Educação Física e Praxiologia Motriz: articulações e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546487755

Palavras-chave:

Praxiologia Motriz, Educação Física, Ação Motriz

Resumo

Neste texto se apresenta um dossiê que teve origem na IVª edição do Seminário Latino-americano e Brasileiro de Praxiologia Motriz que aconteceu na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, no período de 19 a 21 de maio de 2023. Com a submissão de vários trabalhos neste evento, evidenciou a necessidade de indicar também o tema  deste dossiê: Educação Física e a Praxiologia Motriz: Articulações e Desafios.  O objetivo geral desta proposta foi proporcionar um espaço acadêmico de produção e estudo do conhecimento praxiológico visando situar o lugar da Praxiologia Motriz no âmbito da Educação Física na América Latina, debatendo caminhos e desafios nesse processo. Foram publicados neste dossiê 11 (onze) artigos científicos de autoria de pesquisadores latinoamericano e europeus,  sendo um deles realizado pelo autor da teoria praxiológica, o professor Pierre Parlebas. Esse projeto consistiu em mais um passo científico de nossa área, mesmo assim, mostrou a necessidade em dar continuidade no processo de articulação da Praxiologia Motriz com a Educação Física de forma cada vez mais aprofundada cientificamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Menezes Fagundes, Institut Nacional d'Educació Física de Catalunya

Graduado em Educação Física - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física - UFSM, na área de Aspectos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física. Doutorando do Instituto Nacional de Educação Física da CAtalunha, centro de LLeida, Espanha. Membro do Grupo de Pesquisa em Ação Motora (GIAM - INEFC Lleida) e do Grupo de Estudos Praxiológicos - (GEP - UFSM Brasil). Meus interesses de pesquisa são em Praxiologia Motora, Voleibol, Educação, Pedagogia do Esporte e Metodologias de Ensino de Educação Física.

Fernanda Raffi Menegaldo, Faculdade de Americana

Doutora em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-Unicamp), com estágio no exterior no Instituto Nacional de Educació Física de Catalunya (INEFC) da Universitat de Barcelona (2019-2022). Mestra em Educação Física pela FEF-Unicamp (2016-2018). Pós-graduação Lato Sensu "Ciências Sociais: Sociologia, História e Filosofia" em andamento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Tem graduação em Educação Física também pela FEF-Unicamp, nas modalidades Bacharelado e Licenciatura (2011-2015). Membro do Grupo de Pesquisa em Ginástica (GPG, desde 2013) da Faculdade de Educação Física (Unicamp) e do Grupo de Estudos Praxiológicos (GEP, desde 2020), vinculado ao Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Fez parte do Grupo Ginástico Unicamp (2012-2020). Foi ginasta (2000-2008), árbitra (2009-2016) e treinadora de Ginástica Rítmica pelo Clube Campineiro de Regatas e Natação (CCRN), trabalhando com a modalidade também em outros clubes socioesportivos e escolas (extracurricular). Desenvolve pesquisas e tem interesse na área da Ginástica, com aportes teóricos da Praxiologia Motriz e Sociologia. Docente do curso Educação Física da Faculdade de Americana (SP) no ano de 2018. Atuou como docente no curso de Educação Física do Centro Universitário Fundação Hermínio Ometto (Uniararas) nos anos de 2022 e 2023.

Glauco Nunes Souto Ramos, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Educação Física (1991) e em Pedagogia (1993), ambas pela UNESP de Rio Claro, especialização em Comunicação Social e Educação (1991) pela ECA/USP, mestrado em Educação (Currículo) pela PUC de São Paulo (1995) e doutorado em Educação Física pela FEF/UNICAMP (2002). É professor associado IV da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em formação profissional, estágios e educação física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, estágios, formação profissional, ensino médio e ensino superior. Foi preceptor do PET Saúde/UFSCar (2011-2013) na área de Educação Física; tutor do ProPET Saúde/UFSCar (2013-2014) e docente orientador voluntário do PIBID/UFSCar na área de Educação Física (2012-2017). Docente permanente (desde 2018) e Coordenador (a partir de 05/2021) da Instituição Associada UFSCar do programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF).

Jorge Ricardo Saraví, Universidade Nacional de La Plata, La Plata, Provícia de Buenos Aires, Argentina

Doctor en Ciencias de la Educación. Profesor Adjunto, Universidad Nacional de La Plata

Referências

BORTOLETO, M. A. C. .; RIBAS, J. F. M.; SARAVÍ, J. R. A praxiologia motriz e suas contribuições ao debate científico da educação física. Conexões, Campinas, SP, v. 18, p. e020032, 2020. DOI: 10.20396/conex.v18i0.8661256. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8661256. Acesso em: 27 nov. 2023.

RIBAS, João Francisco Magno (Org). Praxiologia Motriz na América Latina. Aportes para a didática na Educação Física.Coleção Educação Física. Ijuí: Editorial Unijuí, 2017.

Downloads

Publicado

02-08-2024

Como Citar

Menezes Fagundes, F. ., Raffi Menegaldo, F. ., Souto Ramos, G. N., Ribas, J. F. M., & Saraví, J. R. (2024). Educação Física e Praxiologia Motriz: articulações e desafios . Kinesis, 42(esp. 1). https://doi.org/10.5902/2316546487755

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.