O Centro de Educação Física e Desportos na atribuição de sentidos junto à educação física escolar (1970-2004)

Autores

  • Juliano de Melo da Rosa Instituto Federal Farroupilha - IFFar - Júlio de Castilhos, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5057-5254
  • Antonio Guilherme Schmitz Filho Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria, RS, Brasil.
  • Jorge Luiz da Cunha Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4056-8859
  • Ericsen Quincozes da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546448254

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Tendências da Educação Física, História do CEFD/UFSM

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa de natureza histórica a respeito do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM. O objetivo do estudo consistiu em compreender os sentidos atribuídos pela Instituição à educação física escolar, entre 1970 e 2004. Para tanto, a construção metodológica envolveu o entrecruzamento de três abordagens: entrevistas de História Oral Temática, revisão bibliográfica e revisão documental a respeito da formação profissional promovida pelo CEFD. As informações obtidas nesse processo permitiram identificar a predominância de perspectivas técnico-instrumentais e esportivas nas concepções institucionais sobre o que deveria ser desenvolvido na educação física escolar, no período.

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Biografia do Autor

Juliano de Melo da Rosa, Instituto Federal Farroupilha - IFFar - Júlio de Castilhos, RS, Brasil.

Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha. Graduado em Educação Física – Licenciatura Plena –, e Especialista em Esporte Escolar pela Universidade da Região da Campanha – URCAMP (2000 e 2002, respectivamente), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2006 e 2017, respectivamente). Possui experiência na educação básica e no ensino superior, atuando como docente na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul (2002-2015) e no curso de graduação em Educação Física da Universidade da Região da Campanha – URCAMP (2008-2015), instituição na qual coordenou o Projeto de Especialização em Saúde Preventiva e Motricidade (2010) e integrou o Comitê Técnico-Científico local (2013). Em 2015 ingressou no Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos. Nesta Instituição foi Coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE (2016), e do projeto ‘Saberes do Ofício’ (2016), além de atuar com a disciplina ‘Educação Física’ no ensino médio integrado. No campo da pesquisa dedica-se a temáticas relacionadas à História da Educação Física e à experiência no processo de aprendizagem.

Antonio Guilherme Schmitz Filho, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria, RS, Brasil.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1985), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutor em Ciências da Comunicação Processos Midiáticos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). É professor associado do Departamento de Desportos Coletivos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/UFSM). Atua nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado (Educação Física) e como pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física Escolar do CEFD/UFSM e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), do CE/UFSM. Possui experiência e orienta trabalhos de conclusão de graduação e iniciação científica envolvendo o ensino e a aprendizagem esportiva, o sentido esportivo, a análise dos cenários esportivos e de saúde na mídia, a cultura esportiva e o ensino intermediado pelas tecnologias educacionais em rede. Desenvolve desde 2006, junto à UFSM, Programa de Extensão voltado ao desenvolvimento e a sustentabilidade esportiva. Integra como representante do CEFD/UFSM o Programa de Residência Pedagógica (CAPES/2020). É autor de Jornalismo Esportivo na Copa de 1998: uma tentativa de análise crítica das críticas (São Gabriel: URCAMP, 2001) e CPI do Futebol: agendamentos e processualidades sistêmicas (Santa Maria: Editora Palotti, 2016). Coordena o Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia (LACEM).

Jorge Luiz da Cunha, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria, RS, Brasil.

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integra o quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSM, mestrado e doutorado; Programa de Pós-Graduação em História - PPGH/UFSM, mestrado e doutorado; também é docente do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória /UFSM (UFRJ). É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - CLIO, criado em 1996, e registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. No campo da pesquisa dedica-se a temas relacionados com a História da Educação, Ensino da História/Educação Histórica, História das Migrações, História Oral e Narrativas (Auto)Biográficas. Possui Graduação - Licenciatura Curta e Licenciatura Plena em Estudos Sociais, História e Geografia pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC (1982), Mestrado em História Social do Brasil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1988) e Doutorado (Dr. phil) em História Medieval e Moderna Contemporânea pela Universität Hamburg, Alemanha (1994). Atuou como docente e pesquisador nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC, depois Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, de 1982 a 1995, onde foi criador e primeiro coordenador do Centro de Documentação - CEDOC. Na FISC/UNISC exerceu também as funções de Diretor do Centro de Ciências Sociais e Diretor da Escola Educar-se, Escola de Aplicação da UNISC. Em 1996 ingressou na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Nesta Instituição foi Diretor do Centro de Educação - CE, de 1997 a 2005; Pró-Reitor de Graduação, de 2005 a 2010; Coordenador Geral do Programa de Apoio a Expansão e Reestruturação das Universidades Federais - REUNI, de 2006 a 2010; Coordenador do Programa de Ações Afirmativas da UFSM, de 2006 a 2010; Assessor Especial do Gabinete do Reitor de 2010 a 2012; e Ouvidor Geral da UFSM de 2012 a 2013. Também foi membro da Comissão do Ministério da Educação - MEC, de Implantação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, de 2006 a 2008. Entre 2005 e 2013 foi membro do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria - RS. Em 2014 foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, através da Embaixada do Brasil no México, para inaugurar Cátedras de Cultura Brasileira nas Universidades, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - BUAP e Universidad Autónoma de Tlaxcala - UATx, no México. Desde 2011 faz parte da Comissão Mista DAAD/CAPES/CNPq para seleção de bolsistas para a República Federal da Alemanha. É também Professor Pesquisador e membro do Comitê História, Região e Fronteira da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu-AUGM. Desde dezembro de 2016 é presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, BIOGRAPH.

Ericsen Quincozes da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria, RS, Brasil.

Graduado em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2010). Graduando em Educação Física – Bacharelado (UFSM), Técnico em Mecânica (Área da Indústria) pelo Colégio técnico Industrial de Santa Maria/UFSM. Pesquisador afiliado ao Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia – LACEM/CEFD/UFSM.

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Publicado

22-12-2020

Como Citar

de Melo da Rosa, J., Schmitz Filho, A. G., da Cunha, J. L., & Quincozes da Silva, E. (2020). O Centro de Educação Física e Desportos na atribuição de sentidos junto à educação física escolar (1970-2004). Kinesis. https://doi.org/10.5902/2316546448254

Edição

Seção

Dossiê CEFD 50 anos

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