https://periodicos.ufsm.br/kinesis/issue/feedKinesis2022-09-05T20:06:25-03:00João Francisco Magno Ribaskinesisrevista@ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A Revista <strong>Kinesis</strong> é um periódico de publicação contínua do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria que tem por objetivo divulgar a produção inédita do conhecimento da Educação Física, nacional e internacional, no que tange aos aspectos pedagógicos, biológicos, comportamentais, socioculturais, históricos e políticos.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2316-5464 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B3</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/67021Tática no futsal: um estudo com a elite dos treinadores de Pernambuco2022-04-04T14:31:59-03:00Ho Shin Fúhoshinfu19@gmail.comWyllams Carlos Damásio de Santanacarloswyllams2@gmail.comJúlia Vitória da Silva Cruzjulia.cruz@upe.brPaloma de Freitas Vieirapalomaf979@gmail.comAna Paula da Silvaansipaula@gmail.com<p>A pesquisa objetivou analisar as percepções sobre tática da elite dos treinadores do futsal pernambucano a fim de identificar contribuições para futuros treinadores desse esporte. Com base nisso, a pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa com inserção no campo, onde a técnica para a coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada e para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo categorial por temática. Durante a pesquisa, constatamos que atualmente os treinadores pernambucanos tendem a utilizar frequentemente os sistemas táticos 3x1 e 4x0 durante os jogos que disputam, uma vez que esses especialistas levam em consideração aspectos importantes como: o maior volume de ações ofensivas, o melhor equilíbrio defensivo e a mobilidade proporcionada. Além disso, a pesquisa também revelou que os treinadores realizam variações táticas durante o jogo e consideram o sistema 2x2 como o mais propício para ser empregado na iniciação esportiva.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Futsal; Tática; Treinadores</p>2022-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Ho Shin Fú, Wyllams Carlos Damásio de Santana, Júlia Vitória da Silva Cruz, Paloma de Freitas Vieira, Ana Paula da Silvahttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/69677Equipe masculina adulta de handebol da ADUFSM na década de 1980: ponto de vista do técnico Luiz Celso Giacomini2022-03-22T16:43:20-03:00César Alcides Gellergellercesar@gmail.comLuma Lemos Airespandadiz@hotmail.com<p class="western"><span style="color: #000000;">Este estudo visa a determinar os principais fatores, segundo a análise do treinador, que permitiram à equipe de handebol masculina da ADUFSM lograr êxito, em termos de resultado, nos anos 80 do século passado. Para tal, foi realizada uma entrevista com Luiz Celso Giacomini (2015), professor e técnico. Foram elencados, em ordem crescente de importância, oito fatores que contribuíram para o sucesso e a supremacia da cidade de Santa Maria–RS no handebol em nível regional, nacional e internacional. A partir disso, procurou-se analisar e discutir cada item com o que a literatura apresenta como sugestão no treinamento de equipes de alto rendimento. Conclui-se que os fatores apresentados pelo treinador integram há 35 anos uma concepção de esporte para o handebol, que ainda hoje pode ser considerada atual perante a bibliografia contemporânea especializada, podendo, assim, servir como referencial para a estruturação de modelos próprios para o treinamento de equipes de alto nível nos esportes coletivos.</span></p> <p class="western"><strong>Palavras-chave:</strong> Handebol; ADUFSM; Treinamento</p>2022-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 César Alcides Geller, Luma Lemos Aireshttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/69126Ciclismo mountain bike (MTB) na pandemia de COVID-19: Níveis de saúde e desempenho auto reportados2022-05-28T13:16:19-03:00Vanilson Batista Lemesvanilson.lemes@hotmail.comRodrigo Baptista Moreirarbmoreira2@gmail.com<p>Realizou-se a descrição do perfil auto reportado de ciclistas adultos, praticantes de MTB, no que se refere as motivações, características e experiência no esporte, sobrepeso e obesidade avaliados pelo índice de massa corporal (IMC), ocorrência de dores, tempo de sono, nível de intensidade durante a prática de MTB, flexibilidade autopercebida e resistência física geral. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem mista, que incluiu 23 ciclistas, com idades entre 33 a 72 anos. Estes responderam um questionário durante a pandemia de COVID-19. Os resultados e conclusões indicam que as motivações no MTB se originam na infância e adolescência, por incentivo de grupo ou de amigos e familiares. As taxas de sobrepeso/obesidade e dores foram elevadas, mais de 70 e 50% respectivamente. Apenas 17,4% dos ciclistas atingia 7 horas ou mais de sono noturno. As ocorrências de flexibilidade baixa (não esperada) e resistência física geral baixa/moderada ultrapassaram 40%.