Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deverá ser original e inédita, e não poderá estar sendo avaliada para publicação por outra revista.  Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão terão que estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • O texto seguirá os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Aplicação de ferramentas para detecção de plágio, Turnitin.
  • Comitê de Ética: Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados dentro dos termos das Resoluções 196/96 e 251/97 do Conselho Nacional de Saúde. Quando envolver experimentos com seres humanos a autoria deverá encaminhar como "documento suplementar" o parecer de Comitê de Ética reconhecido ou declaração de que os procedimentos empregados na pesquisa estão de acordo com os princípios éticos norteadores das resoluções.
  • Ensaios Clínicos: A Revista Kinesis adota as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Internacional Committee Of Medical Jornal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informações sobre estudos clínicos, em acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação, a partir de 2007, os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos registros de ensaios clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE (http://www.icmje.org/). O número de identificação deve ser registrado ao final do resumo.
  • A revista Kinesis publicará, no máximo, dois trabalhos da mesma autoria ou coautoria por ano, bem como avaliará até dois artigos da mesma autoria ou coautoria, concomitantemente. Sendo assim, antes de iniciar o processo de submissão é necessário que o responsável pelo envio do manuscrito verifique esta situação.
  • Os trabalhos podem ser enviados em língua portuguesa, espanhola ou inglesa. O artigo deve ser escrito de forma correta em termos gramaticais, sendo de responsabilidade dos autores a revisão profissional de texto.

Diretrizes para Autores

AUTORIA

A revista Kinesis publicará, no máximo, dois trabalhos da mesma autoria ou coautoria por ano, bem como avaliará até dois artigos da mesma autoria ou coautoria, concomitantemente. Sendo assim, antes de iniciar o processo de submissão é necessário que o responsável pelo envio do manuscrito verifique a situação da autoria envolvida.

A autoria deve possuir registro no ORCID. Para registrar-se, é necessário acessar o link https://orcid.org/register. e seguir os passos para preenchimento dos campos.

Para dar início a submissão na plataforma SEER é necessário inserir as seguintes informações:

Metadados 

Autoria: Nome(s) completo(s); Instituição/Afiliação; URL Lattes; ORCID iD; Endereço eletrônico e endereço para correspondência; País; Resumo da Biografia.

títulos e resumos

palavras-chave

agências de fomento (se houver)

referências

 

Após o preenchimento dos metadados em português a autoria deverá selecionar a inclusão do resumo, título e palavras-chave em inglês e espanhol.

 

Trabalhos com quatro ou mais autoras/autores: Em manuscritos com 4 (quatro) ou mais autoras/autores devem ser obrigatoriamente especificadas as responsabilidades individuais, de acordo com o CRediT, na preparação do mesmo, no campo Comentários para o Editor, na parte inferior da página do Passo 1: Iniciar submissão.

Apoio financeiro: É obrigatório informar no manuscrito, sob a forma de nota de rodapé na primeira página e no Passo 3: 'Inclusão de Metadados'. No campo específico ‘Agências de fomento' incluir informações de qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando as agências de fomento, se houver.

Observação: os trabalhos que não atenderem a essa estrutura serão devolvidos à autoria, sem avaliação de mérito. 

 

ESTRUTURA DOS TRABALHOS

Os manuscritos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol e deverão ser apresentados em fonte Opens Sans 12 com espaçamento de 1,5 entre as linhas, de acordo com o número de caracteres indicado para cada seção. Utilizar itálico somente para palavras estrangeiras. O editor de texto utilizado deverá ser Word for Windows 6.0 ou posterior. Para isso é obrigatório que as informações do manuscrito sejam inseridas no template (arquivo padrão) disponibilizado no seguinte link: TEMPLATE.

Os trabalhos enviados em inglês ou espanhol, após a aprovação, deverão enviar um comprovante de que o manuscrito passou por uma revisão linguística profissional, documento este que deverá ser firmado por um profissional ou empresa. Os textos deverão estar estruturados conforme orientações abaixo.

