Physical Education AND History: Between Science and Crisis

Authors

  • Renan Santos Furtado UFPA-BELÉM
  • Carlos Nazareno Ferreira Borges UFPA-BELÉM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546427533

Keywords:

Physical Education, Science, Corporal practices

Abstract

It is a theoretical reflection on the historical relationship between physical education and science, both in Europe and in Brazil. We have as our central objective, to expose from what conception of science, corporal practices spread in modernity. Our study is characterized by being a reflection from an already elaborated literature, that is, a bibliographical study. As a main result, we point out the great relationship between positivism and physical education throughout history, and we conclude that this imbrication has helped in the historical backwardness in the fields of professional formation and knowledge production in the area.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renan Santos Furtado, UFPA-BELÉM

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA); membro do grupo LEPEL - linha de estudo e pesquisa em Educação Física esporte e lazer, compondo a linha de produção do conhecimento. Estudante da Pós-Graduação em Educação Física escolar, da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC). Bolsista do programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID). Bolsista do programa Mais Educação durante os anos de 2013 e 2014 trabalhando o ensino das práticas corporais com turmas de ensino fundamental e médio. Possui aproximação com dois lócus de discussão, são eles: A produção do conhecimento em Educação Física e suas interfaces e relações com os campus epistemológicos e o fenômeno esportivo em sua dimensão educacional e suas possibilidades no campo da Pedagogia Histórico-Crítica e Cultura corporal. Possui experiência em Educação Física escolar como área de intervenção e pesquisa a partir de vínculos institucionais e programas de políticas públicas (PIBID E Mais Educação).

Carlos Nazareno Ferreira Borges, UFPA-BELÉM

possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990) e Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é docente associado II da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; e docente no Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEF/UFES), formador de agentes sociais do programa PELC do Ministério do Esportes. Editor da Revista Simbiótica (NEI/UFES). Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de educação Física e Esportes (REBEFE/USP). É membro do CESPCEO/INSIÈME (diretório de grupos), atuando como líder do grupo. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA). Tem experiência na área de Educação Física e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do Esporte e das Práticas Corporais; futebol; recreação; lazer; desenvolvimento regional; atividade física; jogo; Estudos políticos em Esporte, Lazer, saúde e educação; formação profissional; metodologias de ensino. Políticas públicas e políticas sociais. Gestão social

References

ANDERY, Maria Amália. et al. Para Compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.

BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar: A aventura da modernidade. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1986.

BRACHT, Valter. Educação Física & ciência: cenas de um casamento (in) feliz. 4. ed. unijuí, 2014.

BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem social. 2. ed. Porto Alegre: Magister, 1997. 122p.

BRACHT, Valter. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 3. ed. Coleção Educação física. Ijui: Editora Unijuí, 2005.

CASTELLANI, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 19. ed. Campinas: Papirus, 2011.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2012.

DAOLIO, Jocimar. Educação Física brasileira: autores e atores da década de 80. São Paulo: Campina, 1997.

DUNNING, Eric; NOBERT, Elias. A busca da excitação. Lisboa, Difel, 1992.

GHIRALDELLI, Paulo. Educação Física progressista: A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e a Educação Física Brasileira. 3. ed. Edições Loyola, São Paulo: Brasil, 1991.

KONDER, Leandro. Marxismo e Alienação: contribuição para um estudo marxista do conceito de alienação. 2. ed. São Paulo, 2009(a).

KONDER, Leandro. O Marxismo na batalha das ideias. 2. ed. São Paulo: Expressão popular, 2009(b).

LOVISOLO, Hugo. Pós-Graduação e Educação Física: Paradoxos, tensões e diálogos. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Florianópolis, v.20, n.1, set/98.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. São Paulo: Expressão popular, 2010.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro: Recorde, 2001.

SEVERINO, Antônio. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

SOARES, C. L. Educação Física: Raízes Européias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

SOARES, C. L. Imagens da Educação no corpo. Estudo da ginástica francesa no século XIX. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

STIGGER, Marco. Educação Física esporte e diversidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

TUBINO, Manuel. Dimensões sociais do esporte. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TUBINO, Manuel. O que é Esporte. São Paulo: Brasiliense, 1999.

Published

2018-12-13

How to Cite

Furtado, R. S., & Ferreira Borges, C. N. (2018). Physical Education AND History: Between Science and Crisis. Kinesis, 36(3). https://doi.org/10.5902/2316546427533

Issue

Section

Essays

Most read articles by the same author(s)