“Exercícios emancipatórios” para uma aprendizagem da filosofia no ensino médio a partir de O mestre ignorante de Jacques Rancière

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065747459

Palavras-chave:

Exercícios, Aprendizagem, Emancipação, Filosofia.

Resumo

Tomamos emprestado o termo “exercícios emancipatórios” de Walter Kohan (2003) para pensar a aprendizagem na Filosofia a partir de O Mestre Ignorante de Jacques Rancière (2002). Desse modo, o presente artigo analisa os temas “exercícios espirituais” em Pierre Hadot (2014), seus desdobramentos na Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault (2006) e “igualdade e emancipação” em O Mestre Ignorante para, a partir dessa última obra, se perguntar: como e quais “exercícios de pensamento” podem ser “exercícios emancipatórios” no qual a aprendizagem na Filosofia desperta o aluno para aquilo de que ele é capaz?

 

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Biografia do Autor

Joildo Dutra de Medeiros, Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, Riacho dos Cavalos, Paraíba, Brasil.

Professor na Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, Riacho dos Cavalos, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Medeiros, J. D. de. (2020). “Exercícios emancipatórios” para uma aprendizagem da filosofia no ensino médio a partir de O mestre ignorante de Jacques Rancière. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e24/ 1–15. https://doi.org/10.5902/2448065747459

Edição

Seção

Dossiê Ensino da Filosofia – Comunicações GT Filosofar e ensinar a filosofar