Circularidade de concepções pedagógicas de Reiner Hildebrandt-Stramann em universidades brasileiras (1984-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546488092

Palavras-chave:

Formação Profissional, Currículo, História da Educação Física

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar indícios dos saberes pedagógicos e das práticas culturais disseminadas pelo professor Reiner Hildebrandt-Stramann em universidades públicas brasileiras, no período de 1984 a 2023. No ano de 1984, Hildebrandt-Stramann esteve, pela primeira vez no país, na posição de professor visitante do CEFD da UFSM, onde permaneceu até meados de 1986, por meio de convênio da CAPES firmado com o DAAD. Após este tempo, atuou em diversas universidades públicas brasileiras. Além da UFSM, no Rio Grande do Sul visitou, pela primeira vez no ano de 2022, a ESEFID da UFRGS. A ESEFID, instalada em 1940 sob a denominação de Escola Superior de Educação Física (ESEF), foi a primeira instituição a formar profissionais de Educação Física no estado, mantendo-se por cerca de 30 anos como a única do Rio Grande do Sul. Muitos professores(as) pioneiros(as) do CEFD/UFSM, estabelecido em 1970, realizaram sua formação acadêmica na ESEF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janice Zarpellon Mazo , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio de pós-doutorado em História. Doutorado em Ciências do Desporto na Universidade do Porto/Portugal. Mestrado em Ciência do Movimento Humano. Especialização em Voleibol. Especialização em Currículo. Licenciatura em Educação Física. Idealizadora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) da UFRGS. Idealizadora e coordenadora do Observatório do Esporte Paralímpico da UFRGS. Atuou como Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Educação Física. Foi coordenadora do PPGCMH da UFRGS. Desenvolve pesquisas em História do Esporte e da Educação Física; esporte paralímpico; esporte adaptado para pessoas com deficiência (PCD) e esporte para surdos.

Tuany Defaveri Begossi , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2022). Mestra em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH/ESEFID/UFRGS (2017). Bacharela em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2015). Licenciada em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2013). Professora de Educação Física na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caetano Polesello (2020 - atual). Membro do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS). Integrante do Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos (OEPES/UFRGS). Integrante do Centro de Memória do Esporte (CEME/UFRGS). Associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Filiada à Associação Nacional de História (ANPUH). Filiada à International Society for the History of Physical Education and Sport (ISHPES). Membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira (APB), braço científico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Atua e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: Estudos históricos e socioculturais da Educação Física e do Esporte, Educação Física Escolar, Educação Física Inclusiva, Formação de professores(as) de Educação Física, Metodologias de pesquisa e de ensino da Educação Física, Esporte Olímpico, Paralímpico, Adaptado e Esportes para pessoas surdas.

Bruno Peradotto Lamb, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui formação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019) com especialização em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching (2021) e em Futebol: Ciência do Movimento, Metodologia e Alto Rendimento (2022), ambas pela mesma universidade. É aluno do curso de Educação Física (ABI) na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi bolsista de Extensão do Centro de Memória do Esporte (CEME) no ano de 2023~2014 e integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte (NEHME) e do Observatório do Paradesporto e Esportes Surdos (OEPES) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, Jean et. al. (Org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 295 – 317.

GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. Tradução: Maria Betânia Amoroso. Tradução dos poemas: José Paulo Paes. Revisão técnica: Hilário Franco Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

GRUZINSKI, S. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Publikationen Hildebrandt-Stramann. Braunschweig: Technische Universität Braunschweig, s.d. Disponível em: https://www.tu-braunschweig.de/fileadmin/Redaktionsgruppen/Institute_Fakultaet_6/Sportwissenschaft/Publikationen_Hildebrandt-Stramann.pdf. Acesso em: 05 out. 2024.

LUNA, L. Professor alemão fala sobre Educação Física nas escolas em Arapiraca. Alagoas, 11 de setembro de 2018. Disponível em: https://noticias.ufal.br/ufal/noticias/2018/9/professor-alemao-fala-sobre-educacao-fisica-nas-escolas-em-arapiraca. Acesso em: 30 jun. 2024.

MAZO, J. Z.; BEGOSSI, T. D. Narrativa, memória e saberes: entrevista com o professor Reiner Hildebrandt-Stramann. Kinesis, Santa Maria, Dossiê CEFD 50 anos, p. 01-12, 2021.

MORO, L; LAVARDA, S. A UFSM durante os anos de chumbo. Santa Maria, 15 de setembro de 2016. Disponível em: https://www.ufsm.br/midias/experimental/educom/2016/09/15/a-ufsm-durante-os-anos-de-chumbo. Acesso em: 30 jun. 2024.

MOTTA, R. P. S. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. CEFD promove ciclo de oficinas de movimento a partir desta segunda-feira. Santa Maria, 2023. Disponível em: https://www.ufsm.br/2023/10/06/cefd-promove-ciclo-de-oficinas-de-movimento-a-partir-desta-segunda-feira. Acesso em: 05 out. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Docentes do CEFD desenvolvem atividades científicas em acordos de cooperação internacional. UFSM, 2024. Disponível em: https://www.ufsm.br/2024/05/28/docentes-do-cefd-desenvolvem-atividades-cientificas-em-acordos-de-cooperacao-internacional. Acesso em: 05 out. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. UFRB recebe visita de professor da Universität Braunschweig. UFRB, 2011. Disponível em: https://ufrb.edu.br/portal/noticias/2534-ufrb-recebe-visita-de-professor-da-universitaet-braunschweig. Acesso em: 05 out. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. II Simpósio Internacional de Educação Física: Currículo e Didática. UFRGS, 2022. Disponível em: https://www.ufrgs.br/ceme/elementor-1176. Acesso em: 05 out. 2024.

Publicado

16-10-2024

Como Citar

Mazo , J. Z. ., Defaveri Begossi , T., & Peradotto Lamb, B. (2024). Circularidade de concepções pedagógicas de Reiner Hildebrandt-Stramann em universidades brasileiras (1984-2023). Kinesis, 42(esp. 2), 15. https://doi.org/10.5902/2316546488092

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.