O jogo nas aulas de educação física na educação infantil: do interesse pedagógico da educação física à produção de compreensão das crianças

Renan Santos Furtado, Alice Pequeno de Brito, Jakeline de Souza Pinheiro, Milena Vasconcelos Medeiros, Victória Baía Pinto

Resumo


A presente pesquisa se caracteriza por ser uma reflexão teórica oriunda de uma experiência pedagógica. Desse modo, apresenta como objeto principal de sua reflexão a investigação do modo como as crianças da Educação Infantil da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) produzem compreensão a respeito do jogo nas aulas de Educação Física. Por via da metodologia da pesquisa-ação e da técnica da documentação utilizada para a interpretação dos dados obtidos em atividade de registro, sinalizamos que as crianças compreendem o jogo a partir de termos como; regras, diversão, estratégia, união, cooperação, respeito e felicidade.

Palavras-chave


Educação Física; Educação Infantil; Teoria do Jogo; Produção de significados

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

BOULITREAU, Paula R. Formação de professores para ensinar os saberes das práticas corporais às crianças na educação infantil. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 4, n.1, p. 281 - 295, 2018.

BREGOLATO, Roseli A. Cultura corporal do jogo. São Paulo: Ícone, 2007.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2017.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

D´AVILA, Alexandre S; SILVA, Lisandra O. Educação Física na Educação Infantil: o papel do professor de Educação Física. Revista Kinesis, v. 36, n. 1, p. 44 – 57, Jan – Abr 2018.

SOARES, Carmen L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

FARIA, Bruno A. et al. Inovação pedagógica na educação física. O que aprender com práticas bem sucedidas? Ágora para la EF y el deporte, nº12, (1), 11-28, 2010.

FREIRE, João B. Educação de corpo inteiro: Teoria e prática da educação física. São Paulo: Editora Scipione, 1989.

FREIRE, João B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

FREIRE, João B; LISBOA, Adonis M. A inteligência em jogo no contexto da educação física escolar. Motriz, v. 11, n. 2, p. 121-130, mai/ago, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.

KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2011.

LOVISOLO, Hugo R.; BORGES, Carlos N.; MUNIZ, Igor B. Competição e cooperação: na procura do equilíbrio. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 129-143, jan./mar. 2013.

MARTINS, Rodrigo L.; TOSTES, Luiza F.; MELLO, André S. Educação Física e formação docente: análise das ementas e bibliografias de disciplinas dos cursos de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 705-720, jul./set. de 2018.

NETTO, Luiz S; BETTI, Mauro. Convergência e integração: uma proposta para a educação física de 5ª. a 8ª. série do ensino fundamental. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v. 22, n. 1, p. 5-23, jan./mar. 2008.

PINHO, Vilma A; GRUNENNVALDT, José T; GELAMO, Kátia G. O lugar da Educação Física na Educação Infantil, existe? Motrivivência, v. 28, n° 48, setembro/2016.

SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. São Paulo: Editora Iluminuras, 1995.

SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

SILVEIRA, Juliano. Reflexões sobre a presença da Educação Física na primeira etapa da educação básica. Motrivivência, v. 27, n. 45, p. 13-27, setembro/2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546436927

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.