Momentos del Método Situacional en el proceso de enseñanza-aprendizaje-entreinamiento de los Juegos Deportivos Colectivos: una profundidad conceptual
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546444307Palabras clave:
Pedagogía Deportiva, Métodos de enseñanza, Deportes de equipo, Toma de decisionesResumen
El Método Situacional surge como un recurso metodológico que pretende superar el conocimiento cartesiano que disocia la técnica de la táctica en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los Juegos Deportivos Colectivos. Como su comprensión es fundamental para el campo de la Pedagogía Deportiva, tanto en el contexto científico como de la práctica pedagógica, la presente investigación tiene como objetivo, a partir de un ensayo teórico proposicional, profundizar los conceptos inherentes a los momentos del Método Situacional. A partir de esta propuesta se presentan detalles y explicaciones, con ejemplos prácticos de este conocimiento para el proceso de enseñanza-aprendizaje de los Juegos Deportivos Colectivos.
Descargas
Citas
BITENCOURT, Willian Daniel. O ensino do futsal: uma proposta a luz da Praxiologia Motriz e dos Jogos Condicionados. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) –Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
CORRÊA, Umberto Cesar; SILVA, António Sabino da; PAROLI, Rejane. Efeitos de diferentes métodos de ensino na aprendizagem do futebol de salão. Motriz, Rio Claro, v.10, n.2, p.79-88, mai./ago. 2004.
COSTA, Luciana Cristina Arantes da; NASCIMENTO Juarez Vieira do. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas, Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 15, n. 2, p. 49-56, 2004.
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2ªed. São Paulo: Atlas. 1985.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas: Tempo Brasileiro, 2009.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo: Cortez, 2006.
FAGUNDES, Felipe Menezes. O modelo Teaching Games for Understanding e a Praxiologia Motriz: Sistematização do ensino para a compreensão da lógica interna do Voleibol. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) –Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
GALATTI, Larissa Rafaela. Pedagogia do esporte: o livro didático como um mediador no processo de ensino e aprendizagem de jogos esportivos coletivos. 2006. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GRECO, Pablo Juan. Iniciação Esportiva Universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
LANES, Bruno Minuzzi; RIBAS, João Francisco Magno. As Interações Motrizes do Voleibol e o Método Situacional: reflexões para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 1, jan./mar. 2018.
LANES, Bruno Minuzzi. Ensino-aprendizagem-treinamento do Voleibol: proposições a partir da Praxiologia Motriz e o Método Situacional. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.
LIMA, Cláudio Olivio Vilela. Desenvolvimento do Conhecimento Tático Declarativo e Processual no Processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento do Voleibol Escolar. 2008. 166f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
MARQUES FILHO, Cesar Vieira. A estruturação do futebol e seus elementos pedagógicos: uma visão a partir da Praxiologia Motriz. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Maria, 2017.
MATIAS, Cristiano Julio Alves da Silva. O Conhecimento Tático Declarativo e a distribuição de jogo do levantador de Voleibol: da formação ao alto nível. 2009. 260 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
MOGADOURO, Ângela. Formação dos Jogos Desportivos Coletivos. 2012. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2012.
OLIVEIRA, Raquel Valente de; RIBAS, João Francisco Magno; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Relação entre o Praxema e as Interações Motrizes: implicações nos processos de Leitura de Jogo e Tomada de Decisão nos Jogos Esportivos Coletivos. Pensar a Prática, v. 21, n.2. 2018.
PINHO, Silvia Teixeira de. Método Situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.
RIBAS, João Francisco Magno. Praxiologia Motriz e Voleibol: Elementos para o Trabalho Pedagógico. Ijuí: Unijuí, 2014.
SALVADOR, Angelo Domingos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1986.
SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do Esporte: Manual para a Educação Física, Psicologia e Fisioterapia. São Paulo: Manole. 2002.
SCHMIDT, Richard A.; WRISBERG, Craig A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem voltada para o problema. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SOARES, Vinícius de Oliveira Viana; GRECO, Pablo Juan. A análise técnica-tática nos Esporte Coletivos: “por que, “o quê”, e “como”. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – V. 9, N. 2, 3-11. 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.