Circularidade de concepções pedagógicas de Reiner Hildebrandt-Stramann em universidades brasileiras (1984-2023)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546488092Palavras-chave:
Formação Profissional, Currículo, História da Educação FísicaResumo
O objetivo do estudo foi investigar indícios dos saberes pedagógicos e das práticas culturais disseminadas pelo professor Reiner Hildebrandt-Stramann em universidades públicas brasileiras, no período de 1984 a 2023. No ano de 1984, Hildebrandt-Stramann esteve, pela primeira vez no país, na posição de professor visitante do CEFD da UFSM, onde permaneceu até meados de 1986, por meio de convênio da CAPES firmado com o DAAD. Após este tempo, atuou em diversas universidades públicas brasileiras. Além da UFSM, no Rio Grande do Sul visitou, pela primeira vez no ano de 2022, a ESEFID da UFRGS. A ESEFID, instalada em 1940 sob a denominação de Escola Superior de Educação Física (ESEF), foi a primeira instituição a formar profissionais de Educação Física no estado, mantendo-se por cerca de 30 anos como a única do Rio Grande do Sul. Muitos professores(as) pioneiros(as) do CEFD/UFSM, estabelecido em 1970, realizaram sua formação acadêmica na ESEF.
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