Um olhar para a formação inicial a partir do subprojeto PIBID educação física

Ana Nathalia Almeida Callai, Rhenan Ferraz de Jesus, Rosalvo Luis Sawitzki, Eriques Piccolo Becker

Resumo


No presente trabalho trataremos das relações do Subprojeto “PIBID Educação Física” com a formação inicial e iniciação a docência dos acadêmicos bolsistas deste programa. A caracterização do estudo é de natureza qualitativa, um estudo descritivo, utilizando-se de questionários como coleta de dados. Entre os resultados, destacamos que o Subprojeto vem qualificando a formação de seus bolsistas no sentido de mostrar os desafios da carreira docente. Concluímos serem positivas as trocas de experiências entre a universidade e a escola, pois os saberes articulados em ambas podem auxiliar os acadêmicos a melhor compreender as práticas educativas e a atuação profissional.


Palavras-chave


Formação Inicial, Práticas Pedagógicas, PIBID

Texto completo:

PDF

Referências


BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Caderno CEDES, ano XIX, nº 48, p.69-89, agosto 2003.

DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel. 16. ed. São Paulo: Ática. 1999.

ENRICONE, Délcia. A universidade e a aprendizagem da docência. In: CUNHA, M. I. da. (Org). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas, SP: Papirus, 2007. P. 145-¬160.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo - Brasília, 4ª edicação: Liber Livro, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo. Editora UNESP, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

KUNZ, Elenor. Esclarecimento e emancipação - pressupostos de uma teoria educacional crítica para a Educação Física. Revista Movimento. v. 5, n. 10 Ano: 1999.

_________. Transformação didático-pedagógica do esporte. 2ed. Ijuí: Unijuí, 2000.

_________. Transformação Didático- Pedagógico do Esporte. Ijuí: Editora da Unijuí, 2010.

LEITE, Elizabete dos Santos. et. al. PIBID-Educação Física x Formação Continuada: desafios em busca de uma educação inovadora. In: LOPES, A. R. L. V.; TOMAZETTI, E. M. (Orgs.) PIBID-UFSM: experiências e aprendizagens. São Leopoldo: Oikos, 2013. p. 199-215.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor Nuances- Vol. III- Setembro de 1997.

SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl.2, p.6-12, 1996.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VAGO, Tarcísio Mauro. O "esporte na escola" e o "esporte da escola": da negação radical para uma relação de tensão permanente. Revista Movimento. v.3 n.5 Ano: 1996.




DOI: https://doi.org/10.5902/2316546430703

Direitos autorais 2018 Kinesis



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.