“Exercícios emancipatórios” para uma aprendizagem da filosofia no ensino médio a partir de O mestre ignorante de Jacques Rancière
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065747459Palavras-chave:
Exercícios, Aprendizagem, Emancipação, Filosofia.Resumo
Tomamos emprestado o termo “exercícios emancipatórios” de Walter Kohan (2003) para pensar a aprendizagem na Filosofia a partir de O Mestre Ignorante de Jacques Rancière (2002). Desse modo, o presente artigo analisa os temas “exercícios espirituais” em Pierre Hadot (2014), seus desdobramentos na Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault (2006) e “igualdade e emancipação” em O Mestre Ignorante para, a partir dessa última obra, se perguntar: como e quais “exercícios de pensamento” podem ser “exercícios emancipatórios” no qual a aprendizagem na Filosofia desperta o aluno para aquilo de que ele é capaz?
Downloads
Referências
ASPIS, Renata Lima; GALLO, Sílvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
CAMPANER, Sônia. Filosofia: ensinar e aprender. São Paulo: Livraria Saraiva, 2012.
FOUCAULT, Michel. Hermenêutica do Sujeito: edição estabelecida sob a direção de François Ewald e Alessandro Fontana, por Frédéric Gros ; tradução Márcio Alves da Fonseca. Salma Tannus Muchail. 2º ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2006. - (Tópicos).
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 3: O Cuidado de Si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
HADOT, Pierre. A filosofia com arte de viver: entrevistas de Jeannier Carlier e Arnold I. Davidson. São Paulo: É realizações, 2016.
HADOT, Pierre. Exercícios Espirituais e Filosofia Antiga. São Paulo: É Realizações, 2014.
HADOT, Pierre. O que é filosofia antiga? São Paulo: Edições Loyola, 2004.
KOHAN, Walter Omar. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
HOHAN, Walter Omar. Palavras, passos e nomes para um projeto. In: KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, p. 13-49, 2012. (Coleção: Ensino de Filosofia).
KOHAN, Walter Omar. Três lições de filosofia da educação. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 82, p. 221-228, abril 2003. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 28 de março de 2019.
MASSCHELEIN, Jan. O aluno e a infância: a propósito do pedagógico. Educ. Soc., vol. 24, n. 82, p. 281-288, 2003. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 18 de maio de 2020.
NETTO, Mônica Costa. A vontade Segundo Jacotot e o desejo de cada um. Educ. Soc., vol. 24, n. 82, p. 275-280, 2003. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 18 de maio de 2020.
RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. (Série: Educação, Experiência e Sentido).
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.
VERMEREN, Patrice; CORNU, Laurence; BENVENUTO, Andrea. Atualidade de O Mestre Ignorante. Entrevista concedida por Jacque Rancière. Educação & Sociedade, vol. 24, n. 82, p. 185-202, 2003. Disponível in: http://www.scielo.br/pdf/es/v24n82/a09v24n82.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2018.