El juego en las clases de educación física en la educación infantil: desde el interés pedagógico de la educación física hasta la producción de comprensión de los niños

Autores/as

  • Renan Santos Furtado Escola de Aplicação da UFPA-BELÉM PPGED UFPA
  • Alice Pequeno de Brito UEPA
  • Jakeline de Souza Pinheiro UEPA
  • Milena Vasconcelos Medeiros UEPA
  • Victória Baía Pinto UEPA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546436927

Palabras clave:

Educación Física, Educación Infantil, Teoría del Juego, Producción de entendimiento

Resumen

Esta investigación se caracteriza por ser una reflexión teórica derivada de una experiencia pedagógica. De esta manera, presenta como principal objeto de su reflexión la forma como los niños de Educación Infantil de la Escuela de Aplicación de la Universidad Federal de Pará (EAUFPA) producen comprensión sobre el juego en las clases de Educación Física. Por medio de la metodología de investigación-acción y la técnica de documentación utilizada para la interpretación de los datos obtenidos en la actividad de registro, indicamos que los niños entienden el juego a partir de términos tales como; reglas, diversión, estrategia, unidad, cooperación, respeto y felicidad.

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Biografía del autor/a

Renan Santos Furtado, Escola de Aplicação da UFPA-BELÉM PPGED UFPA

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Professor da SEDUC/PA entre 2017 e 2018. Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), integrando a linha de pesquisa: Estudos de Formação e Práticas Pedagógicas em Educação e Educação Física. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), de 2014 a 2017. Bolsista do programa Mais Educação durante os anos de 2013 e 2014. Possui aproximação, estudos e pesquisas com os seguintes temas: Teorias pedagógicas; Educação Física escolar; Práticas corporais; Produção do conhecimento e epistemologia da Educação Física; Ludicidade e educação; Corpo e Cultura. Possui experiência na Educação Física escolar como área de intervenção e pesquisa a partir de vínculos institucionais, empregatícios e programas de políticas públicas.

Alice Pequeno de Brito, UEPA

Graduanda do curso de Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente, Integrante do Laboratório de Bioquímica do Exercício (LABEX) e do Laboratório de Exercício Resistido e Saúde (LERES), ambos com abordagem sobre Doença de Parkinson. Possui vínculo de Iniciação Científica PIBIC/FAPESPA(2018-2019)

Jakeline de Souza Pinheiro, UEPA

Estudante do 5º semestre de licenciatura em Educação Física na Universidade do Estado do Pará.

Milena Vasconcelos Medeiros, UEPA

Acadêmica do 3º ano do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é estagiário do Laboratório de Bioquímica do Exercício/LABEX e Laboratório de Exercício Resistido e Saúde/LERES. Membro do Grupo de Pesquisa em Bioquímica do Exercício (Linha de Pesquisa: Treinamento de Força e Doença de Parkinson, com ênfase em Avaliação Motora e Qualidade de Vida).Tem experiência na área de Exercício Físico.

Victória Baía Pinto, UEPA

Estudante do curso de Educação Física da UEPA.

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Publicado

2019-08-30

Cómo citar

Furtado, R. S., de Brito, A. P., Pinheiro, J. de S., Medeiros, M. V., & Pinto, V. B. (2019). El juego en las clases de educación física en la educación infantil: desde el interés pedagógico de la educación física hasta la producción de comprensión de los niños. Kinesis, 37. https://doi.org/10.5902/2316546436927

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