Títulos, palavras-chave e resumos

 Título em português, inglês e espanhol que identifique o tema, contendo até 100 caracteres.

Resumos: Deve ser apresentado um resumo informativo acompanhado de sua tradução para a língua inglesa e espanhola, contemplando os seguintes aspectos: objetivo, metodologia, resultados e conclusão. Cada resumo deverá conter, no máximo, 150 palavras.

Palavras-chave: devem constituir-se de no máximo quatro termos que possam identificar o tema abordado no artigo em português, inglês e espanhol, devendo estar separadas por ponto e vírgula.  Ter como referência os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) em: http://decs.bvs.br;

Apoio financeiro: deve constar informação sobre qualquer tipo de apoio financeiro para a realização do estudo no manuscrito, em nota na última página após as referências, mencionando agência de fomento, edital e número do processo. Caso a realização do trabalho não tenha contado com apoio financeiro, acrescentar a seguinte informação tanto no sistema  quanto no manuscrito (última página): “O presente trabalho não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização

TAXAS

A Revista Kinesis não cobra nenhum tipo de taxa, quer seja de submissão, quer seja de publicação.

 

Políticas de Seções

ARTIGOS ORIGINAIS: Consiste em manuscritos que resultam de pesquisas empíricas analisadas a partir de dados originais atinentes aos aspectos pedagógicos, biológicos, comportamentais, socioculturais, históricos e políticos da Educação Física. O artigo deverá conter os seguintes itens: introdução; bases teóricas, metodologia, análise, discussão e considerações finais/conclusão. O manuscrito deve conter no máximo 35.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos e palavras-chave (português, inglês e espanhol), fotos, figuras, gráficos, tabelas e referências.

ENSAIOS: Texto original que realiza reflexões teóricas próprias, sobre temática bem delimitada relacionada ao campo da Educação Física. A autoria poderá defender uma tese sobre um tema de seu domínio respondendo uma questão, sustentada por uma consistente base empírica e bibliográfica. O manuscrito deve conter no máximo 35.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos, palavras-chave (português, inglês e espanhol), fotos, figuras, gráficos, tabelas e referências.

ENTREVISTAS: Manuscritos resultantes de entrevistas realizadas com pesquisadores da área da educação física e áreas afins de renome nacional e internacional. O manuscrito deve conter no máximo 35.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos e palavras-chave (português, inglês e espanhol), fotos, figuras, gráficos, tabelas e referências.

RESENHAS: Manuscritos resultantes de resenhas que visam apresentar aos leitores importantes obras da Educação Física, em qualquer idioma, que foram publicadas nos últimos 36 meses, considerando a data de envio do texto. O manuscrito deve estabelecer a relevância da obra para a Educação Física e áreas afins, bem como para o campo acadêmico específico no qual está inserido, realizando discussões críticas. O foco das resenhas será títulos de interesse acadêmico. O manuscrito deve conter no máximo 13.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos, palavras-chave (português, inglês e espanhol), referências e a referência completa da obra.

RELATO DE EXPERIÊNCIAS: Manuscrito original que resulte de experiências relacionadas ao Trabalho Pedagógico na Educação Física realizados em instituições escolar e não-escolar. O texto deverá apresentar o detalhamento sobre: o contexto da experiência; princípios pedagógicos e teóricos que orientam a proposta da instituição e da ação/atividades; principais ações/atividades realizadas e os resultados alcançados; análise crítica da experiência; considerações finais. O manuscrito deve conter no máximo 25.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos e palavras-chave (português, inglês e espanhol), fotos, figuras, gráficos, tabelas e referências.

 

Texto propriamente dito

 

*   As citações presentes no texto deverão estar de acordo com a normas NBR 10520, NBR 6023.

