https://periodicos.ufsm.br/kinesis/issue/feedKinesis2024-10-16T11:31:16-03:00Thiago Farias da Fonseca Pimentakinesisrevista@ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A Revista <strong>Kinesis</strong> é um periódico de publicação contínua do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria que tem por objetivo divulgar a produção inédita do conhecimento da Educação Física, nacional e internacional, no que tange aos aspectos esportivos, desempenho humano, pedagógicos, biológicos, comportamentais, socioculturais, históricos e políticos.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2316-5464 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B3</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/88093Do currículo por conteúdos para competências no curso de Educação Física na Unijuí: a percepção dos docentes2024-08-31T10:38:43-03:00Robson Machado Borgesrobson.borges@unijui.edu.brMariane Denise Martinsmariane.martins@unijui.edu.br<p>Este artigo tem como objetivo identificar a percepção de docentes sobre a passagem do processo de ensino e aprendizagem por conteúdos para o currículo por competências no curso de Educação Física na Unijuí. A partir de uma abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de casos múltiplos, com a participação de dez professores. Os resultados apontam que, inicialmente, os professores se sentiram angustiados e desconfortáveis quando foram desafiados a ensinar a partir de outra perspectiva diferente da tradicional. Com o tempo, passaram a reconhecer e defender a educação por competências no Ensino Superior, destacando a importância do planejamento e da mobilização de conhecimentos em contextos reais. Os professores indicam a necessidade de estudos por meio da formação continuada para avançar no processo de ensino por competências.</p>2024-10-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Robson Machado Borges, Mariane Denise Martinshttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/87966Aprendizagem experiencial e orientada para a experiência de lançamento longo2024-09-18T22:53:43-03:00Heike Beckmannh.beckmann@tu-braunschweig.de<p><span style="font-weight: 400;">Aprendizagem experiencial e orientada para a experiência do arremesso de longa distância. O artigo descreve uma aula vivenciada para o desenvolvimento do </span><em><span style="font-weight: 400;">long throwing</span></em><span style="font-weight: 400;">. Este método contrasta com uma forma de ensino orientada para a tecnologia. Um caminho de ensino experiencial permite que os alunos encontrem sua melhor técnica. </span></p>2024-10-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Heike Beckmannhttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/88468A figura de Reiner Hildebrandt-Stramann na configuração do modelo Tratamento Pedagógico do Corpóreo2024-08-02T22:34:57-03:00Lucio Martínez Álvarezlucio.martinez@uva.esNicolás Julio Bores Calle borescalle@gmail.com<p>Os autores deste artigo, colegas e colaboradores na criação da teoria educacional abrangente conhecida como Tratamento Pedagógico do Corpóreo, liderada pelo professor Marcelino Vaca Escribano, analisam as possíveis influências que as ideias de Reiner Hildenbrant-Stramann tiveram sobre o modelo durante mais de duas décadas de intercâmbio e trabalho de pesquisa conjunta. Fazemos isso com base na ideia de Escola Móvel que conseguimos apreender das diversas publicações, palestras, práticas e debates que compartilhamos com o professor da Universidade Técnica de Braunschweig (Alemanha), tomando como guia o artigo da revista Movimento intitulado "Escola(s) em Movimento" (2005).<br />Ambos os modelos se baseiam na afirmação de que o Corpo - para o TPC - e o Movimento - para a Escola Móvel - são elementos essenciais na configuração de uma escola que deseja cumprir a dupla missão de ensinar e educar. Eles compartilham uma visão ecológica da instituição educacional na qual todos os seus componentes (teorias, programas, espaços, pessoas, materiais etc.) devem ser integrados e complementados para atender aos sujeitos que são corpos e que aprendem em movimento. </p>2024-10-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Nicolás Julio Bores Calle , Lucio Martínez Álvarezhttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/87914Currículo Intercultural e Práticas Corporais no contexto educacional interdisciplinar2024-10-01T14:55:47-03:00Sidinei Pithan da Silvasidinei.pithan@unijui.edu.br<p>O estudo aborda o tema do currículo tendo em vista outro modo de pensar a formação em Educação Física. De forma especial, discute os principais significados implicados no âmbito da teoria curricular, sinalizando para três tradições que constituem o debate na educação: teorias tradicionais, críticas e pós-críticas, apontando para um sentido intercultural, interdisciplinar e complexo no âmbito do ensino e aprendizagem de práticas corporais. Do ponto de vista metodológico, constitui-se em um ensaio, de cunho hermenêutico, que