Reflexões didáticas sobre a configuração dos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos girar e saltar em curso de formação de professores de educação física
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546488293Palavras-chave:
Processo de ensino aprendizagem, Educação Física, Girar, SaltarResumo
A análise e reflexão didática das aulas é uma das principais tarefas de um professor (inclusive da área da Educação Física). No artigo apresentamos um conceito de análise que se baseia na compreensão do ensino como “encenação de um evento social”. Professores e alunos fazem uma aula juntos. Para a avaliação didática da produção, apresentamos o método de revisão didática utilizando dois exemplos didáticos sobre os temas “Girar” e “Saltar”. Torna-se claro que a encenação do tema “Girar” segue uma concepção pedagógica do movimento, enquanto a encenação do tema “Saltar” apenas segue uma abordagem cujo conceito orienta para o ensino de técnicas de movimento. Com esse método de revisão, as consequências sociais para os envolvidos na aula tornam-se claras: enquanto alguns estão envolvidos na formação do significado da aula (exemplo: Girar), outros permanecem dependentes do professor (exemplo: Saltar).
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