Produção de Conhecimento em Praxiologia Motriz no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546454474

Palavras-chave:

Praxiologia Motriz, teorias pedagógicas, didática, Produção científica, CEFD/UFSM

Resumo

O Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM) ao longo de sua história tem sido palco de relevante debate científico no Cenário Nacional. O objetivo deste trabalho consiste em avaliar a produção científica em Praxiologia Motriz (PM) realizada junto ao Grupo de Estudos Praxiológicos –GEP Brasil, produzidos em dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação Física do CEFD/UFSM no período de 2014 – 2019, totalizando 10 dissertações.  Os resultados foram apresentados nos seguintes tópicos: a inserção nacional/internacional da produção; as características metodológicas das dissertações; conceitos da PM tratados nos estudos; e teorias e temas que têm sido articulados com a PM, bem como as principais contribuições. Os resultados evidenciam que as pesquisas se caracterizam por análises teóricas, com ênfase em análise praxiológica de práticas corporais. Constata-se a necessidade do Grupo aprofundar em estudos de intervenções pedagógicas bem como, articular este conhecimento com os princípios teóricos de teorias pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Menezes Fagundes, Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha, Universidade de Lleida/Espanha.

Graduado em Educação Física – Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorando no programa de Doutorado em Atividade Física e Esporte da Universidade de Lleida/Espanha.

Eduardo Ivan Friedrich, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Educação Física-Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria.

Anco Márcio Urach da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria.

Otávio Figueiró Dias, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física pela UFSM (2018/1). Especialista em Educação Física Escolar pela UFSM (2020/1). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Universidade Federal de Santa Maria.

Sabrine Damian-Silva, Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha, Universidade de Lleida/Espanha.

Bacharel em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria (2012); Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Mestra em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Doutoranda no programa de Doutorado em Atividade Física e Esporte da Universidade de Lleida/Espanha.

Uriel Tolfo Zanini, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Educação Física-Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria.

Natiele Follmann, Universidade Federal de Santa Maria.

Graduada em Educação Física – Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BITENCOURT, William D. O ensino do futsal: uma proposta à luz da praxiologia motriz e dos jogos condicionados. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

DAMIAN-SILVA, Sabrine. Jogos tradicionais organizados no estado do Rio Grande do Sul: uma aproximação etnomotriz. 2015. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

DEMO, Pedro. Metodologia do Conhecimento Científico. São Paulo: Atlas; 2000.

FAGUNDES, Felipe M. O modelo teaching games for understanding e a praxiologia motriz: sistematização do ensino para compreensão da lógica interna do voleibol. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

FAGUNDES, Felipe M; FOLLMANN, Natiele; WENZEL, Vanessa I. Como identificar a lógica interna das práticas motrizes de interação? uma proposta de ferramenta de análise a partir da praxiologia motriz. Revista Kinesis, Santa Maria, v. 37, p.01-15, 2019.

FOLLMANN, Natiele. A sistematização da lógica interna do futsal a partir da praxiologia motriz. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

FRANCHI, Silvester. Princípios didático-metodológicos para o trabalho pedagógico com jogos tradicionais. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

LAGARDERA, Francisco; LAVEGA, Pere. Introducción a la praxiología motriz. Barcelona: Paidotribo, 2003.

LANES, Bruno M. Ensino-aprendizagem-treinamento do voleibol: proposições a partir da praxiologia motriz e o método situacional. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria 2018.

MARQUES FILHO, Cesar. V. A estruturação do futebol e seus elementos pedagógicos: uma visão a partir da praxiologia motriz. 2017. 82f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria 2017.

OLIVEIRA, Raquel V. Elementos para uma leitura lúdica não alicerçada na prática motora: uma linguagem corporal dois jogadores de voleibol. 2019. 181f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

PARLEBAS, Pierre. Juegos, deporte y sociedad: Léxico de Praxiología Motriz. Barcelona: Paidotribo, 2001.

PIMENTA, Selma G. Panorama atual da Didática no quadro das Ciências da Educação: Educação, Pedagogia e Didática. In: PIMENTA, Selma G. (org). Pedagogia, ciência da educação? 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PIMENTA, Viviane Z M. Desafios da didática na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Curitiba, 2009. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_viviane_ziemmer_magalhaes.pdf. Acesso em: 11 ago. 2020.

RIBAS, João F M. Jogos e esportes: fundamentos e reflexões da praxiologia motriz. 1. ed. Santa Maria: UFSM, 2008.

RIBAS, João F M.; DE MARCO, Ademir . Conteúdos da Educação física na escola: novas propostas de investigação e compreensão. Revista Kinesis, Santa Maria, n. 21, p. 163-176, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10362/6338. Consultado em 01 agosto 2020.

RIBAS, João F M.; LANES, Bruno M.; FAGUNDES, Felipe M.; BORDINHÃO, Lidiane S.; FOLLMANN, Natiele; OLIVEIRA, Raquel V.; SCHMIDT, Vagner A de O.; BITENCOURT, William. D. Aproximações da praxiologia motriz com o conceito de organização interna na Base Nacional Comum Curricular - Educação Física. Pensar a Prática, v. 22, 18 out. 2019.

RIBAS, João F M; FRANCO, Flávia. Praxiologia motriz e a organização do trabalho pedagógico e da didática na educação física: entrevista com Pierre Parlebas, professor da Universidade Paris Descartes (Paris V – Sorbonne Cité). Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. e26008, fev. 2020. ISSN 1982-8918. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/94580>. Acesso em: 14 ago. 2020. doi:https://doi.org/10.22456/1982-8918.94580.

SOUZA, Dainan L. Educação Física na área das linguagens. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) –

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria 2018.

TABORDA, Douglas dos S. Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Plano Institucional de Internacionalização 2018 - 2021. Santa Maria, 2017. Disponível em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/wp-content/uploads/sites/345/2018/04/PLANO-INSTITUCIONAL-DE-INTERNACIONALIZACOES.pdf. Acesso em: 14 de ago. 2020

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

Fagundes, F. M., Friedrich, E. I., da Rosa, A. M. U., Dias, O. F., Damian-Silva, S., Zanini, U. T., & Follmann, N. (2020). Produção de Conhecimento em Praxiologia Motriz no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Kinesis. https://doi.org/10.5902/2316546454474

Edição

Seção

Dossiê CEFD 50 anos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)