*   Ilustrações: Fotos, desenhos, gráficos e outras possíveis formas de ilustração deverão ser apresentadas em sequência, numeradas através de algarismos arábicos. Qualquer tipo de ilustração deve assegurar reprodução perfeita, estar devidamente legendada e com as fontes de referência devidamente indicadas, com fonte Opens Sans 12.

*   Tabelas: do mesmo modo que as ilustrações deverão ser apresentadas em sequência numeradas através de algarismos arábicos com títulos e fontes de referências com fonte Opens Sans 12. Deverão estar de acordo com as Normas de Apresentação Tabular do IBGE.

 

Deverão constar nos metadados:

- O(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es);

- Instituição de atuação profissional;

- Endereço eletrônico e endereço para correspondência. 

Autores, títulos, resumos, descritores devem ser inseridos no local 'Inclusão de Metadados' no processo de submissão:

Título que identifique o conteúdo em português, inglês e espanhol.

 

Referências

Ao final do artigo, as referências a obras e documentos citados no texto devem ser apresentadas em ordem alfabética, devidamente alinhadas na margem esquerda de acordo com a NBR 6023 que e são exemplificadas na sequência. Se o documento citado estiver online, obrigatoriamente seu link deve estar ativo e constar a data de acesso (Disponível em: ...........  Acesso em: ...........).

 

Exemplos:

 

Livros com 1 autora/autor:

AUTORA/AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, ano

Exemplo:

SEVERINO, Antonio J.  Metodologia do trabalho científico. 23. ed.  São Paulo: Cortez, 2007.

Livros com 2 ou 3 autoras/autores:

AUTORAS/AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, ano. 

Exemplo:

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari K.  Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto, 1994.

Livros com mais de 3 autoras/autores:

Primeira/o autora/autora, seguido da expressão et alTítulo. Local: Editora, ano.

Exemplo:

SOARES, Carmen L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

Livros com organizadores ou coordenadores:

ORGANIZADOR ou COORDENADOR, etc. (Org. ou Coord. ou Ed.) Título. Local: Editora, ano. 


Exemplo:

RODRIGUES, Maria L.; LIMENA, Maria M. C. (Orgs.) Metodologias multidimensionais em ciências humanas. Brasília: Líber Livro, 2006.

Partes de livros com autoria própria:

AUTORA/AUTOR da parte referenciada. Título da parte referenciada. Referência da publicação no todo precedida de In: Localização da parte referenciada.

ESTRELLA, Andreia C.  Entre imagens e palavras: um exercício metodológico multidimensional.  In: RODRIGUES, Maria L.; LIMENA, Maria M. C. (Orgs.)   Metodologias multidimensionais em ciências humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.  p.107-135.

Teses, dissertações, monografas de conclusão de curso:

AUTORA/AUTOR. Título. Ano. Paginação. Tipo do documento (dissertação, tese, trabalho de conclusão de curso), grau entre parênteses (Mestrado, Doutorado, Especialização em...) - vinculação acadêmica, o local e o ano da defesa.

Exemplo:

SERIO, Ana Luiza A. P. A divulgação da ciência na revista Scientific American Brasil. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2010.

Trabalhos apresentados em eventos e publicados em anais científicos:

AUTORA/AUTOR. Título do trabalho no evento. In:  TÍTULO DO EVENTO, edição do evento., ano de realização do evento. Título da publicação, sejam Anais, Resumos, Proceedings...Cidade: Editor do evento, ano da publicação. Paginação da parte referenciada.

Exemplo:

LIRA, N.J.P. A educação dos que vivem do trabalho para além do capital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 15 [e] CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2, 2007, Recife.  Anais... Recife: CBCE, 2007. Material bibliográfico em CD-Rom.

 

Artigos de revistas/periódicos:

AUTORA/AUTOR do artigo. Título do artigo. Título da revista, v., n., páginas, mês, ano. 

Exemplo:

SANTOS, M. A. A; SANTOS, R. P. Uso de suplementos alimentares como         forma de melhorar a performance nos programas de atividade física em academias de ginástica. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 85-174, jul./dez. 2002.

