Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição deverá ser original e inédita, e não poderá estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- Os arquivos para submissão terão que estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
- O texto seguirá os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
- Aplicação de ferramentas para detecção de plágio, Turnitin.
- Comitê de Ética: Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados dentro dos termos das Resoluções 196/96 e 251/97 do Conselho Nacional de Saúde. Quando envolver experimentos com seres humanos a autoria deverá encaminhar como "documento suplementar" o parecer de Comitê de Ética reconhecido ou declaração de que os procedimentos empregados na pesquisa estão de acordo com os princípios éticos norteadores das resoluções.
- Ensaios Clínicos: A Revista Kinesis adota as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Internacional Committee Of Medical Jornal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informações sobre estudos clínicos, em acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação, a partir de 2007, os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos registros de ensaios clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE (http://www.icmje.org/). O número de identificação deve ser registrado ao final do resumo.
- A revista Kinesis publicará, no máximo, dois trabalhos da mesma autoria ou coautoria por ano, bem como avaliará até dois artigos da mesma autoria ou coautoria, concomitantemente. Sendo assim, antes de iniciar o processo de submissão é necessário que o responsável pelo envio do manuscrito verifique esta situação.
- Os trabalhos podem ser enviados em língua portuguesa, espanhola ou inglesa. O artigo deve ser escrito de forma correta em termos gramaticais, sendo de responsabilidade dos autores a revisão profissional de texto.
Artigos originais
Consiste em manuscritos que resultam de pesquisas empíricas analisadas a partir de dados originais atinentes aos aspectos pedagógicos, biológicos, comportamentais, socioculturais, históricos e políticos da Educação Física. O artigo deverá conter os seguintes itens: introdução; bases teóricas, metodologia, análise, discussão e considerações finais/conclusão. O manuscrito deve conter no máximo 35.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos e palavras-chave (português, inglês e espanhol), fotos, figuras, gráficos, tabelas e referências.
Ensaios
Texto original que realizam reflexões teóricas próprias, sobre temática bem delimitada relacionada ao campo da Educação Física. A autoria poderá defender uma tese sobre um tema de seu domínio respondendo uma questão, sustentada por uma consistente base empírica e bibliográfica. O manuscrito deve conter no máximo 35.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos, palavras-chave (português, inglês e espanhol), fotos, figuras, gráficos, tabelas e referências.
Resenhas
Manuscritos resultantes de resenhas visam apresentar aos leitores importantes obras da Educação Física, em qualquer idioma, que foram publicadas nos últimos 36 meses, considerando data do envio do texto. O manuscrito deve estabelecer a relevância da obra para a Educação Física e áreas afins, bem como, para o campo acadêmico específico na qual está inserido, realizando discussões críticas sobre a mesma. O foco das resenhas será de títulos de interesse acadêmico. O manuscrito deve conter no máximo 13.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos, palavras-chave (português, inglês e espanhol), referências e a referência completa da obra.Entrevistas
Manuscritos resultantes de entrevistas realizadas com pesquisadores da área da educação física e áreas afins de renome nacional e internacional. O manuscrito deve conter no máximo 35.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos e palavras-chave (português, inglês e espanhol), fotos, figuras, gráficos, tabelas e referências.Relato de experiências
Manuscrito original que resulte de experiências relacionadas ao Trabalho Pedagógico na Educação Física realizados em instituições escolar e não-escolar. O texto deverá apresentar o detalhamento sobre: o contexto da experiência; princípios pedagógicos e teóricos que orientam a proposta da instituição e da ação/atividades; principais ações/atividades realizadas e os resultados alcançados; análise crítica da experiência; considerações finais. O manuscrito deve conter no máximo 25.000 caracteres (com espaços) incluindo títulos, resumos e palavras-chave (português, inglês e espanhol), fotos, figuras, gráficos, tabelas e referências.
Declaração de Direito Autoral
A Revista Kinesis adota para todas as suas publicações a licença Creative Commons Atribuição Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Identificada pelo símbolo:
Os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material
Nos seguintes termos:
Atribuição — Deve-se dar os devidos créditos, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode-se fazer de qualquer maneira razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante endossa a autoria ou seu uso.
Não Comercial — Não se pode usar o material para fins comerciais.
Compartilha Igual — Se remixar, transformar ou construir sobre o material, deve-se distribuir suas contribuições sob a mesma licença do original.
Sem restrições adicionais — Não se pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.
* O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que se sigam os termos da Licença.
A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- A autoria mantém os direitos autorais e concede à revista o direito de primeira publicação;
- É permitido e estimulado a publicação e distribuição do trabalho online por seus autores e autoras (ex.: em repositórios institucionais ou na página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso aberto, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.