Reflexões didáticas sobre a configuração dos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos girar e saltar em curso de formação de professores de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546488293

Palavras-chave:

Processo de ensino aprendizagem, Educação Física, Girar, Saltar

Resumo

A análise e reflexão didática das aulas é uma das principais tarefas de um professor (inclusive da área da Educação Física). No artigo apresentamos um conceito de análise que se baseia na compreensão do ensino como “encenação de um evento social”. Professores e alunos fazem uma aula juntos. Para a avaliação didática da produção, apresentamos o método de revisão didática utilizando dois exemplos didáticos sobre os temas “Girar” e “Saltar”. Torna-se claro que a encenação do tema “Girar” segue uma concepção pedagógica do movimento, enquanto a encenação do tema “Saltar” apenas segue uma abordagem cujo conceito orienta para o ensino de técnicas de movimento. Com esse método de revisão, as consequências sociais para os envolvidos na aula tornam-se claras: enquanto alguns estão envolvidos na formação do significado da aula (exemplo: Girar), outros permanecem dependentes do professor (exemplo: Saltar).

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Biografia do Autor

Reiner Hildebrandt-Stramann, Universidade Técnica de Braunschweig

Possui doutorado em Ciência de esporte pela Universidade Técnica de Braunschweig (1980). Atualmente é professor titular da Universidade Técnica de Braunschweig. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Marli Hatje, Universidade Federal de Santa Maria

Secretária Técnica de Pessoal Docente da UFSM. Pós-Doutora pelo Institut für Sportwissenschaft und Bewegungspädagogik da Technische Universität de Braunschweig (Alemanha, 2017-2018), Doutora e Mestre em Ciência do Movimento Humano (área: Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física) pela Universidade Federal de Santa Maria (2000 e 1996, respectivamente), Especialista em Teoria do Jornalismo e Comunicação de Massa, pela PUC-RS (1993), Graduada em Jornalismo e Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989 e 1992, respectivamente); Professora Titular do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (2017), onde atua nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Mídia na Educação Física e no Esporte; Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Comunicação e Mídia na Educação Física e no Esporte (2007). Atua nas seguintes temáticas de pesquisa: Comunicação e Mídia na Educação Física Escolar, no Esporte e na Saúde; Interdisciplinaridade na formação e atuação profissional em Educação Física. Tem experiência docente na graduação e pós-graduação em Educação Física e Comunicação Social e em gestão acadêmica, inclusive, na modalidade à distância (EAD). Membro titular do Conselho Universitário e da Comissão de Legislação e Regimentos da UFSM. Consultora Ad hoc dos periódicos Revista Kinesis (UFSM), Revista Motrivivência (UFSC) e Revista entreidéias: educação, cultura e sociedade (UFBA);Consultora Ad hoc do Ministério da Educação/SESu/INEP para comissões de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de Educação Física e Comunicação Social, desde 2002.

Luciana Erina Palma, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrado e Doutorado em Ciência do Movimento Humano (UFSM). Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Atividade Motora Adaptada, desenvolvendo estudos nos seguintes temas: atividade física adaptada, saúde e funcionalidade; educação, inclusão e deficiência; acessibilidade; envelhecimento e deficiência; e esporte adaptado.

Referências

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Publicado

16-10-2024

Como Citar

Hildebrandt-Stramann, R. ., Hatje, M. ., & Palma, L. E. . (2024). Reflexões didáticas sobre a configuração dos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos girar e saltar em curso de formação de professores de educação física. Kinesis, 42(esp. 2), 21. https://doi.org/10.5902/2316546488293

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