Circularidad de las concepciones pedagógicas de Reiner Hildebrandt-Stramann en las universidades brasileñas (1984-2023)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546488092

Palabras clave:

Formación profesional, Plan de estudios, Historia de la educación física

Resumen

El objetivo del estudio fue investigar el conocimiento pedagógico y las prácticas culturales difundidas por el profesor Reiner Hildebrandt-Stramann en las universidades públicas brasileñas entre 1984 y 2023. En 1984, Hildebrandt-Stramann estuvo por primera vez en el país como profesor visitante en el CEFD de la UFSM, donde permaneció hasta mediados de 1986, en virtud de un convenio CAPES firmado con el DAAD. Después de este tiempo, trabajó en varias universidades públicas brasileñas. Además de la UFSM, en Rio Grande do Sul visitó por primera vez la ESEFID de la UFRGS en 2022. La ESEFID, fundada en 1940 con el nombre de Escola Superior de Educação Física (ESEF), fue la primera institución en formar profesionales de Educación Física en el estado, y se mantuvo como la única en Rio Grande do Sul durante cerca de 30 años. Muchos de los profesores pioneros del CEFD/UFSM, creado en 1970, realizaron su formación académica en el ESEF.

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Biografía del autor/a

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio de pós-doutorado em História. Doutorado em Ciências do Desporto na Universidade do Porto/Portugal. Mestrado em Ciência do Movimento Humano. Especialização em Voleibol. Especialização em Currículo. Licenciatura em Educação Física. Idealizadora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) da UFRGS. Idealizadora e coordenadora do Observatório do Esporte Paralímpico da UFRGS. Atuou como Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Educação Física. Foi coordenadora do PPGCMH da UFRGS. Desenvolve pesquisas em História do Esporte e da Educação Física; esporte paralímpico; esporte adaptado para pessoas com deficiência (PCD) e esporte para surdos.

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2022). Mestra em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH/ESEFID/UFRGS (2017). Bacharela em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2015). Licenciada em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2013). Professora de Educação Física na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caetano Polesello (2020 - atual). Membro do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS). Integrante do Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos (OEPES/UFRGS). Integrante do Centro de Memória do Esporte (CEME/UFRGS). Associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Filiada à Associação Nacional de História (ANPUH). Filiada à International Society for the History of Physical Education and Sport (ISHPES). Membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira (APB), braço científico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Atua e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: Estudos históricos e socioculturais da Educação Física e do Esporte, Educação Física Escolar, Educação Física Inclusiva, Formação de professores(as) de Educação Física, Metodologias de pesquisa e de ensino da Educação Física, Esporte Olímpico, Paralímpico, Adaptado e Esportes para pessoas surdas.

Bruno Peradotto Lamb, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui formação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019) com especialização em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching (2021) e em Futebol: Ciência do Movimento, Metodologia e Alto Rendimento (2022), ambas pela mesma universidade. É aluno do curso de Educação Física (ABI) na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi bolsista de Extensão do Centro de Memória do Esporte (CEME) no ano de 2023~2014 e integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte (NEHME) e do Observatório do Paradesporto e Esportes Surdos (OEPES) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Citas

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Publicado

2024-10-16

Cómo citar

Mazo, J. Z., Begossi, T. D., & Lamb, B. P. (2024). Circularidad de las concepciones pedagógicas de Reiner Hildebrandt-Stramann en las universidades brasileñas (1984-2023). Kinesis, 42(esp. 2), e88092. https://doi.org/10.5902/2316546488092

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