se ampara na análise interpretativa e qualitativa de obras que enfocam o tema do currículo, da interculturalidade, da interdisciplinaridade e da complexidade, para analisar sentidos pedagógicos ampliados acerca das práticas corporais na formação em Educação Física. O enfoque tematiza um sentido possível para a construção de outras formas de pensar a formação em Educação Física, em que as questões que envolvem a elaboração de currículos, se tornem objeto da formação a partir das teorias críticas e pós-críticas. Trata, também, de uma reflexão que procura manter acesa a interrogação sobre os significados de uma abordagem interdisciplinar e complexa no trato com as questões das práticas corporais, bem como do corpo, e da cultura na Educação Física.</p>2024-10-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sidinei Pithan da Silvahttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/88105Panorama e perspectivas da formação inicial e continuada em Educação Física no Brasil2024-09-24T14:29:36-03:00Valter Brachtvbracht13@gmail.com<p>O texto trata do tema a partir de pequenas teses que envolvem: as condições macro-estruturais que influenciam a formação; a conformação dos currículos a partir de disciplinas acadêmicas que configuram o objeto de estudo da Educação Física a partir de seus objetos próprios configurando uma fragmentação do conhecimento e uma dificuldade para sua vinculação com a intervenção; as características da produção do conhecimento no campo e seu impacto nos processos de formação; análise crítica do impacto da pós-graduação nos processos de formação; avaliação e sugestões sobre as políticas de formação continuada para o campo da Educação Física.</p>2024-10-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Valter Brachthttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/88092Circularidade de concepções pedagógicas de Reiner Hildebrandt-Stramann em universidades brasileiras (1984-2023)2024-10-03T01:11:21-03:00Janice Zarpellon Mazo janice.mazo@ufrgs.brTuany Defaveri Begossi tuany_begossi@hotmail.comBruno Peradotto Lambbruno.lamb@ymail.com<p>O objetivo do estudo foi investigar indícios dos saberes pedagógicos e das práticas culturais disseminadas pelo professor Reiner Hildebrandt-Stramann em universidades públicas brasileiras, no período de 1984 a 2023. No ano de 1984, Hildebrandt-Stramann esteve, pela primeira vez no país, na posição de professor visitante do CEFD da UFSM, onde permaneceu até meados de 1986, por meio de convênio da CAPES firmado com o DAAD. Após este tempo, atuou em diversas universidades públicas brasileiras. Além da UFSM, no Rio Grande do Sul visitou, pela primeira vez no ano de 2022, a ESEFID da UFRGS. A ESEFID, instalada em 1940 sob a denominação de Escola Superior de Educação Física (ESEF), foi a primeira instituição a formar profissionais de Educação Física no estado, mantendo-se por cerca de 30 anos como a única do Rio Grande do Sul. Muitos professores(as) pioneiros(as) do CEFD/UFSM, estabelecido em 1970, realizaram sua formação acadêmica na ESEF.</p>2024-10-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Janice Zarpellon Mazo , Tuany Defaveri Begossi , Bruno Peradotto Lambhttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/88926Concepção de Aulas Abertas na Educação Física brasileira: uma pesquisa do estado do conhecimento2024-09-11T12:41:56-03:00Andressa Ribeiro Contreiraandressacontreira@gmail.comPatric Paludett Florespflores@uea.edu.brDiego Grasel Barbosadbarbosa@uea.edu.brInês Amanda Streitinesamanda@gmail.com<p>O objetivo desta pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento, foi analisar as principais temáticas que engendram a produção científica sobre a Concepção de Aulas Abertas na Educação Física Escolar brasileira. Para a seleção dos artigos, foram utilizados os descritores “Educação Física Escolar” e “Aulas Abertas”, combinados com o operador booleano “AND”, nas bases de dados: Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, Portal Periódicos CAPES e Google Acadêmico. A partir da busca foram identificadas 687 produções científicas, as quais passaram por uma filtragem (critérios de inclusão e exclusão), sendo ao final selecionados 13 artigos. A análise das informações aconteceu por meio da técnica da análise de conteúdo. Sobre os achados, destaca-se que a produção científica, corpus deste trabalho, de modo geral, retrata o contexto de experiências interventivas a partir da utilização da Concepção de Aulas Abertas, principalmente, na etapa do Ensino Fundamental, sendo exploradas as temáticas dos Jogos e Brincadeiras na Educação Física, com estratégias metodológicas do ensino a partir das dimensões do conteúdo (conceitual, procedimental e atitudinal) e com desdobramentos que constituem o trato-pedagógico do professor no processo de ensino e aprendizagem (na tentativa de reflexão e autonomia), em sua maioria, para os alunos da educação básica.