Praxiologia Motriz no Brasil: particularidades da produção acadêmico-científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546484688

Palavras-chave:

Teoria da Ação Motriz, Revisão de Literatura, Brasil

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar a produção de Praxiologia Motriz publicada por autores(as) brasileiros(as). Para isso, foi realizada uma revisão de literatura de artigos publicados em periódicos científicos, levantamento que resultou em 76 publicações. Os dados foram analisados com Estatística Descritiva e Análise de Conteúdo. Como principais resultados, destacamos que: nota-se uma ascensão no quantitativo de publicações a partir de 2015; 67% estão concentradas em seis periódicos, quatro deles brasileiros; as regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de publicações, com destaque para a Universidade Federal de Santa Maria, filiação que figura em 63% dos artigos. Com relação ao conteúdo dos trabalhos: 75% da produção sobre o tema se caracteriza como pesquisa teórica; o conceito praxiológico mais recorrente foi Lógica Interna; práticas sociomotrizes como Voleibol, Handebol e Futebol predominam entre as pesquisas; e, por fim, dentre as temáticas que se combinam à Praxiologia Motriz, temos como destaque a Educação Física Escolar.

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Biografia do Autor

Felipe Menezes-Fagundes, Institut Nacional d'Educació Física de Catalunya

Graduado em Educação Física - Licenciatura pelo Centro de Educação Física e Desportos - CEFD, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física - UFSM, na linha Aspectos Sócioculturais e Pedagógicos da Educação Física. Doutorando em Actividad Física y Deporte no Institut Nacional d'Educació Física de Catalunya, Universitat de Lleida - Espanha.

Fernanda Raffi Menegaldo , Centro Universitário Fundação Hermínio Ometto (FHO

Doutora em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-Unicamp), com estágio no exterior no Instituto Nacional de Educació Física de Catalunya (INEFC) da Universitat de Barcelona (2019-2022). Mestra em Educação Física pela FEF-Unicamp (2016-2018). Pós-graduação Lato Sensu "Ciências Sociais: Sociologia, História e Filosofia" em andamento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Tem graduação em Educação Física também pela FEF-Unicamp, nas modalidades Bacharelado e Licenciatura (2011-2015). 

Marco Antonio Coelho Bortoleto , Universidade Estadual de Campinas

Graduado (Licenciatura Plena) em Educação Física - Universidade Metodista de Piracicaba (1997), Mestrado em Educação Física - Universidade Estadual de Campinas (2000), Doutorado - Universidade de Lleida / Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) na Espanha (2004) e Livre Docente (Professor Associado) FEF-UNICAMP (2016). Estágio de Pós-doutorado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (Portugal) (2010-2011) e na Universidade de Manitoba (Canadá, 2018). Professor visitante na Universidad A Coruña (Espanha, 2011), Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 2017), Univ. de la República (Uruguai, 2022) e Univ. Concordia (Canadá, 2023). Professor de Acrobacia na Escola de Circo de Barcelona (Espanha, 2001-2005). DRT Artista de Circo 0056352/SP. Professor MS5.2 (Associado - Livre Docente) do Departamento de Educação Física e Humanidades (DEFH) da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. 

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Publicado

02-08-2024

Como Citar

Menezes-Fagundes, F. ., Menegaldo , F. R., & Bortoleto , M. A. C. . (2024). Praxiologia Motriz no Brasil: particularidades da produção acadêmico-científica. Kinesis, 42(esp. 1), e84688 . https://doi.org/10.5902/2316546484688

Edição

Seção

Dossiê Praxiologia Motriz

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