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Ciclismo; Atividade física; Exercício Físico; Volta ao Esporte; SARS-CoV-2</p>2022-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 vanilson batista lemes, Rodrigohttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/67871Contrapontos para a Educação Física: a relação esporte, movimento e experiência2021-12-02T10:53:27-03:00Felipe Barroso de Castrofelipecastro99@yahoo.com.brElenor Kunzelenkunz@terra.com.br<p>Neste ensaio, propomo-nos a discutir as possíveis relações do movimento humano, presentes no esporte e na experiência. Concebemos a dominação do corpo e do movimento a partir do esporte, para chegarmos à discussão dos sentidos atribuídos à prática esportiva. Apresentamos algumas considerações e alternativas a serem pensadas em relação à dimensão da experiência no movimento e no ensino a partir da perspectiva do “se-movimentar”, com exemplos de algumas práticas. Consideramos que a abertura para a experiência pode possibilitar um reencontro com o prazer da prática esportiva, valorizando dimensões sensíveis do “se-movimentar”. Essa perspectiva nos dá indicativos de que a experiência pode aparecer no processo educativo não somente como um meio, mas também como finalidade educativa e formadora.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Esporte; Movimento; Experiência</p>2022-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Felipe Barroso de Castro, Elenor Kunzhttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/69038Uma proposta baseada em valores, atitudes e práticas para o ensino inclusivo ampliado na Educação Física2022-05-29T21:12:11-03:00Reiner Hildebrandt-Stramannr.hildebrandt-stramann@tu-bs.deLuciana Erina Palmaluepalma@yahoo.com.brMarli Hatjehatjemarli@gmail.comAmauri Aparecido Bassoli de Oliveiraamauribassoli@gmail.com<p>Este artigo traz uma compreensão ampliada da inclusão, baseada na diversidade e na singularidade das pessoas. Está centrada em valores como liberdade, igualdade e pertencimento, todos derivados da Convenção sobre Direitos Humanos, da Convenção sobre os Direitos da Criança e da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Desses valores resultam atitudes e práticas inclusivas que, em decorrência, determinam uma pedagogia inclusiva. As atitudes incluem a valorização da diferença, o reconhecimento da igualdade e a valorização da semelhança. Por fim, é apresentada uma compreensão de prática inclusiva do movimento com o tema "inclusão por meio das relações do movimento", baseado em valores e atitudes inclusivos.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Inclusão; Valores sociais; Educação Física</p>2022-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Reiner Hildebrandt-Stramann, Luciana Erina Palma, Marli Hatje, Amauri Aparecido Bassoli de Oliveirahttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/71530Editorial2022-09-01T09:06:20-03:00João Francisco Magno Ribasribasjfm@hotmail.comDaniela Daniela Lopes dos Santoslopesdossantosdaniela@gmail.comElizara Carolina Marinelizaracarol@yahoo.com.brJessié Gutierresjessiegutierres@gmail.comMariani Guedes Santiagomarianisantiago@gmail.comMaristela da Silva Souzamaristeladasilvasouza@yahoo.com.brNatiele Follmannnfollmann@yahoo.com.br2022-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Kinesis Revistahttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/71571Ficha catalográfica2022-09-05T16:52:49-03:00Revista Kinesiskinesisrevista@ufsm.br2022-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Kinesishttps://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/69232Com a palavra, professor Ruy Jornada Krebs do CEFD da UFSM2022-06-09T22:28:06-03:00Raquel Valente de Oliveiraraquelvvallente@hotmail.comJanice Zarpellon Mazojanice.mazo@ufrgs.br<p>O presente estudo tem por objetivo apresentar uma entrevista realizada com o professor Ruy Jornada Krebs no ano de 1993, quando ele ainda fazia parte do corpo docente do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Por meio desta entrevista, guiada pelos pressupostos teórico-metodológicos da História Oral, buscou-se registrar informações sobre a constituição histórica do CEFD/UFSM e as rememorações de Ruy Krebs, um dos professores pioneiros da instituição. A entrevista foi gravada duas décadas após seu ingresso no corpo docente do CEFD/UFSM no ano de 1973. Ao compartilharmos esta entrevista, quase 30 anos após sua realização, pretendemos contribuir não apenas com a preservação das memórias do CEFD/UFSM, mas, também, com as futuras leituras históricas sobre a formação de professoras(es) em Educação Física no Brasil.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: CEFD/UFSM; Formação de professoras(es); História da Educação Física; História Oral</p>2022-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Raquel Valente de Oliveira, Janice Zarpellon Mazo