</p>2024-10-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Andressa Ribeiro Contreira, Patric Paludett Flores, Diego Grasel Barbosa, Inês Amanda Streithttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/87915Currículo Intercultural e os desafios de uma república democrática2024-09-18T22:59:53-03:00Paulo Evaldo Fensterseiferfenster@unijui.edu.br<p>Este ensaio tem como objetivo problematizar as potencialidades de um currículo pensado na perspectiva intercultural, tensionado pelos desafios que caracterizam uma escola republicana em sociedades democráticas. A perspectiva metodológica é de natureza qualitativa, valendo-se de pesquisa bibliográfica e, em menor medida, documental. Apresenta como resultado os cuidados relativos à conciliação dos aspectos culturais com a perspectiva de um mundo comum, exemplificado na temática indígena e sua inserção nas escolas regulares. Conclui que um currículo intercultural significa um ganho em termos de diversidade e que é compatível com a pluralidade democrática.</p>2024-10-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Paulo Evaldo Fensterseiferhttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/88293Reflexões didáticas sobre a configuração dos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos girar e saltar em curso de formação de professores de educação física2024-07-22T11:26:31-03:00Reiner Hildebrandt-Stramannr.hildebrandt-stramann@tu-braunschweig.deMarli Hatjemarli.hatje@ufsm.brLuciana Erina Palmaluciana.e.palma-viana@urfsm.br<p>A análise e reflexão didática das aulas é uma das principais tarefas de um professor (inclusive da área da Educação Física). No artigo apresentamos um conceito de análise que se baseia na compreensão do ensino como “encenação de um evento social”. Professores e alunos fazem uma aula juntos. Para a avaliação didática da produção, apresentamos o método de revisão didática utilizando dois exemplos didáticos sobre os temas “Girar” e “Saltar”. Torna-se claro que a encenação do tema “Girar” segue uma concepção pedagógica do movimento, enquanto a encenação do tema “Saltar” apenas segue uma abordagem cujo conceito orienta para o ensino de técnicas de movimento. Com esse método de revisão, as consequências sociais para os envolvidos na aula tornam-se claras: enquanto alguns estão envolvidos na formação do significado da aula (exemplo: Girar), outros permanecem dependentes do professor (exemplo: Saltar).</p>2024-10-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Reiner Hildebrandt-Stramann, Marli Hatje, Luciana Erina Palmahttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8895040 anos de experiências e vivências com a Educação Física brasileira - uma retroperspectiva biográfica em episódios2024-09-11T12:51:04-03:00Reiner Hildebrandt-Stramannr.hildebrandt-stramann@tu-braunschweig.de<p>Com a edição especial do vol. 42, n° esp. 2 da Revista Kinesis sendo o dossiê temático "A Formação de Professores de Educação Física: 40 anos de parceria Brasil e Alemanha nas contribuições do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann", o próprio Reiner Hildebrandt-Stramann traz um ensaio especial trazendo alguns casos durante seus anos como pesquisador e docente. Discorre também sobre teorias de Kunz, Freire, Luhmann, Digel, e outros, além de suas aplicações nos casos apresentados. </p>2024-10-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Reiner Hildebrandt-Stramannhttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/88998Contribuições educacionais de Reiner Hildebrandt-Stramann em Portugal2024-09-13T14:17:59-03:00Antônio José Domingues Faustinoa.faustino@ipcb.pt<p><span data-contrast="auto">O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato da relação institucional, no âmbito do Programa ERASMUS, entre a Hochschule Vechta e Technische Universität Braunschweig, personificadas no Prof. Doutor Reiner Hildebrandt- Stramann e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, pelo Mestre António José Domingues Faustino</span><span data-contrast="auto">1</span><span data-contrast="auto">.</span><span data-ccp-props="{"201341983":0,"335551550":6,"335551620":6,"335559738":120,"335559739":120,"335559740":240}"> </span></p> <p><span data-contrast="auto">Trata-se de um bosquejo histórico, assente especialmente em registos fotográficos e publicações.</span><span data-ccp-props="{"201341983":0,"335551550":6,"335551620":6,"335559738":120,"335559739":120,"335559740":240}"> </span></p> <p><span data-contrast="auto">A análise está organizada de acordo com os seguintes tópicos: (1) Antecedentes da Colaboração; (2) Seminário Recreios Escolares; (3) Estudos de Rotinas de Vida Diária; (4) Estudos de Intervenção Prática; (5) ERASMUS (Conferências, Cursos…); (6) Estudos financiados pelo Programa DAAD “Hochsuldialog mit Südeuropa”; (7) Simpósios Internacionais.</span><span data-ccp-props="{"201341983":0,"335551550":6,"335551620":6,"335559738":120,"335559739":120,"335559740":240}"> </span></p>2024-10-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Antônio José Domingues Faustino