Educação Física e História: Entre Ciências e Crises

Autores

  • Renan Santos Furtado UFPA-BELÉM
  • Carlos Nazareno Ferreira Borges UFPA-BELÉM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546427533

Palavras-chave:

Educação Física. Ciência. Práticas corporais.

Resumo

Trata-se de um ensaio de reflexão teórica sobre a relação histórica entre a educação física e a ciencia, tanto na Europa como no Brasil. Temos como objetivo central, expor a partir de qual concepção de ciencia, as práticas corporais se difundiram na modernidade. Nosso estudo caracteriza-se por ser uma reflexão a partir de uma literatura já elaborada, ou seja, um estudo bibliográfico. Como resultado principal, apontamos a grande relação entre o positivismo e a educação física ao longo da história, e concluímos que essa imbricação, ajudou no atraso histórico nos campos da formação profissional e produção do conhecimento na área. 

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Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, UFPA-BELÉM

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA); membro do grupo LEPEL - linha de estudo e pesquisa em Educação Física esporte e lazer, compondo a linha de produção do conhecimento. Estudante da Pós-Graduação em Educação Física escolar, da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC). Bolsista do programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID). Bolsista do programa Mais Educação durante os anos de 2013 e 2014 trabalhando o ensino das práticas corporais com turmas de ensino fundamental e médio. Possui aproximação com dois lócus de discussão, são eles: A produção do conhecimento em Educação Física e suas interfaces e relações com os campus epistemológicos e o fenômeno esportivo em sua dimensão educacional e suas possibilidades no campo da Pedagogia Histórico-Crítica e Cultura corporal. Possui experiência em Educação Física escolar como área de intervenção e pesquisa a partir de vínculos institucionais e programas de políticas públicas (PIBID E Mais Educação).

Carlos Nazareno Ferreira Borges, UFPA-BELÉM

possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990) e Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é docente associado II da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; e docente no Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEF/UFES), formador de agentes sociais do programa PELC do Ministério do Esportes. Editor da Revista Simbiótica (NEI/UFES). Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de educação Física e Esportes (REBEFE/USP). É membro do CESPCEO/INSIÈME (diretório de grupos), atuando como líder do grupo. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA). Tem experiência na área de Educação Física e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do Esporte e das Práticas Corporais; futebol; recreação; lazer; desenvolvimento regional; atividade física; jogo; Estudos políticos em Esporte, Lazer, saúde e educação; formação profissional; metodologias de ensino. Políticas públicas e políticas sociais. Gestão social

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Publicado

13-12-2018

Como Citar

Furtado, R. S., & Ferreira Borges, C. N. (2018). Educação Física e História: Entre Ciências e Crises. Kinesis, 36(3). https://doi.org/10.5902/2316546427533

Edição

Seção

Ensaios

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