As contribuições e implicações do PIBID na formação continuada em serviço de professores(as) supervisores(as)

Eriques Piccolo Becker, Raiara Valau Keller, Rosalvo Luís Sawitzki

Resumo


Este trabalho analisa as contribuições e implicações do subprojeto PIBID Educação Física na Formação Continuada (FC) em serviço de Professores Supervisores (PS). Como metodologia, foi utilizada observações manifestadas semanalmente em reuniões desse subprojeto. Como resultados, percebemos a importância da participação dos PS no PIBID, pois ela traz muitas contribuições em conhecimentos e valores que enriquecem esse processo formativo, discutindo com os demais envolvidos no subprojeto possibilidades para melhorar a prática pedagógica docente. Concluímos que a FC em serviço é uma alternativa que pode contribuir para melhor compreender a prática pedagógica e o campo de atividade docente.


Palavras-chave


Formação continuada; Prática pedagógica docente; PIBID

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. PIBID – Apresentação. Brasília. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/busca-geral/155-programas-e-acoes-1921564125/pibid-1390695255/233-pibid-apresentacao > Acesso em: 5 de julho de 2016.

COSTA, N. M. L. A Formação Contínua de Professores – Novas Tendências e Novos Caminhos. Rio Grande do Norte. Holos, Ano 20, dezembro de 2004. Disponível em: < http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/48/52 > Acesso em: 13 de junho de 2016.

FENSTERSEIFER, P. E.; GONZÁLEZ, F. J. Desafios da legitimação da Educação Física na escola republicana. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, MS, v.1, n.2, jul./dez., 2013. Disponível em < http://ojs.ufgd.edu.br/index.php?journal=horizontes&page=article&op=view&path%5B%5D=3163&path%5B%5D=1713 > Acesso em: 8 de agosto de 2016.

FERREIRA, J. S. ; HENRIQUE, J. ; COSTA, B. O. Perfil de formação continuada de professores de educação física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 37, n. 3, p. 289-298, jul./set., 2015. Disponível em: < http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1709 > Acesso em: 15 de junho de 2016.

FLÓRIDE, M. A.; STEINLE, M. C. B. Formação Continuada em Serviço: uma ação necessária ao professor contemporâneo. 2008. Disponível em: acesso em: 27 de junho de 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GÜNTHER, M.C.C.; MOLINA NETO, V. Formação Permanente de Professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre: Uma abordagem etnográfica. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, v. 14, n. 2, p. 72-84, jan./jun. 2000. Disponível em: < http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v14%20n1%20artigo6.pdf > Acesso em: 8 de agosto de 2016.

LEITE, E. S. et. al. PIBID-Educação Física x Formação Continuada: desafios em busca de uma educação inovadora. In: LOPES, A. R. L. V.; TOMAZETTI, E. M. (Orgs.) PIBID-UFSM: experiências e aprendizagens. São Leopoldo: Oikos, 2013. p. 199-215.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.

ROSSI, F.; HUNGER, D. As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.26, n.2, p.323-38, abr./jun. 2012.

SELLES, Sandra Escovedo. Formação continuada e desenvolvimento profissional de professores de ciências: anotações de um projeto. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 167-181, dez. 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546426514



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.