La Enseñanza del Deporte Siguiendo un Enfoque Crítico-Emancipatorio: Aproximaciones con el Modelo Sport Education

Autores/as

  • Tairone Girardon de Vargas Universidade Federal de Santa Maria
  • Maríndia Mattos Morisso Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosalvo Luis Sawitzki Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546431177

Palabras clave:

Educación Física, Deporte, Educación

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar posibles acercamientos entre el enfoque crítico-emancipatorio y el modelo de enseñanza Sport Education en las clases de Educación Física que tematizan el deporte. Para ello, presentamos una revisión bibliográfica utilizando de los principales autores que tratan de los asuntos (KUNZ, 2010, SIEDENTOP, 1994). A partir del levantamiento de las características del enfoque y del modelo de enseñanza realizamos una aproximación entre ellos. Interpretamos que ambos presentan características potenciales que pueden auxiliar en la práctica pedagógica, pues enfatizan el aprendizaje del alumno y también contribuyen al proceso de innovación por parte del profesor.

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Biografía del autor/a

Tairone Girardon de Vargas, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é Mestrando em Educação Física, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a linha de pesquisa Aspectos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física. Desenvolve atividades como como professor de Educação Física - Instituição Sulriograndense de Educação. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Práticas Inovadoras, Abandono/Desinvestimento Pedagógico e Compartilhamento (Sistematização) de Práticas Pedagógicas.

Maríndia Mattos Morisso, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Física, Licenciatura, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ (2015) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2017). É colaboradora do Grupo de pesquisa GEPETER (Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM) e do Grupo de Pesquisa Paidotribas da UNIJUÍ. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar, abandono/desinvestimento pedagógico e investimento pedagógico, políticas públicas e tecnologias educacionais em rede.

Rosalvo Luis Sawitzki, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Pós- Doutorado - UFES (2015/16); Doutorado em Educação - UNISINOS (2007); Mestrado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (1997); Especialização em Educação Física Escolar - FASEF/Dom Bosco (1991); Graduação em Educação Física pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz (1979); Professor Adjunto do CEFD/UFSM atuando na graduação, especialização e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CEFD/UFSM. Coordenador Subprojeto PIBIDII/EDF/UFSM (2010/17); Diretor Técnico PELC/UFSM (2010/11) Coordenador do Curso de Bacharelado em EDF/CEFD/UFSM (2009/12); Vice-Diretor do CEFD/UFSM (2010/14). Foi professor regente de classe - Secretaria Estadual da Educação por 32 anos; Gestor em Esporte e Lazer do Município de Três de Maio/ RS (84-89); Delegado Adjunto da 30ª CRE de Três de Maio/RS (90/91); Secretário da Educação do Município de Santa Rosa/RS (95/96); Coordenador Adjunto do Curso de Educação Física da Unijuí (00-02).

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Publicado

2018-12-13

Cómo citar

Vargas, T. G. . de, Morisso, M. M., & Sawitzki, R. L. (2018). La Enseñanza del Deporte Siguiendo un Enfoque Crítico-Emancipatorio: Aproximaciones con el Modelo Sport Education. Kinesis, 36(3). https://doi.org/10.5902/2316546431177

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