Educação Física e Praxiologia Motriz: articulações e desafios
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546487755Palavras-chave:
Praxiologia Motriz, Educação Física, Ação MotrizResumo
Neste texto se apresenta um dossiê que teve origem na IVª edição do Seminário Latino-americano e Brasileiro de Praxiologia Motriz que aconteceu na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, no período de 19 a 21 de maio de 2023. Com a submissão de vários trabalhos neste evento, evidenciou a necessidade de indicar também o tema deste dossiê: Educação Física e a Praxiologia Motriz: Articulações e Desafios. O objetivo geral desta proposta foi proporcionar um espaço acadêmico de produção e estudo do conhecimento praxiológico visando situar o lugar da Praxiologia Motriz no âmbito da Educação Física na América Latina, debatendo caminhos e desafios nesse processo. Foram publicados neste dossiê 11 (onze) artigos científicos de autoria de pesquisadores latinoamericano e europeus, sendo um deles realizado pelo autor da teoria praxiológica, o professor Pierre Parlebas. Esse projeto consistiu em mais um passo científico de nossa área, mesmo assim, mostrou a necessidade em dar continuidade no processo de articulação da Praxiologia Motriz com a Educação Física de forma cada vez mais aprofundada cientificamente.
Downloads
Referências
BORTOLETO, M. A. C. .; RIBAS, J. F. M.; SARAVÍ, J. R. A praxiologia motriz e suas contribuições ao debate científico da educação física. Conexões, Campinas, SP, v. 18, p. e020032, 2020. DOI: 10.20396/conex.v18i0.8661256. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8661256. Acesso em: 27 nov. 2023.
RIBAS, João Francisco Magno (Org). Praxiologia Motriz na América Latina. Aportes para a didática na Educação Física.Coleção Educação Física. Ijuí: Editorial Unijuí, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Felipe Menezes Fagundes, Fernanda Raffi Menegaldo, Glauco Nunes Souto Ramos; João Francisco Magno Ribas; Jorge Ricardo Saraví
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.