 

Artigos de jornais:

AUTORA/AUTOR do artigo. Titulo do artigo. Título do jornal, local, data (dia, mês e ano). Caderno, p.  

Exemplo:

BENTES, I.M.  O espetáculo do contra-discurso.  Folha de São Paulo, São Paulo, 18 agosto, 2002.  Caderno Mais, p.10-11

Leis, decretos, portarias, etc.:

LOCAL (país, estado ou cidade). Título (especificação da legislação, n.º e data). Indicação da publicação oficial. Volume, , data completa, páginas, Seção

Exemplo:

BRASIL. Portaria nº 147de 04 de Setembro de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, v. 60, p.19,  09 de set. 2008, Seção I,

Documentos eletrônicos:

AUTORA/AUTOR. Título. Local, data. Disponível em: ...........  Acesso em: ............

Exemplo:

BRASIL. Ministério da Educação. Lei N. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Basília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L9394htm> Acesso em: 20 jan. 2010

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

Todos os manuscritos enviados à Revista Kinesis serão submetidos à revisão editorial, cabendo aos editores de cada área uma análise preliminar quanto à pertinência e/ou adequação ao escopo da revista. Após esse procedimento os manuscritos serão encaminhados a dois especialistas do corpo de parecerista ou, se for o caso, pareceristas ad hoc através de sistema duplo cego. Quando ocorrerem avaliações discordantes, será feito o envio a um terceiro parecerista antes da decisão final dos editores. O manuscrito original submetido para publicação será aceito para análise pressupondo-se que:

  • O mesmo não foi publicado e nem está sendo submetido, simultaneamente, para publicação em outro periódico;
  • As opiniões emitidas pela autoria são de sua exclusiva responsabilidade;
  • A apresentação formal do trabalho está de acordo com todas as indicações destas Normas Editoriais.

Em caso de aceite, a autoria será notificado por e-mail, para que proceda às devidas correções. A autoria será notificada, por e-mail, da aceitação (ou recusa) de suas submissões.

Pequenas modificações no texto poderão ser feitas a critério de Editor-Chefe e/ou Editores Associados. A Kinesis reserva o direito de efetuar nos originais as alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo da autoria.

Após a avaliação e aceite do manuscrito, os trabalhos enviados em inglês ou espanhol, deverão enviar um comprovante de que o manuscrito passou por uma revisão linguística profissional, documento este que deverá ser firmado por um profissional ou empresa.

Quando se fizerem necessárias modificações substanciais, a autoria será notificada por e-mail e encarregada de fazê-las. Ao final da revisão, a autoria deverá postar a nova versão do trabalho no Sistema dentro do prazo informado no sistema e via e-mail.

Uma versão final, editada, ficará disponível à autoria, no Sistema, aguardando sua aprovação antes da publicação on-line. O manuscrito deverá seguir padrões de ética de pesquisa e deverá atender as diretrizes básicas para a integridade na atividade científica descritas pela Comissão de Integridade do CNPq (link das diretrizes propostas pelo CNP http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes).

Pareceristas -  deverão proceder a revisão dos trabalhos, considerando como base os parâmetros propostos por Porto e Gurgel (2018)*:

Rastreamento de plágio - O comitê editorial irá realizar uma avaliação prévia em relação ao plágio. Entretanto, o parecerista também poderá ficar atento a essa questão e avaliar esse aspecto quando houver indícios de plágio.

Conferência de citações e referências - Os aspectos técnicos das referências e citações serão revisados pelo corpo editorial, mas a responsabilidade pela exatidão dos dados informados é da autoria. Entretanto, a especificidade e momento de inserção das fontes usadas deverão ser contempladas na revisão do parecerista. Também é possível solicitar a inclusão de novos autores relevantes sobre o tema.

Leitura superficial do manuscrito - A leitura geral possibilitará ao avaliador a apreciação dos seguintes aspectos: se a ideia central do texto está clara e suficientemente argumentada; o emprego correto da língua (português ou espanhol); e a estrutura e organização geral do manuscrito.

