Narrativa, memória e saberes: entrevista com o professor Reiner Hildebrandt-Stramann

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546448497

Palavras-chave:

História da Educação Física, Concepções pedagógicas, Formação de professores

Resumo

A presente entrevista busca registrar no contexto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialmente em virtude das comemorações dos 50 anos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), o testemunho de Reiner Hildebrandt-Stramann, um dos professores que subscreveu sua influência na referida instituição e no campo da Educação Física brasileira. A narrativa propõe rememorar, de modo particular, o período em que o professor dividiu suas ideias, compreensões e pensamentos sobre a Educação Física, no CEFD/UFSM. O testemunho sinaliza, especialmente, os sentidos e significados percebidos pelo docente sobre a recepção de sua proposta de intervenção relacionada às aulas abertas à experiência, na referida instituição. Sublinha-se que esta concepção de ensino contribuiu para a mudança de paradigma em relação ao movimento humano no contexto escolar brasileiro e colaborou para a legitimação da Educação Física neste âmbito.

Biografia do Autor

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio de pós-doutorado em História. Doutorado em Ciências do Desporto/Universidade do Porto. Mestrado em Ciência do Movimento Humano/UFSM. Especialização em Técnica Desportiva Voleibol e Especialização em Pesquisa Curricular. Licenciatura em Educação Física. Idealizadora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) da ESEFID/UFRGS, no período de 1996 a 2000 e a partir de maio de 2019. Idealizadora e coordenadora do Observatório do Esporte Paralímpico. Líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física" (NEHME). Foi tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Educação Física, coordenadora do PPGCMH, dentre outras funções administrativas. Desenvolve atividades com os seguintes temas: história do esporte e da educação física; memória esportiva; esporte para pessoas com deficiência e esportes para surdos.

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH/ESEFID/UFRGS (2017). Bacharela em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2015). Licenciada em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2013). Membro do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS). Integrante do Observatório do Esporte Paralímpico (ESEFID/UFRGS). Integrante do Centro de Memória do Esporte (CEME/ESEFID/UFRGS). Associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Filiada à Associação Nacional de História (ANPUH). Atua, principalmente, com os seguintes temas: Estudos históricos e socioculturais das Práticas Corporais, do Esporte, da Educação Física e do Lazer, Esporte Paralímpico e Adaptado, Educação Física Especial, Educação Física Escolar, Metodologias do ensino da Educação Física, Introdução à Profissão em Educação Física e Formação de professores(as) de Educação Física.

Referências

BATALHA-LEMKE, J. Educação Física aberta à experiência – uma concepção didática em discussão. Reiner Hildebrandt-Stramann. Motrivivência, Florianópolis, ano XX, n. 31, p. 256-273, dez. 2008.

CASTRO, F. B. de. Educação Física aberta à experiência: um diálogo com as cinco teses de Hildebrandt-Stramann (2009). Revista Kinesis, Santa Maria, v. 36, n. 3, p. 115-127, set./dez. 2018.

CEFD REALIZA... CEFD realiza primeiro Simpósio Internacional na área da Educação Física. Disponível em: https://www.ufsm.br/2019/09/03/simposio-internacional-de-educacao-fisica/ Acesso em: 24/07/2020.

GADDIS, John Lewis. Paisagens da história: como os historiadores mapeiam o passado. Tradução: Marisa Rocha Motta. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

HATJE, M.; LEÃES FILHO, W. A modularização curricular para uma transformação didática ao ensino da educação física. Resenha. Revista Kinesis, Santa Maria v.36, n.2, p. 122–126, mai./ago. 2018.

HILDEBRANDT-STRAMANN. Reiner. Curriculum vitae. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. UFSC, 2014.

MAZO, Janice Zarpellon. A história do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM: 25 anos. Santa Maria: UFSM, CEFD, 1997.

MAZO, J. Z. A história do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria: um relato cronológico. Kinesis, Santa Maria, n. 10, p. 19-47, jul./dez. 1992.

MAZO, Janice Zarpellon. O Centro de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria: percorrendo os caminhos de sua criação. 1993. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1993.

OLIVEIRA, A. A. B. de. Textos pedagógicos sobre o ensino da Educação Física. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 171-182, jan./abr. 2005.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Fronteiras da história: uma leitura sensível do tempo. In: SCHÜLER, Fernando; AXT, Gunter; SILVA, Juremir Machado da. Fronteiras do pensamento: retratos de um mundo complexo. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2008. p. 179-190.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL... Simpósio internacional de Educação Física: currículo e didática. Disponível em: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/cefd/simposio-internacional-de-educacao-fisica-curriculo-e-didatica/ Acesso em: 27/07/2020.

UFRB RECEBE VISITA... UFRB recebe visita de professor da Universität Braunschweig. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/portal/ensino/2534-ufrb-recebe-visita-de-professor-da-universitaet-braunschweig .Acesso em: 24/07/2020

Downloads

Publicado

03/12/2021

Como Citar

Mazo, J. Z., & Begossi, T. D. (2021). Narrativa, memória e saberes: entrevista com o professor Reiner Hildebrandt-Stramann. Kinesis, 39(1). https://doi.org/10.5902/2316546448497

Edição

Seção

Entrevistas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>