“Exercícios emancipatórios” para uma aprendizagem da filosofia no ensino médio a partir de O mestre ignorante de Jacques Rancière

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065747459

Palabras clave:

Exercícios, Aprendizagem, Emancipação, Filosofia.

Resumen

Tomamos emprestado o termo “exercícios emancipatórios” de Walter Kohan (2003) para pensar a aprendizagem na Filosofia a partir de O Mestre Ignorante de Jacques Rancière (2002). Desse modo, o presente artigo analisa os temas “exercícios espirituais” em Pierre Hadot (2014), seus desdobramentos na Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault (2006) e “igualdade e emancipação” em O Mestre Ignorante para, a partir dessa última obra, se perguntar: como e quais “exercícios de pensamento” podem ser “exercícios emancipatórios” no qual a aprendizagem na Filosofia desperta o aluno para aquilo de que ele é capaz?

 

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Biografía del autor/a

Joildo Dutra de Medeiros, Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, Riacho dos Cavalos, Paraíba, Brasil.

Professor na Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, Riacho dos Cavalos, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2020-10-28

Cómo citar

Medeiros, J. D. de. (2020). “Exercícios emancipatórios” para uma aprendizagem da filosofia no ensino médio a partir de O mestre ignorante de Jacques Rancière. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e24/ 1–15. https://doi.org/10.5902/2448065747459

Número

Sección

Dossiê Ensino da Filosofia – Comunicações GT Filosofar e ensinar a filosofar