Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Kinesis (ISSN 2316-5464 online) é um periódico de publicação contínua do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria que tem por objetivo divulgar a produção inédita do conhecimento da Educação Física, nacional e internacional, no que tange aos aspectos pedagógicos, biológicos, comportamentais, socioculturais, históricos e políticos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos encaminhados à revista Kinesis serão avaliados por dois pareceristas reconhecidos por seu notório saber acerca dos temas relacionados ao escopo do periódico e da temática específica. Para esta tarefa, será utilizado o sistema duplo cego e, com base nos pareceres obtidos, a Comissão Editorial emitirá um dos seguintes conceitos: aprovado para publicação; aprovado com correções; rejeitado para publicação. Quanto aos trabalhos não aceitos o autor será comunicado da decisão. Poderão ser publicados artigos escritos por especialistas de outras áreas de conhecimento, desde que os mesmos sejam de interesse da revista. Os editores não assumem a responsabilidade por opiniões/conceitos emitidos em artigos assinados e matéria transcrita. Os editores se reservam o direito de: selecionar os artigos para publicação; ouvir parecer de especialista para averiguar a qualidade do trabalho; proceder à revisão gramatical dos textos e fazer correções desde que não alterem o conteúdo.

Periodicidade

Publicação contínua.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

BREVE HISTÓRICO DA REVISTA KINESIS

Publicar pesquisas científicas sobre temas relacionados à Educação Física e Ciência do esporte em interface com as Ciências Biológicas e Humanas e contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento. A Rervista Kinesis embora tenha parado com as publicações por alguns anos, manteve-se com classificação e qualificação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), devido a relevância e atualidade da produção do conhecimento veiculado. Integra o SEER no Portal da UFSM desde 2012 e vem sendo gerenciada através dos mecanismos próprios do sistema. Atualmente a revista disponibiliza o DOI. individual (por artigo) o qual pode ser visualizado no próprio artigo, bem como, a coleção completa (por mecanismo de digitalização) para acesso livre no SEER. No contexto do CEFD a Revista Kineis recebe apoio e recursos institucionais e estabelece forte vínculo com o programa de Pós-Graduação em Educação Física. No contexto da UFSM Programa Especial de Incentivo às Revistas cintificas “Pró-Revistas”.

A Revista Kinesis retornou com publicação semestral de 2012 até 2016, iniciando o ano de 2017 com publicações quadrimensais. Em 2019 passamos para o modo de publicação contínua.