Narrativa, memória e saberes: entrevista com o professor Reiner Hildebrandt-Stramann
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546448497Palavras-chave:
História da Educação Física, Concepções pedagógicas, Formação de professoresResumo
A presente entrevista busca registrar no contexto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialmente em virtude das comemorações dos 50 anos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), o testemunho de Reiner Hildebrandt-Stramann, um dos professores que subscreveu sua influência na referida instituição e no campo da Educação Física brasileira. A narrativa propõe rememorar, de modo particular, o período em que o professor dividiu suas ideias, compreensões e pensamentos sobre a Educação Física, no CEFD/UFSM. O testemunho sinaliza, especialmente, os sentidos e significados percebidos pelo docente sobre a recepção de sua proposta de intervenção relacionada às aulas abertas à experiência, na referida instituição. Sublinha-se que esta concepção de ensino contribuiu para a mudança de paradigma em relação ao movimento humano no contexto escolar brasileiro e colaborou para a legitimação da Educação Física neste âmbito.Downloads
Referências
BATALHA-LEMKE, J. Educação Física aberta à experiência – uma concepção didática em discussão. Reiner Hildebrandt-Stramann. Motrivivência, Florianópolis, ano XX, n. 31, p. 256-273, dez. 2008.
CASTRO, F. B. de. Educação Física aberta à experiência: um diálogo com as cinco teses de Hildebrandt-Stramann (2009). Revista Kinesis, Santa Maria, v. 36, n. 3, p. 115-127, set./dez. 2018.
CEFD REALIZA... CEFD realiza primeiro Simpósio Internacional na área da Educação Física. Disponível em: https://www.ufsm.br/2019/09/03/simposio-internacional-de-educacao-fisica/ Acesso em: 24/07/2020.
GADDIS, John Lewis. Paisagens da história: como os historiadores mapeiam o passado. Tradução: Marisa Rocha Motta. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
HATJE, M.; LEÃES FILHO, W. A modularização curricular para uma transformação didática ao ensino da educação física. Resenha. Revista Kinesis, Santa Maria v.36, n.2, p. 122–126, mai./ago. 2018.
HILDEBRANDT-STRAMANN. Reiner. Curriculum vitae. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. UFSC, 2014.
MAZO, Janice Zarpellon. A história do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM: 25 anos. Santa Maria: UFSM, CEFD, 1997.
MAZO, J. Z. A história do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria: um relato cronológico. Kinesis, Santa Maria, n. 10, p. 19-47, jul./dez. 1992.
MAZO, Janice Zarpellon. O Centro de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria: percorrendo os caminhos de sua criação. 1993. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1993.
OLIVEIRA, A. A. B. de. Textos pedagógicos sobre o ensino da Educação Física. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 171-182, jan./abr. 2005.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Fronteiras da história: uma leitura sensível do tempo. In: SCHÜLER, Fernando; AXT, Gunter; SILVA, Juremir Machado da. Fronteiras do pensamento: retratos de um mundo complexo. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2008. p. 179-190.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL... Simpósio internacional de Educação Física: currículo e didática. Disponível em: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/cefd/simposio-internacional-de-educacao-fisica-curriculo-e-didatica/ Acesso em: 27/07/2020.
UFRB RECEBE VISITA... UFRB recebe visita de professor da Universität Braunschweig. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/portal/ensino/2534-ufrb-recebe-visita-de-professor-da-universitaet-braunschweig .Acesso em: 24/07/2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.