Leitura aprofundada - Neste momento o avaliador deverá estar atento aos aspectos epistemológicos e teóricos presentes no manuscrito, bem como a forma como esses elementos são tratados na produção do novo conhecimento apresentado. Os pontos apresentados na sequência, expressam, de forma específica, este momento da avaliação.

Detecção e análise dos aspectos da parte inicial do trabalho: problema, objetivos, hipóteses, justificativa e relevância - Verificar se o problema central e secundários do estudo apresentam-se de forma clara e coerente, sustentados e justificados pela literatura da área. Com base nesses elementos, a relevância do estudo também deverá ser aferida.

Metodologia, resultados e discussões – O manuscrito terá que evidenciar clareza e sustentação teórica na metodologia, apresentando coerência com o problema de estudo, ou seja, a metodologia deverá mostrar como a questão de estudo será respondida. Os resultados e discussões deverão trazer os avanços que a pesquisa apresenta em relação aos estudos anteriores.

Resumo e Palavras chaves – O resumo deverá demonstrar coerência com o texto, bem como, de forma clara, apresentar os aspectos centrais do manuscrito, em especial dos objetivos, metodologia, principais resultados e conclusões. As palavras-chaves deverão expressar as temáticas e termos centrais da pesquisa tendo como referência os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

* PORTO,F; GURGEL, J.L. Sugestão de roteiro para avaliação de um artigo científico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v40, n. 2, p. 111-116, apr./jun. 2018.

Artigos originais

Consiste em manuscritos que resultam de pesquisas empíricas analisadas a partir de dados originais atinentes aos aspectos pedagógicos, biológicos, comportamentais, socioculturais, históricos e políticos da Educação Física. O artigo deverá conter os seguintes itens: introdução; bases teóricas, metodologia, análise, discussão e considerações finais/conclusão. O manuscrito deve conter no máximo 35.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos e palavras-chave (português, inglês e espanhol), fotos, figuras, gráficos, tabelas e referências.

Ensaios

Texto original que realizam reflexões teóricas próprias, sobre temática bem delimitada relacionada ao campo da Educação Física. A autoria poderá defender uma tese sobre um tema de seu domínio respondendo uma questão, sustentada por uma consistente base empírica e bibliográfica. O manuscrito deve conter no máximo 35.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos, palavras-chave (português, inglês e espanhol), fotos, figuras, gráficos, tabelas e referências.

Resenhas

Manuscritos resultantes de resenhas visam apresentar aos leitores importantes obras da Educação Física, em qualquer idioma, que foram publicadas nos últimos 36 meses, considerando data do envio do texto. O manuscrito deve estabelecer a relevância da obra para a Educação Física e áreas afins, bem como, para o campo acadêmico específico na qual está inserido, realizando discussões críticas sobre a mesma. O foco das resenhas será de títulos de interesse acadêmico. O manuscrito deve conter no máximo 13.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos, palavras-chave (português, inglês e espanhol), referências e a referência completa da obra.

Entrevistas

Manuscritos resultantes de entrevistas realizadas com pesquisadores da área da educação física e áreas afins de renome nacional e internacional. O manuscrito deve conter no máximo 35.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos e palavras-chave (português, inglês e espanhol), fotos, figuras, gráficos, tabelas e referências.

Relato de experiências

Manuscrito original que resulte de experiências relacionadas ao Trabalho Pedagógico na Educação Física realizados em instituições escolar e não-escolar. O texto deverá apresentar o detalhamento sobre: o contexto da experiência; princípios pedagógicos e teóricos que orientam a proposta da instituição e da ação/atividades; principais ações/atividades realizadas e os resultados alcançados; análise crítica da experiência; considerações finais. O manuscrito deve conter no máximo 25.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos e palavras-chave (português, inglês e espanhol), fotos, figuras, gráficos, tabelas e referências.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.