concentração Cultura, Filosofia e História da Educação.

Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio, Faculdade de Educação USP

Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Educação (Filosofia da Educação) pela Universidade de São Paulo (2005). Professor doutor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, filosofia da educação, filosofia antiga e estudos clássicos.

Daniel Sposito Coelho, Faculdade de Filosofia USP

Tem experiência na área de Filosofia, desenvolvendo estudos em História da Filosofia e Filosofia contemporânea, Ética e Psicologia. Desenvolveu, junto ao programa de Iniciação Científica do departamento de Filosofia da FFLCH-USP e sob orientação do professor doutor Eduardo Brandão, um projeto de pesquisa acerca da filosofia de Nietzsche, intitulado "Um estudo do conceito de esquecimento em Nietzsche". Atualmente atua como monitor na disciplina optativa FLF 0506 Práticas de Leitura e Escrita Acadêmica, ofertada como optativa livre na USP.

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

Rosa, V. H. de, Pagotto-Euzebio, M. S., & Coelho, D. S. (2025). A escrita de um diário como avaliação no ensino de Filosofia. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 11(1), e3/1–30. https://doi.org/10.5902/2448065790421