Educação Física aberta à experiência: um diálogo com as cinco teses de Hildebrandt-Stramann (2009)

Autores

  • Felipe Barroso de Castro Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546435000

Palavras-chave:

Educação Física, Experiência, Se-movimentar

Resumo

Nesse ensaio, apresento o tema da experiência relacionado ao ensino nas aulas de Educação Física sob a perspectiva do “se-movimentar”. Para isso proponho um diálogo com as cinco teses de Hildebrandt-Stramann (2009) para uma Educação Física aberta à experiência. Acredito que as teses propostas pelo autor apontam para a importância e a necessidade de exploração de experiências corporais na escola frente a um aparente “empobrecimento” do mundo de movimentos de crianças, consequência de fatores como a exposição precoce, sem o devido cuidado, as novas tecnologias o que, por vezes, as afasta do brincar e das experiências sensíveis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Barroso de Castro, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

É graduado em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), especialista em Educação Física Escolar (2014) e mestre em Educação Física (2015) pela mesma instituição (PPGEF/CEFD/UFSM), Linha de pesquisa em Aspectos Sócio-culturais e Pedagógicos da Educação Física. Tem interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: Educação Física Escolar, Pedagogia Crítico-Emancipatória, Teoria Filosófica do Movimento Humano (Se-Movimentar), Educação Física e Ciência, Esporte, Formação de professores em Educação Física e práticas pedagógicas. Atualmente, é professor de Educação Física da Rede municipal de ensino de Santa Maria-RS.

Referências

ALMEIDA, Luciano; FENSTERSEIFER, Paulo E. O lugar da experiência no âmbito da Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 04, p. 247-263, out./dez., 2011.

ALMEIDA, Luciano.; FENSTERSEIFER, Paulo E.; BRACHT, Valter. Experiência. In: GONZÁLEZ, Fernando J.; FENSTERSEIFER, Paulo E. Dicionário Crítico de Educação Física. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2014. p. 297-302.

BATALHA-LEMKE, Jozilma. Educação Física aberta à experiência – uma concepção didática em discussão. Reiner Hildebrandt-Stramann [Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009]. Motrivivência, Florianópolis, Ano XX, n. 31, p. 256-273, dez., 2008.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

______. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.

CASTRO, Felipe B.; KUNZ, Elenor. O fazer experiência do ser-criança: entre o estímulo e a descoberta. In: KUNZ, Elenor (Org.). Brincar & Se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Ijuí: Unijuí, 2015. p. 117-129.

GRUPO DE TRABALHO PEDAGÓGICO UFPE/UFSM. Visão didática da Educação Física: análises críticas e exemplos práticos de aulas. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1991.

HILDEBRANDT, Reiner; LAGING, Ralf. Concepções abertas no ensino da educação física. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1986.

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Textos pedagógicos sobre o ensino da educação física. Ijuí: Unijuí, 2001.

______. Educação física aberta à experiência: uma concepção didática em discussão. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009.

______. “Pensar e Agir” como princípio didático fundamental e básico para um processo de aprendizagem escolar. Kinesis, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 02-10, mai./ago., 2018.

JAY, Martin. Cantos de Experiencia: variaciones modernas sobre un tema universal. Buenos Aires: Paidós, 2009.

KUNZ, Elenor. Educação Física: Ensino & Mudanças. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2012.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p. 20-28, jan./abr., 2002.

MARAUN, Heide-Karen. Ensino-aprendizagem aberto às experiências. Sobre a gênese e estrutura da aprendizagem autodeterminada na educação física. In: KUNZ, Elenor.; TREBELS, Andreas H. (Orgs.). Educação Física Crítico Emancipatória. Com uma perspectiva da pedagogia alemã do esporte. Ijuí: Unijuí, 2006. p. 177-202.

OLIVEIRA, Amauri A. B. Textos Pedagógicos Sobre o Ensino da Educação Física. Movimento. Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.171-182, jan./abr., 2005.

TREBELS, Andreas H. A Concepção Dialógica do Movimento Humano. Uma Teoria do “Se-Movimentar”. In: KUNZ, Elenor.; TREBELS, Andreas H. Educação Física Crítico Emancipatória. Com uma perspectiva da pedagogia alemã do esporte. Ijuí: Unijuí, 2006. p. 23-48.

Downloads

Publicado

13-12-2018

Como Citar

Castro, F. B. de. (2018). Educação Física aberta à experiência: um diálogo com as cinco teses de Hildebrandt-Stramann (2009). Kinesis, 36(3). https://doi.org/10.5902/2316546435000

Edição

Seção

Ensaios

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)