Narrativa, memória e saberes: entrevista com o professor Reiner Hildebrandt-Stramann

Janice Zarpellon Mazo, Tuany Defaveri Begossi

Resumo


A presente entrevista busca registrar no contexto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialmente em virtude das comemorações dos 50 anos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), o testemunho de Reiner Hildebrandt-Stramann, um dos professores que subscreveu sua influência na referida instituição e no campo da Educação Física brasileira. A narrativa propõe rememorar, de modo particular, o período em que o professor dividiu suas ideias, compreensões e pensamentos sobre a Educação Física, no CEFD/UFSM. O testemunho sinaliza, especialmente, os sentidos e significados percebidos pelo docente sobre a recepção de sua proposta de intervenção relacionada às aulas abertas à experiência, na referida instituição. Sublinha-se que esta concepção de ensino contribuiu para a mudança de paradigma em relação ao movimento humano no contexto escolar brasileiro e colaborou para a legitimação da Educação Física neste âmbito.

Palavras-chave


História da Educação Física; Concepções pedagógicas; Formação de professores

Texto completo:

PDF

Referências


BATALHA-LEMKE, J. Educação Física aberta à experiência – uma concepção didática em discussão. Reiner Hildebrandt-Stramann. Motrivivência, Florianópolis, ano XX, n. 31, p. 256-273, dez. 2008.

CASTRO, F. B. de. Educação Física aberta à experiência: um diálogo com as cinco teses de Hildebrandt-Stramann (2009). Revista Kinesis, Santa Maria, v. 36, n. 3, p. 115-127, set./dez. 2018.

CEFD REALIZA... CEFD realiza primeiro Simpósio Internacional na área da Educação Física. Disponível em: https://www.ufsm.br/2019/09/03/simposio-internacional-de-educacao-fisica/ Acesso em: 24/07/2020.

GADDIS, John Lewis. Paisagens da história: como os historiadores mapeiam o passado. Tradução: Marisa Rocha Motta. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

HATJE, M.; LEÃES FILHO, W. A modularização curricular para uma transformação didática ao ensino da educação física. Resenha. Revista Kinesis, Santa Maria v.36, n.2, p. 122–126, mai./ago. 2018.

HILDEBRANDT-STRAMANN. Reiner. Curriculum vitae. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. UFSC, 2014.

MAZO, Janice Zarpellon. A história do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM: 25 anos. Santa Maria: UFSM, CEFD, 1997.

MAZO, J. Z. A história do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria: um relato cronológico. Kinesis, Santa Maria, n. 10, p. 19-47, jul./dez. 1992.

MAZO, Janice Zarpellon. O Centro de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria: percorrendo os caminhos de sua criação. 1993. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1993.

OLIVEIRA, A. A. B. de. Textos pedagógicos sobre o ensino da Educação Física. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 171-182, jan./abr. 2005.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Fronteiras da história: uma leitura sensível do tempo. In: SCHÜLER, Fernando; AXT, Gunter; SILVA, Juremir Machado da. Fronteiras do pensamento: retratos de um mundo complexo. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2008. p. 179-190.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL... Simpósio internacional de Educação Física: currículo e didática. Disponível em: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/cefd/simposio-internacional-de-educacao-fisica-curriculo-e-didatica/ Acesso em: 27/07/2020.

UFRB RECEBE VISITA... UFRB recebe visita de professor da Universität Braunschweig. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/portal/ensino/2534-ufrb-recebe-visita-de-professor-da-universitaet-braunschweig .Acesso em: 24/07/2020




DOI: https://doi.org/10.5902/2316546448497

Direitos autorais 2021 Kinesis

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.