Momentos do Método Situacional no processo de ensino-aprendizagem dos Jogos Esportivos Coletivos: um aprofundamento conceitual

Bruno Minuzzi Lanes, João Francisco Magno Ribas

Resumo


O Método Situacional desponta como um recurso metodológico, visando superar os conhecimentos cartesianos que dissociam a técnica da tática no processo de ensino-aprendizagem dos Jogos Esportivos Coletivos. Na medida em que seu entendimento é fundamental para o campo da Pedagogia do Esporte, tanto no contexto científico, quanto na prática pedagógica, a presente pesquisa objetiva, a partir de um ensaio teórico-propositivo, aprofundar os conceitos inerentes aos momentos do Método Situacional. Com base nessa proposta, apresentam-se detalhamentos e explicações, com exemplos práticos desses conhecimentos para o processo de ensino-aprendizagem dos Jogos Esportivos Coletivos.

Palavras-chave


Pedagogia do Esporte; Métodos de Ensino; Esportes Coletivos; Tomada de Decisão

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DOI: https://doi.org/10.5902/2316546444307

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Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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