O Ensino do Esporte Seguindo uma Abordagem Crítico-Emancipatória: Aproximações com o Modelo Sport Education

Tairone Girardon de Vargas, Maríndia Mattos Morisso, Rosalvo Luis Sawitzki

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar possíveis aproximações entre a abordagem critico-emancipatória e o modelo de ensino Sport Education nas aulas de Educação Física que tematizam o esporte. Para isso, apresentamos uma revisão bibliográfica utilizando dos principais autores que tratam dos assuntos (KUNZ, 2010; SIEDENTOP, 1994). A partir do levantamento das características da abordagem e do modelo de ensino realizamos uma aproximação entre eles. Interpretamos que ambos apresentam características potenciais que podem auxiliar na prática pedagógica, pois enfatizam a aprendizagem do aluno e também contribuem para o processo de inovação por parte do professor.


Palavras-chave


Educação Física; esporte; Ensino

Texto completo:

PDF

Referências


BRACHT, V. Educação física e aprendizagem social. 2ª ed. Porto Alegre: Magister, 1997.

BRACHT, V; GONZÁLEZ, F. J. Educação Física Escolar. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. (Org.). Dicionário Crítico de educação física, Ijuí: Unijuí, 2005.

CALDERÓN, A.; HASTIE, P.A.; PEREZ, D.M.O.; El modelo de educacion deportiva (Sport Education Model). Metodologia de enseñanza del nuevo milênio?. In: Revista Espñola de Educacion Física y Deportes, nº 395, p. 63-79, outubro-dezembro, 2011. Disponível em: < http://www.reefd.es/index.php/reefd/article/view/213/205> Acesso em: 03 fev.2017.

CARLAN, P; KUNZ, E; FENSTERSEIFER, P. E. O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica "inovadora". In: Revista Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 04, p. 55-75, out/dez de 2012. Disponível em: < http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/29643> Acesso em: 24 mar.2017.

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: Conteúdos, duas Dimensões e Significados. Acervo digital da UNESP, 2012. Disponível em < http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41549/1/01d19t03.pdf> Acesso em: 25 mai. 2016.

GINCIENE, G.; MATTHIESEN, S. Q. Modelo do sport education no ensino do atletismo na escola. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 729-742, abr./jun. de 2017. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição, SP, editora Atlas S.A. 2002.

GHIRALDELLI Jr, P. Educação Física Progressista. São Paulo: Loyola, 1988.

GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF Escolar I. In: Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v. 1, p. 9-24, set. 2009. Disponível em: Acesso em: 08 set. 2016.

GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Referencial Curricular de Educação Física. In: RIO GRANDE DO SUL/Secretaria de Estado da Educação/Departamento Pedagógico. Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Secretaria de Estado da Educação. Porto Alegre: SE/DP, 2009, v. 2. p. 113-181.

GRAÇA, A.; MESQUITA, I. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. In: Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 7(3) 401–421, 2007. Disponível em: < http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?pid=S1645-05232007000300014&script=sci_abstract> . Acesso em: 18 de fev. 2017.

KUNZ, E. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. 7ª ed. Ijuí: Unijuí, 2010.

MACHADO, T. S; BRACHT, V. O impacto do movimento renovador da Educação Física nas identidades docentes: uma leitura a partir da “teoria do reconhecimento” de Axel Honneth. Revista Movimento. Porto Alegre, v. 22, n. 3, 849-860, jul./set. de 2016. Disponível em: < www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/60228/38854> Acesso em: 12 de mai. 2017.

OLIVEIRA, V. M. de. O que é Educação Física?. 10ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

SIEDENTOP, D.: Sport education: Quality PE through positive sport experiences. Champaign, IL: Human Kinetics, 1994.




DOI: https://doi.org/10.5902/2316546431177



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.