Educação Física e Praxiologia Motriz: 60 anos depois
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546488330Palavras-chave:
Educação física, Ação motriz, Conduta motriz, Pedagogia, CiênciaResumo
Este texto é produto de uma Conferência Inaugural realizada no IV Seminário Brasileiro e Latino-Americano de Praxiologia Motriz, evento realizado na UFSM (Santa Maria, Brasil), de 18 a 21 de maio de 2023. O tema do evento tratou de discutir como vem acontecendo a relação entre Educação Física e a Praxiologia Motora. Passados 60 anos desde as primeiras publicações praxiológicas na França, este artigo retoma alguns eixos significativos que ocorreram ao longo desse percurso histórico. Inicia-se com a Guerra dos Métodos no século XIX, passando pelas décadas de 1960 e 1970 que mostram a criação de novas propostas pedagógicas e em seguida apresenta-se o as bases do novo paradigma: a pedagogia das condutas Motrizes. As seções seguintes abordam os principais conceitos da Ciência da Ação Motriz, considerados em suas relações com a área da Educação Física. O texto conclui fazendo uma síntese das conquistas e do que fica pendente para grupos de professores e pesquisadores que percorrem e avançam neste caminho original.
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Referências
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